Idioma:

  • Enseada doa livros de educação quilombola para rede escolar de Maragojipe

    DATA: 30/04/2024

    Publicado por: Enseada

    Durante o encontro com os diretores das escolas municipais, organizados pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Maragojipe, em 16 de abril último, realizado no Colégio Integral Plínio Pereira Guedes, em Maragojipe, a Enseada realizou a entrega formal do livro “Educação Quilombola: pistas para a implementação do ensino de história e culturas africanas e dos africanos no Brasil e dos afro-brasileiros”, que contou com a presença de 51 gestores escolares da rede de escolas municipais.

    A obra “Educação Quilombola” não é apenas um livro, mas uma ferramenta construída com base em pesquisas de campo conduzidas pela consultoria Brasil com Artes, atendendo a uma solicitação da Enseada, como parte dos requisitos do licenciamento do empreendimento junto à Fundação Cultural Palmares – FCP, cujas atribuições hoje se encontram com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA.

    A importância da Educação Quilombola transcende os limites geográficos de Maragojipe, tornando essencial no panorama educacional contemporâneo, especialmente na região do Recôncavo, onde comunidades tradicionais são numerosas.

    Reconhecer e valorizar as histórias, culturas e contribuições dos afrodescendentes para a construção da sociedade brasileira é crucial. As leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino das culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas em todo o país, são pilares fundamentais para combater o racismo estrutural e promover a igualdade racial.

    Durante o encontro, os diretores das escolas municipais compartilharam experiências exitosas de projetos de educação quilombola já em andamento. Essas práticas exemplares são frutos da Formação de Professores da Rede de Ensino Fundamental, realizada pela Enseada em outubro de 2023. O foco dessa formação foi a aplicabilidade dos conhecimentos contidos no livro, por meio de oficinas ministradas por uma equipe multidisciplinar da Brasil com Artes, coordenada pelo Professor Doutor Vilson Caetano de Sousa Júnior.

    Na oportunidade, outras publicações foram distribuídas pela empresa, como os exemplares da Coleção Quilombola e a cartilha Referências Culturais na área de influência da Enseada, que aborda as referências culturais da área de influência do empreendimento, identificadas a partir do trabalho de pesquisa durante o desenvolvimento do Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC. Essa última publicação representa um esforço da Enseada para a disponibilização de um instrumento essencial para a identificação e documentação de bens culturais e, consequentemente, abre portas para as possibilidades de preservação desses bens culturais tanto imateriais quanto materiais. Visando dar maior visibilidade e capilaridade as publicações da Enseada se encontram também disponíveis gratuitamente na plataforma Issuu, ferramenta digital que transforma publicações impressas em digitais, porém mantendo as características da ação de “folhear” só que utilizando o mouse. Acesse a página da Enseada no link: https://issuu.com/estaleiroenseada.

    As duas principais publicações distribuídas: Educação Quilombola e Referências Culturais da Área de Influência.

    Esse evento não é apenas uma doação de livros, mas um passo significativo rumo à promoção de uma educação mais inclusiva e representativa, construindo um futuro no qual a diversidade é não apenas reconhecida, mas celebrada e incorporada ao sistema ensino, constituindo um guia educacional para materialização da história dos povos quilombolas e perpetuação de sua cultura.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    A Enseada Indústria Naval marcou presença no 2º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, realizado em 16 e 17/05/2024...

    03 de Junho de 2024
    +
    0

    Durante a Offshore Technology Conference (OTC), evento que reuniu esta semana, em Houston (EUA), os principais players globais dos...

    13 de Maio de 2024
    +
    0

    Durante o mês de março, a Enseada reafirmou seu compromisso social ao realizar doações de lâmpadas e refletores, promovendo...

    16 de Abril de 2024
    +
    0

    Desde 2012, a Enseada tem realizado o monitoramento de peixes, componente do Programa de Monitoramento da Biota Aquática. Trata-se...

    03 de Abril de 2024