Idioma:

  • 20 anos das Comunidades de Conhecimento e o saber compartilhado

    DATA: 18/02/2022

    Publicado por: Notícia Novonor

    A Novonor é um Grupo descentralizado presente em países da América, África e Europa. Com mais de 24 mil integrantes atuando em diferentes setores, o intercâmbio de ideias em um cenário como este é essencial, a fim de evitar duplicidade de esforços, integrar as Pessoas, promover a melhoria de resultados, qualificar a operação e gerar oportunidades.

    Para vencer o desafio de coordenar e transferir o conhecimento gerado nas diferentes localidades, foram criadas em 2001 as Comunidades de Conhecimento, compostas por membros especialistas em temas horizontais (que permeiam as empresas do Grupo) e verticais (específicos e de interesse do Negócio) – estruturadas a partir de encontros presenciais ou online com metodologia própria, reúnem Integrantes com interesses comuns e dispostos a compartilhar seus aprendizados e inovações, possibilitando que o conhecimento seja disseminado e desenvolvido colaborativamente.

    Dentre os objetivos do programa, destacam-se:

    – Incentivar o registro e difusão do conhecimento tácito e explícito no Grupo.
    – Promover a integração entre os negócios/pessoas.
    – Incentivar a reutilização do conhecimento.
    – Promover discussão dos casos internos para aprender com erros e acertos.
    – Compartilhar com a empresa inovações vindas do mercado ou por meio de consultorias.
    – Integrar e transferir experiências entre as Comunidades.

    A primeira Comunidade de Conhecimento instalada foi a de Barragens e Usinas. Naquele momento, executávamos, simultaneamente, 22 usinas e barragens. Desde então, outras 14 Comunidades foram criadas e/ou estão em processo de estruturação. São elas: Administração Contratual; Comunicação; Edificações; Equipamentos; Industrial; Infraestrutura Marítima, Infraestrutura Urbana; Pessoas e Cultura; Rodovias; Sistemas de Engenharia; Suprimentos e Logística; Sustentabilidade; Transporte sobre Trilhos e Tecnologia da Informação.

    Um dos principais motivos que impulsionam o programa das Comunidades de Conhecimento é a possibilidade de uma solução criativa encontrada para um problema, por exemplo, em Angola, ser utilizada por  uma equipe no Peru. Exemplos como esse, têm evitado desperdício de tempo e dinheiro, aumentando a produtividade e o resultado de contratos. Para tornar-se um membro é muito simples, basta ser um Integrante de uma das empresas do Grupo Novonor e ter instalado o aplicativo Yammer no celular ou acessar o Office 365 com sua conta corporativa para ingressar.

    Dia 16 de fevereiro foi realizado o primeiro Webinar do ano, promovido pela Comunidade de Barragens e Usinas, em que o Integrante Wendel Pedroso, responsável pela Engenharia e Planejamento do projeto UHE Ilha dos Pombos, compartilhou sua experiência e falou sobre o tema “Utilização de Drone para Planejamento e Acompanhamento das Obras”, reveja aqui. Além desse evento, também serão realizadas outras ações ao longo do ano nas demais Comunidades de Conhecimento, saiba mais.

    Além das Comunidades, a Rede de Conhecimento Novonor é integrada por outros programas, dentre eles o Prêmio Destaque, que buscam promover maior sinergia entre nossos negócios e superar o desafio de um modelo de atuação descentralizada, mediante o incremento da interação entre as Pessoas, disseminando conhecimento e boas práticas.

    A Coordenação Empresarial do programa das Comunidades de Conhecimento está a cargo do Ciaden – Conhecimento e Informação para Apoiar o Desenvolvimento de Negócios, que integra a área de Engenharia da OEC. Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais detalhes de como participar, escreva para comunidades@novonor.com.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    A Horiens atua como elo entre seguradoras e empresas, com o olhar voltado para a gestão de riscos. Saiba...

    05 de Abril de 2024
    +
    0

     A CTO, concessionária responsável pela operação do desvio do Projeto Olmos, instalou a rede secundária, a iluminação e as...

    02 de Abril de 2024
    +
    0

    Nos dias 12 e 13 de março, Paulo Melo, LN da Nova Infra Invest, apresentou o PA e o...

    02 de Abril de 2024
    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024