Idioma:

  • Zona Oeste do Rio de Janeiro ganhará nova ligação viária em Campo Grande

    DATA: 13/03/2023

    Publicado por: OEC

    Projeto prevê implantação de ciclovia e o novo túnel Luiz Bom

    A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro assinou contrato para a realização da primeira etapa das obras da Ligação Viária de Campo Grande, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A OEC – Engenharia e Construção será responsável pela execução do projeto, que contempla obras viárias ligando a Estrada da Caroba e a Estrada da Posse através da implantação de túnel sob o maciço rochoso Luiz Bom, adequação geométrica de ruas do entorno e execução de mergulhão na interseção da Estrada do Monteiro com a Avenida Cesário de Melo.

    O projeto prevê a implantação e adequação de vias, incluindo construção e reurbanização de ciclovia em toda a extensão, novas vias em pavimento rígido e flexível, nova rede de iluminação pública e novos dispositivos de sinalização vertical e horizontal.

    O Túnel Luiz Bom será executado com método NATM (New Austrian Tunnelling Method), processo construtivo onde o túnel é executado por etapas sucessivas, com utilização de explosivos ou a frio, utilizando escavadeiras. Este método se diferencia do TBM (Tunnel Boring Machine), por exemplo, por se adequar a mudanças de geologia e geometria ao longo do túnel. No caso do túnel de Campo Grande, a geologia varia de rocha sã (classe I) até solo (classe V), o que justifica a escolha desta metodologia. A passagem terá duas galerias de aproximadamente 600 metros de extensão, cada, com seção média de 90 metros quadrados. Serão abertas duas frentes de detonação, sendo uma pela face norte e outra pela face sul, com previsão de duas detonações por dia em cada uma das frentes. O volume total de detonações em rocha será de aproximadamente 100 mil metros cúbicos.

    O novo mergulhão possuirá 420 metros de extensão, com largura de 13 metros. Serão executados 10 mil metros quadrados de contenções, contidas por mais de 200 unidades de tirantes.

    O prazo contratual da obra é de 24 meses. Ela está orçada em R$ 286 milhões, com previsão de início em março de 2023, gerando cerca de 1.200 empregos entre diretos e indiretos.

    A obra da Ligação Viária de Campo Grande, vai gerar melhorias na mobilidade urbana para os moradores, não apenas do bairro, mas de toda região Oeste que utilizam as suas vias. Campo Grande é o maior bairro da Zona Oeste do Rio, com aproximadamente 330 mil habitantes.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OEC

    Livro em formato digital apresenta coletânea de artigos desenvolvidos no programa OEC IN sobre as tecnologias, desafios e oportunidades...

    15 de Abril de 2024
    +
    0
    OEC

    A OEC – Engenharia e Construção foi eleita uma das empresas de engenharia mais inovadoras de 2024 na 5ª...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024