No Terminal Oceânico da Barra do Dande foram montados os BRAÇOS DE CARREGAMENTO MARÍTIMOS dos BERÇOS 1 e 2....
Ações de Diversidade da OEC são destaque em Congresso de Comunicação e Estratégias Corporativas
DATA: 30/08/2022
No dia 19 de agosto, a OEC marcou presença no 25º Congresso da Mega Brasil Comunicação. Ludmila Lavigne, Diretora de Pessoas e Planejamento, participou do painel sobre Diversidade, Equidade e Inclusão ao lado do moderador Marco Ornellas, Márcia Rocha, advogada e fundadora do Projeto Transempregos, Wallace Faria, responsável por Comunicação da SAP Brasil, e Carolina Figueiredo, Diretora de Estratégia da Philip Morris Brasil.
Em conversa que trouxe diversas reflexões sobre ações das empresas para atrair, identificar e promover a diversidade e a inclusão de pessoas de públicos minorizados em seus negócios, foi também discutida a evolução das empresas no combate ao preconceito e discriminação, cada vez mais combatidos por meio de políticas e posicionamentos dos negócios.
Trazendo a experiência da OEC para o público, Ludmila explicou que o objetivo da empresa é conscientizar as pessoas de que fazemos parte de um mundo em evolução e que cada vez mais a OEC está comprometida com a promoção de um ambiente de trabalho diverso e acolhedor, com respeito ao próximo, garantia dos direitos humanos e, em última análise, com o próprio crescimento da empresa – também promovido pela diversidade. “Diversidade, equidade e inclusão são decisão de negócio, não havendo mais espaço de dúvida sobre sua importância para os resultados das empresas.”, pontuou.
De acordo com Ludmila, a OEC pretende capacitar cada vez mais mulheres para posições de liderança, o que está em linha com os compromissos de pluralidade do negócio e o DNA da empresa de constante evolução e formação de pessoas.
A OEC faz parte de um setor historicamente masculino, no entanto, é visto um crescimento na representação feminina da empresa, que hoje conta com quase 16% de mulheres. Para se ter uma comparação, este índice está bem acima do setor da construção pesada no Brasil, que tem apenas 9%. “Dentro do nosso setor, queremos atuar com agente de transformação e promoção da Diversidade e Inclusão,” compartilhou Ludmila.
Diversidade na Prática
Você já conhece as iniciativas da OEC sobre Diversidade e Inclusão? Confira abaixo algumas ações:
– Alteração da placa de sinalização de segurança nas obras, atualizando um modelo clássico para uma versão que melhor representa a diversidade da empresa. Agora, no lugar de “Homens Trabalhando”, a OEC utiliza em seus canteiros de obras a sinalização de “Pessoas Trabalhando”. “Avaliamos a ação como de extrema importância para o senso de pertencimento de trabalhadoras, que também contam com ações específicas de valorização pelo programa Mulheres no Canteiro,” compartilhou Ludmila.
– Priorizamos grupos minoritários e minorizados no Programa Estágio de Férias, que teve mais de 7.000 inscritos para 63 vagas. Pela primeira vez desde o início do programa a empresa contratou mais mulheres (34) do que homens (29), maioria de jovens oriundos de famílias com renda familiar de até 4 salários mínimos e o primeiro jovem trans identificado por auto declaração. O desempenho destes jovens selecionados foi excelente e reconhecido pelas lideranças que contrataram.
– Para garantir que a evolução ocorrerá, além da mudança na política de contratação que deve se refletir em outros processos seletivos da OEC, a empresa está estruturando um censo de diversidade, que será realizado de forma periódica, para medir de forma real os avanços alcançados e indicar quais desafios ainda precisam ser superados;
– Em breve será lançado um plano de mentoria para mulheres, para desenvolver, capacitar e diversificar nossas lideranças.
– Ainda no campo da diversidade, um Comitê de Diversidade & Inclusão está em desenvolvimento, além de Grupos de Afinidade, fortalecendo a mensagem de intolerância ao preconceito.
– Os movimentos da OEC estão relacionados com a estratégia de negócio. Dentro da empresa, é entendido que atuar com equipes mais diversas é necessário para promover a pluralidade, mas também para gerar um ambiente mais inovador, motivador, produtivo e agradável.
– A OEC deve incorporar uma representação ampla das comunidades onde atua, para as quais buscará ser fonte de geração de valor e desenvolvimento.
O Congresso de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, organizado anualmente pela Mega Brasil, foi realizado nos dias 17 a 19 de agosto. Durante o evento outras mesas-redondas trouxeram temas como “Diversidade, respeito ambiental e reputação: a saga empresarial para humanizar o capitalismo” e “Inteligência Artificial, Big Data e Data Driven – O mundo dos dados chegou à comunicação”.
TOP Mega Brasil
Além da troca de conhecimento, o congresso também contou com homenagens aos profissionais de Comunicação. O integrante da OEC Marcelo Gentil foi o vencedor do 1º Lugar Nacional na categoria Executivo de Comunicação Corporativa.
Nenhum Comentário