Idioma:

  • Você conhece o Dia de Doar?

    DATA: 02/12/2021

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht

    Fundação realizou live na data, que celebra a cultura de doação no Brasil

     

    Todos os anos, desde 2013, o Dia de Doar é uma data que incentiva o ato de transformar vidas por meio da doação. Seja contribuindo com dinheiro, tempo ou presença, doar tem o potencial de ajudar a mudar realidades e de impactar a vida de milhares de pessoas. E foi para despertar esse chamado à ação que a Fundação Norberto Odebrecht realizou uma live na última terça-feira (30) com o tema “No Dia de Doar, contribua para a Educação!”. Com a presença de João Paulo Vergueiro, diretor executivo da Associação Brasileira de Captação de Recursos (ABCR), que lidera o movimento anual no país, e de Cristiane Nascimento, responsável por Comunicação, Parcerias e Sustentabilidade na Fundação.

    A transmissão foi vista por cerca de 270 pessoas e teve como um dos destaques a divulgação da campanha Tributo ao Futuro, que apoia a formação de adolescentes da zona rural no Ensino Médio associado a cursos técnicos profissionalizantes. Cristiane Nascimento explicou que a iniciativa não só apoia esses jovens, como reúne uma rede de pessoas que incentiva a Educação de qualidade. “As doações feitas são muito importantes. No caso do Tributo, são elas que ajudam a custear a merenda dos estudantes, que apoiam esses jovens agricultores a começar a produzir, que pagam o professor. Mas também é importante tocar e engajar as pessoas que contribuem. E adoramos saber que temos mil, duas mil pessoas lá fora que se importam com Educação e querem transformar a vida de jovens”, diz ela.

    Transmissão abordou cultura de doação no país, incentivo a causas sociais e solidariedade

    O Dia de Doar é um movimento global, chamado, fora do Brasil, de ‘Giving Thuesday’. Realizado no período próximo à Black Friday, a iniciativa busca incentivar a generosidade em vez do consumo desenfreado. E para João Paulo, são campanhas como o Tributo ao Futuro que fortalecem essa cultura da doação. “Quando a Fundação faz essa campanha para incentivar as pessoas a doarem e a contribuírem com seu imposto de renda, está levando a mensagem de que a transformação social está na mão das pessoas. A mudança não depende só do Estado ou das empresas. Temos também uma sociedade civil, e ela deve apoiar a construção de um mundo melhor para todos”, opina ele.

    Segundo Vergueiro, essa cultura deve ser fortalecida no país já que as ONGs têm grandes dificuldades para prosperar e seguir beneficiando pessoas. “Muitas vezes, as organizações não têm sequer uma equipe para pedir doações. Não têm estrutura de comunicação, não têm um conselho que a apoie, não têm ferramentas tecnológicas”, comenta. Daí a importância de datas como o Dia de Doar para incentivar a visibilidade de diferentes causas sociais. “Além disso, no Brasil, ainda não é um hábito doar. Estamos construindo essa cultura”, reforça.

    Ciente dessas dificuldades, uma das ações da Fundação Norberto Odebrecht é justamente o fortalecimento institucional das organizações com as quais se relaciona. As três escolas rurais apoiadas pelo Tributo ao Futuro, por exemplo, fazem parte do Programa Social coordenado pela Fundação e contam, anualmente, com acompanhamento e apoio na construção de uma gestão eficiente, transparente e efetiva – que gera confiança não só para os jovens beneficiados, mas ainda para os doadores e investidores sociais que acreditam na causa da Educação.

    O Dia de Doar aconteceu no dia 30 de novembro, mas todo dia é dia de contribuir com a Educação! Para apoiar a formação de centenas de jovens da zona rural, acesse www.tributoaofuturo.com e contribua: qualquer valor doado, independente de quão grande ou quão pequeno, ajuda a transformar vidas. 

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Avançando mais um importante passo em sua jornada de promoção do desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, a Organização de...

    11 de Abril de 2024
    +
    0

    Você sabia que quem pratica filantropia por meio de doações para projetos sociais tem direito ao benefício fiscal no...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    O Dia Internacional da Mulher foi uma proposta adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para celebrar...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2022, foi iniciada a reaplicação do Programa Social da Fundação Norberto Odebrecht, o PDCIS, em comunidades do Sana,...

    28 de Fevereiro de 2024