Idioma:

  • Webinar Vexty: confira as respostas das principais perguntas feitas pelos Participantes.

    DATA: 22/06/2022

    Publicado por: Vexty

    webinar trimestral “Conversa com a Vexty” tem como objetivo falar sobre os acontecimentos da entidade, do seu plano e do cenário econômico.

    A última edição desse evento foi realizada em 28/04 e contou com a presença de um convidado do mercado para falar sobre os principais fatos do cenário econômico e as perspectivas de mercado. Nossa Diretoria Executiva também participou, trazendo temas como o desempenho dos investimentos, Relatório Anual da Vexty e Imposto de Renda.

    Durante o tempo do evento, respondemos a maior quantidade de dúvidas que surgem dos nossos Participantes e Assistidos, porém, não conseguimos, ao vivo, responder a todas, por este motivo trouxemos aqui as principais perguntas realizadas durante a transmissão do nosso último webinar e suas devidas respostas:

    1. Qual a previsão dos multimercados para 2022/2023?

    Resposta: Em momentos de alta volatilidade dos mercados, é esperado que os fundos multimercado consigam resultados interessantes em razão das oportunidades que podem surgir em um ambiente de incertezas e descolamento entre preços e fundamentos. Dado o atual cenário econômico e geopolítico, os gestores preveem que os mercados continuarão com turbulência no médio prazo, possivelmente favorecendo este tipo de alocação, dadas suas características mais flexíveis na escolha de ativos. Até o fechamento de maio-22, a classe Multimercado gerida pela Vexty, apresentou retorno de 10,24% ante um CDI acumulado de 4,34% em 2022. Para maiores informações sobre a classe de ativos Multimercado gerida pela Vexty, recomendamos uma matéria de publicamos recentemente em nossa Newsletter “Classe de Ativos Multimercado | Outra boa opção de diversificação dos investimentos adotada pela Vexty”

    2. Vocês irão falar sobre o aumento do Custo Fixo da Vexty?

    Resposta: Na parte de “Destaques” no Webinar de janeiro-22, disponível em nosso Website, falamos sobre o aperfeiçoamento do planejamento financeiro e constituição do fundo de contingência, que impactou a Taxa de Custeio Administrativo de 2022. Para mais informações, sugerimos que entrem em contato conosco por meio de nossos canais de atendimento.

    3. Porque o perfil 2025, em 2022, não remunerou sequer o IPCA? ou seja 30% de outros investimentos derrubaram 69% de renda fixa!

    Resposta: A carteira de investimentos do Perfil 2025 é diversificada nos tipos de ativos aplicados. Uma parcela dos recursos é alocada em investimentos no exterior, por meio das classes Renda Fixa Global com Hedge e Global (alocação no exterior sem hedge). Ambas essas classes apresentam resultados negativos nestes primeiros meses de 2022. Além disso, a inflação vem surpreendendo as expectativas de mercado consistentemente, mês após mês, e, mesmo o CDI, taxa de juros referência do mercado brasileiro, apresenta resultado acumulado até abril-22 abaixo da inflação (IPCA), 3,28% do CDI versus 4,29% do IPCA. Na Lâmina de Investimentos é possível ver o desempenho de todas as classes que compõe esse Perfil 2025. Na Newsletter divulgada em janeiro deste ano, trouxemos a matéria “Resumo do mercado 2021 e perspectivas 2022”, na qual falamos sobre os comportamentos dos diferentes tipos de investimentos versus o IPCA. Por fim, na matéria divulgada nesta Newsletter “Os acontecimentos recentes da economia e o impacto no seu plano“, exploramos um pouco do cenário de investimentos que estamos observando na atualidade.

    4. Por que os resultados do mês só saem no 9º dia útil?

    Resposta: Os resultados das carteiras de investimentos são disponibilizados pelo administrador fiduciário com um prazo mínimo de 2 dias úteis após o encerramento mês. Após esse período, a Vexty inicia o processamento das informações contábeis dos ativos e do passivo do Plano. Em paralelo, a equipe de Seguridade recebe, processa e confere os arquivos de arrecadação das mais de 70 Patrocinadoras, bem como a transferência dos recursos financeiros das contribuições e contrapartidas. Uma vez que os dados são operacionalizados e conferidos por diversas áreas na Vexty, as informações podem ser divulgadas para os Participantes e Assistidos. Todo esse processo é realizado de forma padronizada, segura e tem recebido avaliações positivas por parte de auditorias externas. Recentemente, com as melhorias de processo que tem sido implementadas, a Vexty tem conseguido divulgar seus resultados antes mesmo desse prazo indicado. Como curiosidade, nos últimos 10 meses em apenas 1 foram necessários os 9 dias úteis para essa atividade. Em todos os demais as equipes operacionais da Vexty conseguiram disponibilizar os resultados em prazo menor. De qualquer forma, continuaremos trabalhando na melhoria contínua da eficiência das operações, preservando os padrões de segurança exigidos.

    5. Meu caro, relatório anual de 2021 saindo em abril de 22? deveria sair na 1ª quinzena de 21.

    Resposta: O mês de abril é o prazo legal e necessário para finalização e divulgação do Relatório Anual das Entidadespois além de todas as informações de gestão referentes ao ano anterior, são publicadas também as demonstrações contábeis, o relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis e as notas explicativas da administração às demonstrações contábeis, cujo fechamento pode ocorrer até o final de março.

    Relembramos que o Relatório Anual é um importante instrumento de prestação de contas e uma excelente oportunidade para se manter mais informado(a) sobre a sua Entidade de Previdência. Convidamos a todos a acessar o nosso Relatório Anual.

    Por fim, reforçamos que disponibilizamos uma série de outros canais de comunicação para acompanhamento, a todo momento, dos temas referentes ao plano e à Vexty.

    Não conseguiu participar e gostaria de assistir? Não se preocupe! Nos gravamos tudo para você, clique aqui e confira!

     

    Sempre de olho nas suas dúvidas. Vexty. Com certeza.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    A Vexty realizou em 16 de abril de 2024 um webinar Especial | Perfil de Investimentos, direcionado para os...

    16 de Abril de 2024
    +
    0

    Confira no 1º período para avaliação de Perfil de Investimento, de 1 a 30 de abril. Durante todo o...

    01 de Abril de 2024
    +
    0

    O Conselho Deliberativo da Vexty aprovou, em 13 de dezembro de 2023, a Política de Investimentos do Plano Vexty...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2024 a Vexty completa três décadas com a certeza de que só chegou até aqui devido à confiança...

    01 de Março de 2024