Idioma:

  • Enseada promove educação ambiental em escolas da rede pública de Maragojipe

    DATA: 18/06/2024

    Publicado por: Enseada

    No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Enseada realizou uma série de ações educativas em escolas da rede pública de Maragojipe e Salinas da Margarida. As atividades, que atingiram 132 alunos, tiveram como objetivo conscientizar as crianças quanto a importância da preservação ambiental e o papel de cada um na restauração do meio ambiente.

    A educação ambiental é essencial na formação das crianças, pois elas se tornam multiplicadoras de informações, influenciando diretamente suas famílias e comunidades. Ensinar as novas gerações sobre sustentabilidade é um investimento no futuro do planeta.

    Este ano, o tema escolhido pela ONU para o Dia Mundial do Meio Ambiente foi “Geração Restauração”. As ações realizadas abordaram a importância deste tema, explicando que a restauração ambiental é uma responsabilidade coletiva e que ações individuais podem causar grandes impactos positivos.

    As palestras foram realizadas em três escolas: Valdemar Alves Menezes, em Salinas sede, com 69 alunos; Antônio Virgílio de Medina, em São Roque do Paraguaçu, com 24 alunos; e Desembargador Oscar Dantas, em Enseada do Paraguaçu, com 39 alunos. Durante as atividades, foi discutido o conceito de meio ambiente e a relevância da restauração ambiental. As crianças aprenderam que, embora a humanidade seja responsável por muitos danos ambientais, também temos o poder de reverter esses impactos por meio de ações conscientes.

    Exemplos práticos de como ajudar o meio ambiente foram compartilhados e os alunos participaram ativamente, sugerindo outras práticas sustentáveis que podem ser adotadas no dia a dia. A frase que marcou o encerramento das apresentações foi: “Colhemos o que plantamos! Não jogue lixo, jogue sementes”. Inspirados por essa mensagem, os alunos receberam folhas de papel semente para plantar alface, incentivando a prática da agricultura sustentável em casa ou nas hortas escolares.

    Para Eliene Lima, que conduziu a atividade nas escolas, foi uma ação rica de informações com uma linguagem simples e bem ilustrativa onde os alunos participaram, interagiram e puderam através da palestra aplicada fazer comparações com o fatos ocorridos como as secas no Amazonas e principalmente os alagamentos no Rio Grande do Sul.

    Com essas iniciativas, a Enseada Indústria Naval reforça seu compromisso com a educação ambiental e a formação de uma nova geração consciente e ativa na proteção do nosso planeta.

    Acompanhe abaixo o relato da professora Rute, da escola Professor Valdemar Alves Menezes:

    Em nome da escola Professor Valdemar Alves Menezes, gostaria de expressar o nosso mais sincero agradecimento pela palestra inspiradora e envolvente apresentada recentemente na nossa escola. A forma como abordou-se o tema do meio ambiente foi, não só informativa, mas também cativante e motivadora. Acredito que momentos como este são fundamentais para a formação dos nossos alunos, pois oferece-lhes novas perspectivas e incentivo para explorar diferentes áreas de interesse. As palestras são, sem dúvida, sempre apreciadas na escola. Agradecemos o tempo e esforço dedicado e esperamos poder contar com a colaboração da Enseada novamente no futuro.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Comprometida com o desenvolvimento contínuo de seus funcionários e parceiros, a Enseada realizou no dia 10 de julho de...

    18 de Julho de 2024
    +
    0

    A Enseada, em parceria com as empresas Marca Ambiental, Copa Soluções Ambientais e Dynamica, orgulhosamente apoiou a “Quadrilha Santa...

    01 de Julho de 2024
    +
    0

    A Enseada Indústria Naval marcou presença no 2º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, realizado em 16 e 17/05/2024...

    03 de Junho de 2024
    +
    0

    Durante a Offshore Technology Conference (OTC), evento que reuniu esta semana, em Houston (EUA), os principais players globais dos...

    13 de Maio de 2024