Neste último sábado, dia 18 de outubro, a obra da maternidade de Amargosa, recebeu a visita de Jerônimo Rodrigues...
OR compartilha boas práticas e responsabilidade social no setor da construção durante a ConstruNordeste
DATA: 04/11/2025
O diretor superintendente da OR na Bahia, Daniel Sampaio, foi um dos palestrantes do 3º Seminário ESG e Sustentabilidade do Setor da Construção, realizado na última sexta-feira (17), durante a programação da ConstruNordeste, a maior feira da construção civil das regiões Norte e Nordeste. O evento reuniu especialistas e lideranças no Centro de Convenções de Salvador para debater os desafios e avanços da sustentabilidade no setor.
Em sua palestra, intitulada “Responsabilidade Social na Gestão de Empreendimentos”, Daniel apresentou as principais iniciativas da OR com foco em impacto social e práticas ESG. Ele destacou os dois pilares que norteiam a atuação da empresa nessa frente:
Concepção de produtos sustentáveis, com uso eficiente de recursos e foco na operação dos edifícios;
Ações sociais na etapa de construção, que beneficiam as comunidades do entorno e promovem desenvolvimento local.
Daniel ressaltou ainda a importância dos estudos de impacto de vizinhança e diagnósticos sociais e ambientais para orientar soluções específicas em cada empreendimento.
“Com base nesses dados, a OR tem promovido ações de educação ambiental, geração de renda, reaproveitamento de resíduos e apoio a comunidades vizinhas às obras”, explicou Daniel.
Entre os exemplos apresentados, destacou o Projeto Mosaico, criado durante a obra do Hangar Business Park, em Salvador, que capacita moradores da comunidade da Baixinha da Mussurunga para o reuso de resíduos de obra na confecção de peças de decoração e mosaicos, gerando renda e fortalecendo o empreendedorismo local.
Outro destaque foi o apoio da OR ao Instituto Viva Infância, organização social com 19 anos de atuação em Salvador, que oferece atendimento psicológico gratuito a crianças em situação de vulnerabilidade. A empresa contribui com a instituição há cerca de seis anos, apoiando desde a formatação empresarial até melhorias estruturais, incluindo a conquista da sede própria, em 2025.
Daniel também apresentou a Casa Tupinambá, iniciativa em parceria com a Associação Mãos Nativas, que valoriza o trançado de palha e o artesanato tradicional das artesãs da Vila Sauípe, fortalecendo a cultura local e a economia criativa.
“Temos também ações de alfabetização e campanhas de conscientização sobre saúde, cidadania e outras frentes, realizadas nos canteiros das obras dos empreendimentos da OR, que são fundamentais para promover o desenvolvimento pessoal dos colaboradores, ampliar o acesso à informação e fortalecer uma cultura de segurança e respeito no ambiente de trabalho”, destacou Daniel Sampaio.


Nenhum Comentário