Idioma:

  • Como manter a saúde mental em tempos de pandemia

    DATA: 15/04/2020

    Publicado por: Novonor

    Desde janeiro de 2020, quando a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou o estado de emergência pública em todo o mundo por conta do novo Coronavírus, a vida de todos nós está sendo afetada de diversas maneiras. As notícias que recebemos todos os dias, somadas ao distanciamento social e às outras medidas que estão sendo tomadas para controle do vírus, podem potencializar o estresse em toda a população.

     

    No Grupo Odebrecht, o primeiro compromisso é com a saúde, a segurança e o bem-estar dos integrantes. Buscamos sempre a prevenção e promoção da saúde física, mental e social.  É por isso que selecionamos algumas dicas, que estão no site da OMS, para ajudar a lidar com o possível estresse causado durante o surto do novo Coronavírus. Veja a seguir:

    É normal se sentir triste, estressado, confuso, com medo ou com raiva durante a crise. Conversar com os amigos, familiares e com quem você confia pode ajudar. Sempre que puder, tire um tempo do seu dia para conversar. E não se esqueça: utilize a tecnologia a seu favor! Videoconferência é uma ótima opção para se sentir mais próximo de quem você confia.

    Mesmo em casa, mantenha um hábito saudável, com uma dieta controlada, oito horas de sono por dia e exercícios físicos sempre que possível.

     

    Evite passar muito tempo consumindo notícias. Desta forma é possível diminuir a preocupação e a agitação. Cuidado em as fake news: procure encontrar uma fonte confiável de informações para ajudar a entender seu risco em relação ao vírus.

     

    Procure reutilizar suas habilidades para ajudá-lo durante este momento desafiador.

     

    E as crianças? O isolamento e as aulas em casa também podem afetar a saúde mental delas. Conversas e atividades podem ajudar as crianças a lidar com o estresse durante o surto. Veja algumas dicas:

    Crianças em geral respondem ao estresse de diferentes maneiras, seja sendo mais retraída, nervosa, ansiosa, zangada, agitada etc. Responda a essas atitudes de maneira solidária. Ouvir suas preocupações e oferecer extra carinho e amor vai ajudar.

    As crianças geralmente se sentem aliviadas se conseguem expressar e comunicar seus sentimentos perturbadores em um ambiente de apoio e segurança. Ajude-as a encontrarem maneiras positivas de expressar sentimentos perturbadores, como raiva, medo e tristeza.

    Lembre-se de que as crianças geralmente seguem as pistas emocionais dos adultos importantes em suas vidas. Portanto, o modo como os adultos respondem à crise é determinante. É importante que os adultos gerenciem bem suas próprias emoções e mantenham a calma, ouçam as preocupações das crianças, e falem gentilmente com elas e as tranquilizem.

    Mantenha rotinas e horários regulares o máximo possível ou ajude a criar um ambiente, incluindo aprender, brincar e relaxar. Se possível, mantenha os trabalhos escolares, os estudos ou outras atividades rotineiras que não ponham em risco as crianças ou sejam contra as autoridades de saúde.

    Forneça fatos sobre o que está acontecendo e informações claras e adequadas para crianças sobre como reduzir o risco de infecção e manter-se seguro. Use palavras que possam ser compreendidas pelas crianças. Demonstre às crianças como elas podem se manter seguras (por exemplo, demostre uma lavagem eficaz das mãos).

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    O Grupo Novonor, representado pelo presidente da OEC – Engenharia e Construção, Maurício Cruz, foi convidado pelo Lide para...

    06 de Março de 2024
    +
    0

    Depois de um longo e minucioso processo de auditoria realizado pelos auditores internacionais QMS Certification, as concessionárias Trasvase Olmos...

    07 de Fevereiro de 2024