Idioma:

  • Black Friday e Cibersegurança

    DATA: 07/11/2023

    Publicado por: Horiens

    Black Friday | Você sabe fazer compras online de forma segura?

    Confira um guia rápido para não cair em golpes digitais, torne-se vítima de roubo de dados e prejuízo. Informação e conscientização são passos fundamentais para reduzir riscos.

     

    A Black Friday, data conhecida pela queima de estoques no varejo, costuma trazer boas oportunidades de compras não somente na data oficial, que em 2023 será no dia 24/11, mas ao longo de todo o mês de novembro.

    É importante ter atenção, no entanto, na hora das compras! Se por um lado os descontos se proliferam, por outro lado aumentam também os riscos de comprar online. Especialistas em segurança digital indicam que a Black Friday 2023 será campeã em ataques cibernéticos.

    Os riscos cibernéticos estão entre os principais riscos da atualidade, afetando tanto pessoas físicas quanto empresas. “Muitas vezes, inclusive, ataques contra empresas começam fora delas, por meio dos colaboradores em suas rotinas pessoais na internet”, explica Ronaldo Andrade, CISO (Chief Information Security Officer) na Horiens.

    “A Horiens apoia empresas a lidarem com riscos, entre eles os riscos cibernéticos. A divulgação de informações preventivas e a conscientização de colaboradores é parte essencial de uma cultura de prevenção e segurança da informação”, completa.

     

    Compartilhamos a seguir 10 dicas de cibersegurança que valem não somente para este período, mas sempre que você fizer qualquer compra por e-commerce.

     

    1. Confira o endereço do site com atenção para checar se não há letras trocadas e observe se a url é precedida de um cadeado e da sigla “https”.
    2. Não use redes públicas para fazer compras online, faça isso sempre de sua rede particular.
    3. Verifique a reputação da loja em sites como “Reclame AQUI”, “gov.br” e “Procon-SP”.
    4. Não salve informações do cartão no navegador ou no site do e-commerce.
    5. Nunca informe senha do cartão de crédito ou débito na transação de compra.
    6. Confira o valor da compra e do frete dentro do carrinho virtual, antes de fazer o pagamento.
    7. Use o cartão em sites de empresas conhecidas, nas quais esteja acostumado a comprar. Como alternativa, em outros sites utilize a opção de pagamento por pix ou boleto.
    8. Ao usar cartão, prefira a versão “cartão virtual”, que é habilitado para compras por período determinado, reduzindo o risco de clonagem.
    9. Para fazer pagamentos com mais segurança por meio de apps de celular, habilite a configuração de autenticação de identidade por biometria, sempre fazendo uso de um segundo fator de autenticação.
    10. Antes de pagar boletos, analise se ele é verdadeiro de fato, verificando informações da operadora de crédito, banco ou seus próprios dados pessoais. Cheque também se o estabelecimento recebedor é o mesmo para o qual você realizou a compra.

     

     

    Caso seja vítima de qualquer golpe, abra um Boletim de Ocorrência na delegacia de crimes virtuais. Cada estado tem sua respectiva delegacia. Confira abaixo o acesso às de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

     

     

     

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Junho é conhecido internacionalmente como o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, um movimento que surgiu para que as pessoas, independentemente...

    19 de Junho de 2024
    +
    0

    Treinamento contou com quatro módulos e aprofundou a importância do papel dos seguros na gestão de riscos corporativos  ...

    19 de Junho de 2024
    +
    0

    Usar o plano com consciência nada mais é do que usar este recurso com responsabilidade e, para isso, o...

    17 de Junho de 2024
    +
    0

    A Horiens conta com parcerias estratégicas com instituições que representam o setor de seguros e a cadeia de relacionamentos...

    10 de Junho de 2024