Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...
Ocyan realiza treinamento de segurança pioneiro em Macaé
DATA: 11/07/2023
A Ocyan inova ao estrear o uso de um ônibus para realizar sequência de treinamentos rotineiros de segurança, com simulação de ambientes confinados e movimentações de carga. A capacitação é ministrada por uma empresa especializada em treinamentos industriais e, pela primeira vez, acontece na Base de Macaé, no negócio de manutenção e serviços offshore, que é parte da Unidade de Serviços Integrados da Ocyan.-
A ação visa o atendimento da NR33, nova norma regulamentadora relacionada à segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados. No treinamento, os integrantes acessam um módulo de espaço confinado, simulando o ambiente offshore, para práticas eficazes em casos de emergência. As turmas também realizam a parte teórica em sala de aula, respeitando na íntegra a legislação NR33. Além do módulo de Emergência e Salvamento, o ônibus ainda consegue proporcionar outros treinamentos da mesma norma, como Entrada em Espaço Confinado, Vigia de Espaço Confinado e Supervisor de Espaço Confinado.
“O momento está sendo muito positivo e proporcionando mais conforto para os integrantes com a realização do treinamento nas próprias dependências da Ocyan, com uma empresa parceira especializada. A ideia é treinar aproximadamente 400 integrantes em três meses, um número expressivo que se fosse realizado pelo método tradicional poderia durar até seis meses por conta de agendas e vagas de turmas”, explica Marcelo Dias, coordenador de segurança do trabalho da Ocyan.
No total, o treinamento conta com duração de 32h e reforça o compromisso diário da Ocyan com os mais elevados níveis de segurança e performance operacional. Todos os integrantes que compõem a equipe de Emergência e Salvamento da Unidade de Serviços Integrados recebem a capacitação, bem como aqueles que realizam movimentações de carga nas unidades offshore.
Sobre a NR33 – trata-se de uma norma para trabalhos confinados, que estabelece medidas de prevenção, medidas administrativas, medidas pessoais, capacitação e medidas para situações de emergências, sendo a primeira norma regulamentadora a prever a realização de avaliação dos fatores de riscos psicossociais na sua redação.
Nenhum Comentário