Durante a Reunião Anual da Novonor, no dia 19 de dezembro, além de celebrar os 80 anos do Grupo...
Como manter a saúde mental em tempos de pandemia
DATA: 15/04/2020
Desde janeiro de 2020, quando a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou o estado de emergência pública em todo o mundo por conta do novo Coronavírus, a vida de todos nós está sendo afetada de diversas maneiras. As notícias que recebemos todos os dias, somadas ao distanciamento social e às outras medidas que estão sendo tomadas para controle do vírus, podem potencializar o estresse em toda a população.
No Grupo Odebrecht, o primeiro compromisso é com a saúde, a segurança e o bem-estar dos integrantes. Buscamos sempre a prevenção e promoção da saúde física, mental e social. É por isso que selecionamos algumas dicas, que estão no site da OMS, para ajudar a lidar com o possível estresse causado durante o surto do novo Coronavírus. Veja a seguir:
É normal se sentir triste, estressado, confuso, com medo ou com raiva durante a crise. Conversar com os amigos, familiares e com quem você confia pode ajudar. Sempre que puder, tire um tempo do seu dia para conversar. E não se esqueça: utilize a tecnologia a seu favor! Videoconferência é uma ótima opção para se sentir mais próximo de quem você confia.
Mesmo em casa, mantenha um hábito saudável, com uma dieta controlada, oito horas de sono por dia e exercícios físicos sempre que possível.
Evite passar muito tempo consumindo notícias. Desta forma é possível diminuir a preocupação e a agitação. Cuidado em as fake news: procure encontrar uma fonte confiável de informações para ajudar a entender seu risco em relação ao vírus.
Procure reutilizar suas habilidades para ajudá-lo durante este momento desafiador.
E as crianças? O isolamento e as aulas em casa também podem afetar a saúde mental delas. Conversas e atividades podem ajudar as crianças a lidar com o estresse durante o surto. Veja algumas dicas:
Crianças em geral respondem ao estresse de diferentes maneiras, seja sendo mais retraída, nervosa, ansiosa, zangada, agitada etc. Responda a essas atitudes de maneira solidária. Ouvir suas preocupações e oferecer extra carinho e amor vai ajudar.
As crianças geralmente se sentem aliviadas se conseguem expressar e comunicar seus sentimentos perturbadores em um ambiente de apoio e segurança. Ajude-as a encontrarem maneiras positivas de expressar sentimentos perturbadores, como raiva, medo e tristeza.
Lembre-se de que as crianças geralmente seguem as pistas emocionais dos adultos importantes em suas vidas. Portanto, o modo como os adultos respondem à crise é determinante. É importante que os adultos gerenciem bem suas próprias emoções e mantenham a calma, ouçam as preocupações das crianças, e falem gentilmente com elas e as tranquilizem.
Mantenha rotinas e horários regulares o máximo possível ou ajude a criar um ambiente, incluindo aprender, brincar e relaxar. Se possível, mantenha os trabalhos escolares, os estudos ou outras atividades rotineiras que não ponham em risco as crianças ou sejam contra as autoridades de saúde.
Forneça fatos sobre o que está acontecendo e informações claras e adequadas para crianças sobre como reduzir o risco de infecção e manter-se seguro. Use palavras que possam ser compreendidas pelas crianças. Demonstre às crianças como elas podem se manter seguras (por exemplo, demostre uma lavagem eficaz das mãos).
Nenhum Comentário