Idioma:

  • Mensagem de Ruy Sampaio | Monitoramento Independente

    DATA: 19/02/2020

    Caras (os) integrantes,

     

    Tenho a satisfação de informar a vocês que estamos entrando na fase final do monitoramento externo independente que o Ministério Público Federal do Brasil e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos fazem em empresas do Grupo Odebrecht desde 2017.

    Em negociações finalizadas esta semana, ficou acertado que os trabalhos dos monitores serão concluídos até novembro deste ano, sem qualquer possibilidade de alongamento.

    A conclusão do monitoramento será um marco para a Odebrecht. Por isso, peço o apoio de todos vocês para o atendimento das recomendações dos monitores nesta etapa final.

    Desde que assinamos o acordo de leniência com as autoridades, em dezembro de 2016, a Odebrecht acelerou o seu processo de transformação. Reforçou a sua governança, incorporou maior número de conselheiros independentes e criou um sistema de conformidade inspirado nas melhores práticas internacionais.

    Vocês são agentes e testemunhas dessa transformação da Odebrecht. A empresa se conscientizou da necessidade de desenvolver e de realizar negócios de forma ética e transparente. Aperfeiçoou seus processos internos para evitar posturas e atitudes antiéticas, para identificar previamente conflitos de interesse e para prevenir ou detectar qualquer risco de corrupção.

    Também passou a fazer avaliação de risco e integridade, antes de iniciar qualquer relação comercial ou societária com terceiros, criou mecanismos independentes para receber denúncias, ministrou capacitações para todos os integrantes, estabeleceu rotina de auditorias internas e fez mais um acordo de leniência, dessa vez com a AGU (Advocacia Geral da União) e a CGU (Controladoria Geral da União), afora acordos com autoridades de diversos países e com a Petrobras.

    É essa transformação radical da companhia que os monitores independentes vêm acompanhando nesses três anos, conferindo avanços, apontando caminhos e fazendo sempre recomendações para o aperfeiçoamento das nossas ações.

    A conclusão do monitoramento externo independente é uma das três prioridades do meu PA.

    A segunda prioridade é a aprovação do Plano de Recuperação Judicial da Odebrecht S.A.. Em 18 de março, haverá nova assembleia geral de credores, quando esperamos que o plano seja aprovado.

    Ao mesmo tempo, eu e minha equipe estaremos empenhados na aprovação e homologação da recuperação judicial da Atvos e da Enseada, bem como na reestruturação financeira de OEC, OR e Ocyan.

    A minha terceira prioridade é a construção da Visão 2030 e a configuração do que deverá ser a Odebrecht do futuro. Com a aprovação do plano de recuperação judicial, a conclusão do monitoramento externo independente e as conquistas a serem obtidas pelos nossos Negócios teremos uma base de partida para a recuperação econômico-financeira e a reconstrução da imagem e da reputação da Odebrecht.

    E, assim, estaremos mais perto do sonho de sermos reconhecidos como uma empresa não só ética e eficiente, mas também competitiva, inovadora, sustentável, com boa governança e com responsabilidade social.

     

    Abraços,

     

    Ruy Sampaio

    Diretor Presidente

    Odebrecht S.A.

     

    Data: 18/02/20

    Nenhum Comentário