Idioma:

  • Desempenho dos Investimentos no 1º trimestre de 2022

    DATA: 29/04/2022

    Publicado por: Vexty

    Todos os Perfis de Investimento administrados pela Vexty tiveram resultados positivos no acumulado do 1º trimestre deste ano. Observe os resultados a seguir:

    *A rentabilidade líquida dos Perfis considera dedução das despesas de custeio e o resultado dos empréstimos dos participantes.

     

    No 1º trimestre de 2022, as rentabilidades líquidas obtidas pelos Perfis com Data-Alvo (Perfil 2025 em diante) tiveram contribuição positiva das Classes de Ativos: Renda Fixa Curto Prazo, Renda Fixa Juro Real (Inflação), Multimercado, Renda Variável e Ilíquidos Yield.

    As classes Global e Renda Fixa Global com Hedge tiveram desempenho negativo em função, principalmente, do conturbado cenário geopolítico e dos desdobramentos que os eventos têm causado na atividade econômica mundial.

    Mesmo assim, apesar do resultado negativo, ambas as classes superaram seus benchmarks (Barclays Gbl Agg Hedged USD e Dólar Americano, respectivamente), conforme pode ser observado no gráfico abaixo. A propósito, com exceção das classes Renda Variável e Ilíquidos Growth, as estratégias de investimento adotadas pela Vexty para as demais Classes de Ativos apresentaram resultados superiores aos seus indicadores de referência (benchmarks), entre janeiro e março deste ano.

    Os benchmarks são: CDI (RFCP), Barclays Gbl Agg (RFGH), IMA-B 5+ (Inflação), IFMM-A (Multimercado), Ibovespa (RV), Dólar (Global), IMA-B (Yield) e Ibovespa (Growth). Para maiores detalhes sobre os indicadores, vide nota ao final deste informe.

     

    A apreciação do Real frente do Dólar Americano, a queda das bolsas internacionais e a desvalorização de alguns títulos de renda fixa global, impactaram fortemente a performance dos Perfis com maior exposição a investimento no exterior.

    Vale lembrar que a parcela do patrimônio alocada na classe Renda Variável cresce gradualmente a partir do Perfil 2025, mas não compõe a carteira do Perfil Curto Prazo, que tem como objetivos preservar o patrimônio e ter baixa volatilidade. Já o Perfil Curto Prazo, apresentou resultado levemente inferior ao CDI no 1º trimestre de 2022, principalmente em função do desempenho da Classe Renda Fixa Global com Hedge, no entanto, observando os resultados acumulados em períodos mais longos, como 12 meses, o resultado deste Perfil continua acima do CDI.

    Aliás, quando analisamos 12 meses de resultado acumulado (entre abril de 2021 e março de 2022), apenas a Classe de Ativos Renda Variável não conseguiu superar o seu indicador de referência e, em conjunto com a classe Global, são as únicas que apresentam retorno negativo neste prazo, impactando negativamente a performance dos Perfis mais longos. As principais explicações sobre o resultado são provenientes da acomodação dos preços dos ativos de risco em um novo patamar após o início de aperto monetário dos bancos centrais mundo afora, principalmente o FED (Banco Central Americano) e o Bacen (Banco Central Brasileiro).

     

    Os benchmarks são: CDI (RFCP), Barclays Gbl Agg (RFGH), IMA-B 5+ (Inflação), IFMM-A (Multimercado), Ibovespa (RV), Dólar (Global), IMA-B (Yield) e Ibovespa (Growth). Para maiores detalhes sobre os indicadores, vide nota ao final deste informe.

     

    Caso queira aprofundar mais sobre os efeitos dos juros de mercado e outras características da Classe de Ativos Inflação, recomendamos a leitura desta matéria.

     

    Cenário de mercado

    Em um ano que parecia promissor para a retomada da atividade econômica e para a efetiva normalização da vida social após o controle da pandemia da Covid-19, o evento geopolítico do conflito entre Rússia e Ucrânia, maior conflito armado na Europa depois da segunda guerra mundial, emergiu e trouxe novos desafios para a sociedade e para os gestores de ativos mundo afora.

    O choque do petróleo que dobrou o preço do barril, o processo inflacionário que se tornou endêmico em grande parte das economias ao redor do mundo, o consequente aperto monetário dos bancos centrais para controlar a inflação, principalmente por parte do FED e uma preocupação com a persistência da pandemia na China, tem sido os principais eventos que tem impactado os preços dos ativos nos mercados globais. Com isso, diversas classes de ativos internacionais encerraram o 1º trimestre deste ano em campo negativo. Em dólares, o índice Nasdaq (principal representante das empresas de tecnologia dos EUA) teve queda acumulada de mais de 9%, as bolsas dos mercados emergentes baixa de mais de 7%, os títulos de renda fixa High Yield caíram mais de 5%, em média, e os títulos do tesouro americano de 10 anos acumulam mais de 5% de desvalorização.

    Assim, as Classe de Ativos da Vexty Renda Fixa Global com Hedge e Global, que são expostas diretamente aos ativos internacionais, sofreram impactos diretos durante esse período.

    Por outro lado, em razão de motivos específicos, o Brasil seguiu na contramão e a maioria das Classes de Ativos ligadas a economia local tiveram resultados positivos no trimestre.

    Após um ano difícil em 2021, observamos uma forte recuperação do índice Ibovespa com alta de 14,5% no período, impulsionada principalmente pela entrada de R$ 64 bilhões de investimentos estrangeiros em portfólio, especialmente, em razão dos aumentos dos preços das commodities, maior pauta de exportação da balança comercial brasileira. A carteira da Vexty dedicada a classe Renda Variável teve rentabilidade de 10,5% no mesmo período. Por ter aproximadamente 80% do patrimônio da carteira alocados em fundos com estratégia de gestão ativa, é esperado que em algumas janelas e períodos específicos, haja um descolamento da performance da carteira em relação ao seu índice de referência (no caso o Ibovespa).

    Também contribuindo para o fortalecimento do Real, a continuidade de aperto monetário com a elevação da taxa Selic para 11,75% a.a. na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de março de 2022 aumentou ainda mais a diferença entre os juros brasileiros e os juros internacionais, gerando maior atração de capital e apreciação da nossa moeda em relação ao dólar. Da mesma forma, observamos o investidor local aproveitando esse movimento e migrando seus recursos dos ativos de Renda Variável para os ativos de Renda Fixa. Nessa classe de ativos a carteira da Vexty Renda Fixa Curto Prazo apresentou resultado, no primeiro trimestre, ligeiramente superior ao CDI (2,6% contra 2,4% respectivamente) da mesma forma que a classe Inflação/Juro real) que teve resultado de 2,1% versus 1,9% do índice de referência da classe, o IMA-B 5+.

    Por fim, outro destaque positivo no período foi o resultado dos investimentos na classe Multimercado, com rentabilidade de 6,7%, representando 275% do CDI e 2,91 p.p. de excesso de retorno em relação ao seu índice de referência (BTG Pactual IFMM-A). O ambiente de alta volatilidade tem favorecido a performance dos gestores dessa Classe de Ativos. Hoje a carteira da Vexty é composta por 11 gestores especialistas selecionados especificamente para essa estratégia.

     

    O modelo de Perfis de Investimento da Vexty

    O modelo de Perfis de Investimento (Target Date Funds) adotado pela Vexty tem se mostrado resiliente e consistente com seu objetivo: preservar o patrimônio no Perfil Curto Prazo e permitir maiores oscilações (volatilidade) nos Perfis com Data-Alvo, porém com maior expectativa de rentabilidade no longo prazo, respeitando os limites de riscos de cada Classe de Ativo. Esse desempenho foi apresentado em momentos de maior volatilidade, como em 2020 e no primeiro trimestre de 2021, mas também em um ambiente mais positivo, como o observado no segundo trimestre de 2021. Caso queira entender um pouco mais sobre o nosso modelo de Perfis de Investimento, recomendamos a leitura desta matéria.

    Aproveitamos para lembrá-los da Lâmina dos Perfis de Investimento, disponível no Website da Vexty. Esse instrumento permite avaliar o desempenho do seu Perfil de Investimento em diversos períodos.

    Continuem acompanhando os resultados dos Perfis de Investimento e, caso tenham dúvidas, estamos à disposição por meio dos nossos canais de atendimento.

     

    Indicadores:

    – CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é a taxa de juros de referência para operações financeiras (principalmente de curto prazo).

    – Barclays Gbl Agg é um indicador apurado pela Bloomberg, que mede o comportamento dos preços de títulos de dívida com grau de investimento em 24 moedas.

    – IMA-B 5+ é um índice apurado pela Anbima, que reflete o desempenho dos Títulos Públicos atrelados ao IPCA com prazo de vencimento superior a 5 anos.

    – IFMM-A é um índice apurado pelo banco BTG, que mede o comportamento dos Fundos de Investimentos de Multimercado no Brasil.

    – IBOV (Ibovespa) é o índice que mede o desempenho das ações de empresas com grande volume de negociação na B3, a Bolsa de Valores oficial do Brasil.

    – IMA-B é um índice apurado pela Anbima, que reflete o desempenho dos Títulos Públicos atrelados ao IPCA, independentemente do prazo de vencimento.

     

    Estar sempre atualizado(a) sobre o desempenho dos seus investimentos. Vexty. Com certeza.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    A Vexty realizou em 16 de abril de 2024 um webinar Especial | Perfil de Investimentos, direcionado para os...

    16 de Abril de 2024
    +
    0

    Confira no 1º período para avaliação de Perfil de Investimento, de 1 a 30 de abril. Durante todo o...

    01 de Abril de 2024
    +
    0

    O Conselho Deliberativo da Vexty aprovou, em 13 de dezembro de 2023, a Política de Investimentos do Plano Vexty...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2024 a Vexty completa três décadas com a certeza de que só chegou até aqui devido à confiança...

    01 de Março de 2024