Nos últimos dias, as obras do Anel Viário de Campo Grande avançaram em etapas decisivas com a conclusão do...
Projeto Jovem Aprendiz da Via Sul conquista Prêmio Supera ao transformar realidade de jovens em Soledade
DATA: 14/11/2025
O Projeto Jovem Aprendiz, iniciativa do Consórcio Construtor Via Sul (CCVS), formado pelas empresas Odebrecht Engenharia & Construção e PowerChina, acaba de conquistar o Prêmio Supera na categoria Projeto Social, reconhecimento nacional oferecido pela concessionária Motiva que valoriza ações capazes de promover inclusão, reduzir desigualdades e gerar impacto sustentável.
Inédito no município de Soledade (RS), o programa oferece formação para 50 jovens da região, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Com duração de 12 meses, o curso de Operador de Processos Logísticos é realizado no contraturno escolar, garantindo bolsa-auxílio, transporte e acesso a uma metodologia educacional moderna e prática.
Além da qualificação técnica, os participantes têm acesso a conteúdo complementar, como o curso QualificaAI, que introduz conceitos de Inteligência Artificial, ampliando competências digitais e preparando-os para os desafios do mercado.
Os impactos esperados com o Projeto Jovem Aprendiz são a inclusão social e o fortalecimento da empregabilidade local, por meio da oferta de oportunidades concretas para jovens em busca do primeiro emprego. Além disso, o programa promove o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, essenciais para a atuação no mercado de trabalho, e contribui para a criação de perspectivas de carreira e protagonismo juvenil, estimulando autonomia e engajamento. A iniciativa gera reflexos positivos no território, favorecendo a contribuição para o crescimento socioeconômico de Soledade.
Para Eduardo Rotava, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Soledade, receber este prêmio é motivo de orgulho para a cidade. “Mostra que estamos no caminho certo, unindo o poder público, a Odebrecht, o SENAI e a comunidade para preparar a nova geração. Soledade cresce quando seus jovens crescem e esse prêmio confirma que vale a pena investir nas pessoas”.
Já para Juliano Pereira, gerente de Operações do SENAI de Passo Fundo, esse prêmio é um orgulho muito grande. “Isso é fruto de um trabalho desenvolvido por muitas mãos e o resultado está aí, um reconhecimento muito importante para a empresa e para a sociedade”.
De acordo com Joyce Melo, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social do Consórcio Construtor ViaSul, “este projeto representa muito mais do que uma obrigação legal, é um compromisso com o futuro. Ao oferecer oportunidades reais de formação, estamos contribuindo para transformar vidas e fortalecer a comunidade onde atuamos”.
Emily Borba, uma das jovens beneficiadas, comenta: “O programa Jovem Aprendiz tem contribuído muito para o meu desenvolvimento, tanto profissional quanto pessoal. Com as experiências teóricas e práticas que o curso oferece, sinto que estarei preparada para ingressar no mercado de trabalho com ferramentas essenciais para me destacar”. Emily afirma que tem construído laços afetivos com os colegas, a professora e os demais profissionais que os apoiam, tornando a jornada repleta de aprendizado, memórias valiosas e uma qualificação que representa segurança para o futuro de todos os estudantes. “Tem sido uma experiência extremamente gratificante e espero que o programa siga transformando vidas e oferecendo oportunidades a mais jovens e alunos.”
A conclusão da primeira turma está prevista para agosto de 2026, com resultados parciais já demonstrando avanços significativos na sociabilidade, engajamento e qualificação dos jovens.


Nenhum Comentário