Idioma:

  • Enseada inicia operação no segmento de energias renováveis

    DATA: 21/07/2022

    Publicado por: Enseada

    A Enseada deu o passo definitivo para entrada no mercado de energias renováveis. Hoje, 22 de julho, a empresa deve concluir o desembarque, em seu Terminal de Uso Privado (TUP), do primeiro navio com aerogeradores completos que serão instalados nos parques eólicos de Tanque Novo e Caetité. Até lá, a carga ficará armazenada na área alfandegada do Enseada, que tem aproximadamente 750 mil metros quadrados, localizada em Maragojipe, no Recôncavo baiano.

    Estão previstos outros quatro desembarques, totalizando 40 aerogeradores completos (naceles, hubs, torres e pás) recebidos, armazenados e transportados para o destino final.

    Segundo o presidente do Enseada, Maurício Almeida, a operação consolida o hub logístico da empresa como uma solução completa para as atuais demandas envolvendo cargas eólicas no Estado. “A Bahia é líder na geração de energia eólica e conta com um ativo que oferece uma solução completa para o desenvolvimento de um cluster eólico envolvendo operações logísticas e fabricação de componentes eólicos”, garante o executivo.

    Almeida complementa que o projeto faz parte do plano estratégico do complexo industrial Enseada, que envolve o atendimento das demandas relacionadas aos parques eólicos terrestres e, futuramente, parques eólicos offshore.

    Segundo o Diretor Comercial do Enseada, Carlos Tsubake, “nosso empreendimento está pronto para atender as necessidades dos 227 parques eólicos e de toda cadeia produtiva em operação na Bahia e em outros estados”.

    Diferencial competitivo

    O complexo industrial, naval e portuário do Enseada é fruto de um investimento privado de R$ 3 bilhões. A empresa faz parte de um grupo empresarial brasileiro, a Novonor, que acumula mais de 3 mil projetos entregues em cinco continentes.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Durante o mês de março, a Enseada reafirmou seu compromisso social ao realizar doações de lâmpadas e refletores, promovendo...

    16 de Abril de 2024
    +
    0

    Desde 2012, a Enseada tem realizado o monitoramento de peixes, componente do Programa de Monitoramento da Biota Aquática. Trata-se...

    03 de Abril de 2024
    +
    0

    A água é um recurso fundamental para a vida e o bem-estar humano, elemento essencial para a sobrevivência de...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    No início de janeiro/2024, a Enseada concluiu com sucesso a primeira operação de movimentação de Grãos em seu no...

    06 de Fevereiro de 2024