Idioma:

  • Horiens na Rio Oil & Gas 2022: gestão de riscos e seguros em pauta

    DATA: 06/10/2022

    Publicado por: Horiens

    A Horiens esteve presente mais uma vez no maior evento do setor de Óleo e Gás na América Latina, a Rio Oil & Gas, participando de uma mesa redonda em que levou o tema “Gestão de Riscos e Programas de Seguros para Projetos de Energia Eólica Offshore”, apresentado por Rafael Souza, diretor de riscos e seguros da Horiens.

    A geração de energia eólica offshore é uma das mais promissoras fontes de energia renováveis para os próximos anos. No Brasil, há diversos projetos eólicos em andamento e esse cenário deve se expandir e consolidar cada vez mais.

    “Participar da Rio Oil & Gas é sempre uma excelente oportunidade de trocar e aprofundar conhecimento”, pontua Rafael. “Ao compartilhar as tendências de riscos e sinistros em projetos de energia eólica em alto-mar, colaboramos para fomentar discussões ricas em torno da importância da gestão de riscos e de ter programas de seguros adequados ao perfil de cada projeto”, completa.

    Os riscos foram apresentados a partir de uma abordagem completa, da  construção ao descomissionamento, etapa que abrange riscos ambientais decorrentes da retirada do equipamento em alto-mar, descarte dos materiais e questões de regulações ambientais.

    A mesa redonda teve a moderação de Paulo Henrique Van Der Ven, da Equinor, e ainda contou com Rafael Baleroni, apresentando o tema “Eólicas offshore – regulação e possível integração com E&P de petróleo offshore”, Bruno Chedid, responsável pelo tema “Hidrogênio verde no Brasil: panorama regulatório, projetos em desenvolvimento e possíveis melhorias” e Victor Pimentel, que apresentou o “Potencial de produção de hidrogênio via power-to-gas a partir de fonte eólica para mitigação de emissões de CO2 em uma frota de ônibus”.
    ERM no setor de óleo e gás
    Nesta edição da Rio Oil & Gas, o artigo “ERM: o caso de implementação em uma empresa de Petróleo e Gás”, do gerente de riscos e seguros da Horiens, Kyllbert Wougran, também foi tema de discussão, com apresentação na Mesa Técnica de Digital ESG.

    “Esta edição da Rio Oil & Gas foi particularmente especial por marcar o reaquecimento do setor de energia, com forte presença de importantes empresas do mercado”, destaca Kyllbert. “Durante as rodadas de debates sobre o futuro da indústria de O&G, tive a oportunidade de contribuir abordando questões centrais em torno da implementação de programas de ERM (Enterprise Risk Management). O objetivo é colaborar para o sucesso das iniciativas de gerenciamento de riscos corporativos e melhoria contínua desta prática nas empresas”, explica.

    Saiba mais
    Para acessar o paper de riscos e seguros em projetos de energia eólica offshore, clique aqui.

    Para acessar o paper de ERM em empresa de óleo e gás, clique aqui.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Neste Dia Mundial da Saúde, o tema ‘Minha saúde, meu direito’, proposto pela OMS, traz como foco o reconhecimento...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    À medida que os desafios para conter o aquecimento global crescem, grandes projetos envolvendo energias renováveis avançam no mundo...

    10 de Abril de 2024
    +
    0

    A Horiens atua como elo entre seguradoras e empresas, com o olhar voltado para a gestão de riscos. Saiba...

    05 de Abril de 2024
    +
    0

    Na sexta-feira, 22/3, o time de mulheres da Horiens se reuniu para o evento interno ‘Histórias na Mesa’, proposto...

    01 de Abril de 2024