Idioma:

  • Conheça a nova ferramenta de busca dos Prêmios Destaque, o BuscaPD

    DATA: 19/07/2023

    Publicado por: OEC

    A área de Inovação da OEC, em parceria com o CIADEN, acaba de lançar o BuscaPD – um sistema de pesquisa que utiliza algoritmo de Inteligência Artificial (IA) para a classificação dos trabalhos inscritos no Prêmio Destaque e promove o acesso facilitado aos mais de 7.600 artigos produzidos no âmbito da Novonor, ao longo dos seus 31 anos de existência.

    Criado em 1992, o Prêmio Destaque foi o programa pioneiro da Rede de Conhecimento Novonor, premiando os melhores trabalhos produzidos a cada ano, avaliados por uma comissão julgadora interna.

    “O acervo que vem sendo gerado há décadas poderá ser consultado com a utilização da nova ferramenta, otimizando a busca do rico conhecimento armazenado, impulsionando e facilitando o dia a dia na busca do crescimento”, pontua Luiz Juvenal de Souza, responsável pela área de Gestão do Conhecimento.

    A criação da ferramenta é um exemplo notável de como a tecnologia pode ser usada para promover a praticidade e a otimização do tempo gasto em determinadas atividades. “A consulta final do acervo é facilitada pela criação de uma interface dedicada que permite a localização de um conjunto representativo de trabalhos com até três cliques de mouse”, afirma Daniel Lepikson, responsável por Inovação na OEC, que acrescenta: “O sucesso desta experiência nos capacita para alçar voos mais altos. O alcance dos resultados almejados justificará o esforço”.

    Com o BuscaPD, os integrantes agora têm um recurso valioso para buscar inspiração no conhecimento gerado em projetos anteriores. Segundo Adhemar Travassos, desenvolvedor da interface, por ser mais moderno, o novo sistema oferece filtros que não existiam na ferramenta anterior, tornando a busca muito mais prática. “O nosso acervo é muito rico. É essencial para a empresa que o acesso a toda essa informação seja simples e eficiente”, avalia.

    Nesse primeiro momento, o algoritmo de IA foi treinado para classificar, de forma automática, somente os trabalhos do segmento de Engenharia e Construção, mas alguns recursos de busca também estão disponíveis para todo o acervo Novonor. Quer conhecer a novidade? Acesse o BuscaPD clicando aqui (é necessário estar na rede corporativa).

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OEC

    Livro em formato digital apresenta coletânea de artigos desenvolvidos no programa OEC IN sobre as tecnologias, desafios e oportunidades...

    15 de Abril de 2024
    +
    0
    OEC

    A OEC – Engenharia e Construção foi eleita uma das empresas de engenharia mais inovadoras de 2024 na 5ª...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024