Idioma:

  • BIM na construção é tema de webinar na OEC

    DATA: 04/05/2022

    Publicado por: OEC

    No último dia 27 de abril a Comunidade de Conhecimento de Sistemas de Engenharia se reuniu para assistir ao webinar “O BIM na construção: requisitos e soluções”, ministrado pelo Engenheiro José Carlos Lino, português que é referência global no tema.

    Lino é Engenheiro Civil pela Universidade do Porto e pesquisador em BIM na Universidade do Minho na área de Implementação, Normalização e Ensino do BIM. Atualmente é Diretor acadêmico e pedagógico do International Master BIM Manager (edificações e infraestruturas) da NossoBIM e Coordenador e Professor em diversos outros cursos de pós-graduação no Brasil e na Europa. Tem vasta experiência internacional no desenvolvimento de projetos utilizando o conceito BIM em Portugal, Irlanda, Holanda, África do Sul e Brasil, além de ser sócio fundador da Consultores BIM, empresa sediada em São Paulo, que atua na área de edificações e infraestrutura. Nos últimos anos, Lino teve a oportunidade de participar em alguns dos maiores projetos do mundo em algumas destas áreas, apoiando clientes e construtores em gestão de projeto, coordenação de equipes e modelos e preparação de obra, com identificação de problemas e respectiva proposta de alternativas.

    A aula abordou as novas tendências da indústria de construção, passando pela automatização da engenharia, seus desafios e soluções. Lino apresentou exemplos práticos de situações vividas em obras gerenciadas por sua consultoria ao redor do mundo, exemplificando com riqueza de detalhes os benefícios que a modelagem pode trazer para evitar redundâncias e sobreposições em projetos de engenharia.

    BIM – O BIM chegou definitivamente à preparação das grandes obras a nível mundial. Clientes e empresas envolvidas na construção perceberam o potencial de gestão de risco e de otimização de recursos ao anteciparem os seus processos de fabricação e montagem através de um verdadeiro gêmeo digital. Esta necessidade ganha ainda maior relevância no caso de edifícios de elevado grau de complexidade, altamente exigentes na integração das diversas especialidades, civis e eletromecânicas, tais como hospitais, laboratórios, edifícios de ensino, data centres, ou fábricas para as indústrias de componentes tecnológicos.

    Não perca!

    O próximo evento da série de webinars promovidos pela área de Inovação já está agendado. Ocorrerá no dia 11/05, às 10h30min, com o tema “Importância dos usos do BIM em Infraestrutura”, e será ministrado por Marcus Cardoso, da FF Solutions.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    No dia 18 de março, a OEC firmou nova parceria com a Empresa Júnior de Engenharia da USP (Poli...

    20 de Março de 2024
    +
    0
    OEC

    Consórcio liderado pela construtora brasileira conquistou um novo projeto no Porto de Miami, com investimento de R$ 320 milhões...

    19 de Março de 2024