Idioma:

  • Você sabe como ser um aliado na luta antirracista?

    DATA: 24/11/2022

    Publicado por: Notícia Horiens

    Nesta semana a Horiens promoveu mais um bate-papo com seus integrantes a respeito de diversidade e inclusão. O tema foi a luta antirracista, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20/11, e a convidada especial foi a psicóloga Laís Vitoria-Regis, especialista em diversidade com atuação em diversos projetos mundo afora.

    O Dia Nacional da Consciência Negra é um ato afirmativo que destaca a importância da história do povo negro na construção da sociedade brasileira. É uma data que representa um espaço de reflexões para combater o racismo e promover a equidade, contribuindo para um presente e um futuro melhor, mais justo e inclusivo para todos.

    Diversidade, equidade e inclusão: conceitos que se complementam

    Laís começou o encontro esclarecendo termos ligados à causa antirracista, como o conceito de diversidade, que está ligado à representatividade; equidade, que significa igualdade de condições e acesso, e inclusão, que se relaciona à cultura inclusiva, que é quando as pessoas se sentem verdadeiramente pertencentes ao ambiente.

    “Incluir não quer dizer assimilar. A inclusão é desafiadora porque é um conceito que envolve mudança. No caso da equidade, precisamos dar oportunidades intencionalmente. Se não colocarmos intenção, a equidade só será alcançada em séculos.”, pontuou Laís.

    História e desafios

    No Brasil, as primeiras ações de diversidade foram trazidas por empresas americanas com filiais brasileiras, mas inicialmente eram bastante focadas em diversidade de gênero e inclusão de pessoas com deficiência.

    Hoje, já se observam avanços importantes na luta antirracista, com maior mobilização da sociedade e ações concretas, como a lei de cotas, que ampliou de forma significativa o acesso de negros a universidades. “As chamadas ações afirmativas são o caminho para gerar mudanças. Elas são medidas concretas com efeitos práticos para reduzir ou eliminar desigualdades que foram impostas e se tornaram estruturais”, explicou Laís.

    O que é racismo?

    Racismo é o ato de associar qualidades morais a uma pessoa a partir de suas características fenotípicas. “Uma forma ainda muito presente de racismo no dia a dia são o que chamamos de microagressões, um tipo de discriminação sutil, que pode ocorrer tanto de forma intencional quanto não intencional. E, independente da intenção, afetam o bem estar psicológico destas pessoas.”, detalhou Laís.

    Para entender mais sobre microagressões no contexto da luta antirracista, assista ao vídeo “Sobre microagressões e reações”, do canal do YouTube “Gabi Oliveira”, da Gabi DePretas (@gabidepretas). Clique aqui para assistir.

    Para entender mais sobre o racismo, que é considerado estrutural no Brasil, por estar arraigado à sociedade a partir de centenas de anos de escravidão, assista ao vídeo do canal do YouTube “Quebrando o Tabu”, com Preta Araújo. Clique aqui para assistir.

    Como tornar-se um aliado para promover mudanças

    A população negra representa mais de 50% dos brasileiros, mas você costuma ver essa representatividade no seu dia a dia, no trabalho, nas universidades, nos restaurantes, nos lugares que você frequenta?

    A proposta desta reflexão, trazida por Laís, é estimular o olhar crítico das pessoas. “O racismo estrutural existe, reconhecer isso é o primeiro passo para promovermos, juntos, as mudanças necessárias”, fala. “A luta de é de todos, não somente da população negra. Conheça, pesquise, seja ativo e engajado, seja um aliado desta luta. Como diz a filósofa, escritora e ativista Angela Davis, numa sociedade racista não basta não ser racista. É preciso ser antirracista”, ressalta.

    Confira passos para uma inclusão consciente:

    • Conhecer e reconhecer
      O racismo é uma realidade, estude o tema e reconheça para agir
    • Responsabilizar-se
      Informe-se, procure saber, leia autores negros, seja engajado
    • Ouvir
      Ouça pessoas que tenham histórias diferentes das suas
    • Mudar suas lentes
      Questione, perceba suas próprias lentes
    • Pedir desculpas
      Ninguém está isento de cometer erros, portanto se você cometer uma microagressão, corrija exercitando sempre o olhar empático para consolidar mudança de comportamento
    • Seja uma pessoa aliada
      Não importa se você não é negro, tome ações, ajude a promover mudançasA diversidade e a inclusão são pilares da cultura da Horiens e, para dar voz e estimular a conscientização e a realização de ações afirmativas, em 2020 foi criado o Comitê de Diversidade e Inclusão, composto por integrantes de diversas áreas da empresa que, juntos, trazem ideias e colaboram para incentivar acesso, espaço e respeito, consolidando um ambiente de trabalho cada vez mais plural.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Neste Dia Mundial da Saúde, o tema ‘Minha saúde, meu direito’, proposto pela OMS, traz como foco o reconhecimento...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    À medida que os desafios para conter o aquecimento global crescem, grandes projetos envolvendo energias renováveis avançam no mundo...

    10 de Abril de 2024
    +
    0

    A Horiens atua como elo entre seguradoras e empresas, com o olhar voltado para a gestão de riscos. Saiba...

    05 de Abril de 2024
    +
    0

     A CTO, concessionária responsável pela operação do desvio do Projeto Olmos, instalou a rede secundária, a iluminação e as...

    02 de Abril de 2024