Compromisso voluntário é uma iniciativa do Instituto Ethos que visa promover um mercado mais íntegro e ético; Horiens também...
Horiens na Rio Oil & Gas 2022: gestão de riscos e seguros em pauta
DATA: 06/10/2022
A Horiens esteve presente mais uma vez no maior evento do setor de Óleo e Gás na América Latina, a Rio Oil & Gas, participando de uma mesa redonda em que levou o tema “Gestão de Riscos e Programas de Seguros para Projetos de Energia Eólica Offshore”, apresentado por Rafael Souza, diretor de riscos e seguros da Horiens.
A geração de energia eólica offshore é uma das mais promissoras fontes de energia renováveis para os próximos anos. No Brasil, há diversos projetos eólicos em andamento e esse cenário deve se expandir e consolidar cada vez mais.
“Participar da Rio Oil & Gas é sempre uma excelente oportunidade de trocar e aprofundar conhecimento”, pontua Rafael. “Ao compartilhar as tendências de riscos e sinistros em projetos de energia eólica em alto-mar, colaboramos para fomentar discussões ricas em torno da importância da gestão de riscos e de ter programas de seguros adequados ao perfil de cada projeto”, completa.
Os riscos foram apresentados a partir de uma abordagem completa, da construção ao descomissionamento, etapa que abrange riscos ambientais decorrentes da retirada do equipamento em alto-mar, descarte dos materiais e questões de regulações ambientais.
A mesa redonda teve a moderação de Paulo Henrique Van Der Ven, da Equinor, e ainda contou com Rafael Baleroni, apresentando o tema “Eólicas offshore – regulação e possível integração com E&P de petróleo offshore”, Bruno Chedid, responsável pelo tema “Hidrogênio verde no Brasil: panorama regulatório, projetos em desenvolvimento e possíveis melhorias” e Victor Pimentel, que apresentou o “Potencial de produção de hidrogênio via power-to-gas a partir de fonte eólica para mitigação de emissões de CO2 em uma frota de ônibus”.
ERM no setor de óleo e gás
Nesta edição da Rio Oil & Gas, o artigo “ERM: o caso de implementação em uma empresa de Petróleo e Gás”, do gerente de riscos e seguros da Horiens, Kyllbert Wougran, também foi tema de discussão, com apresentação na Mesa Técnica de Digital ESG.
“Esta edição da Rio Oil & Gas foi particularmente especial por marcar o reaquecimento do setor de energia, com forte presença de importantes empresas do mercado”, destaca Kyllbert. “Durante as rodadas de debates sobre o futuro da indústria de O&G, tive a oportunidade de contribuir abordando questões centrais em torno da implementação de programas de ERM (Enterprise Risk Management). O objetivo é colaborar para o sucesso das iniciativas de gerenciamento de riscos corporativos e melhoria contínua desta prática nas empresas”, explica.
Saiba mais
Para acessar o paper de riscos e seguros em projetos de energia eólica offshore, clique aqui.
Para acessar o paper de ERM em empresa de óleo e gás, clique aqui.
Nenhum Comentário