Idioma:

  • Visita da Fundação à Angola representa avanço na reaplicação internacional do PDCIS

    DATA: 29/06/2025

    Publicado por: Odebrecht Engenharia & Construção Fundação Norberto Odebrecht

    Em junho, a Fundação Norberto Odebrecht (FNO) deu mais um passo decisivo rumo à internacionalização do PDCIS, seu programa social voltado ao desenvolvimento sustentável. Após a assinatura de um memorando de entendimentos com a Odebrecht Angola e o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) e a visita dessas instituições ao Brasil para conhecer, in loco, as tecnologias sociais do PDCIS aplicadas com sucesso há mais de 20 anos, foi a vez da FNO atravessar o Atlântico e fortalecer esse intercâmbio.

    Em missão técnica conjunta, a Fundação visitou 17 comunidades do entorno do Novo Aeroporto Internacional de Cabinda (NAIC), projeto executado pela Odebrecht Angola. Localizada na região norte do país, Cabinda é uma das 21 províncias de Angola. O objetivo da comitiva foi realizar um estudo preliminar sobre, principalmente, as condições sociais, culturais e agrárias das famílias agricultoras da região, por meio de escuta ativa e aplicação de questionários, para identificar os principais desafios e oportunidades.

    “Uma das coisas mais legais desse trabalho foi chegar nas comunidades com humildade e respeito, para entender em maior profundidade o território e suas tradições”, destaca Jonas Nogueira, Coordenador de Sustentabilidade da FNO e um dos futuros responsáveis pela cocriação de uma versão do PDCIS adaptada à realidade angolana. “Levaremos uma forma de impacto social, a partir da nossa experiência, que se adeque à cultura deles. A internacionalização de um programa de investimento social privado é algo muito inovador”, declara.

    Dra. Deolinda Almeida, Assessora do FADA, conta que o contato direto com os agricultores familiares de Cabinda e seus líderes comunitários reforçou a convicção de que o desenvolvimento agrário sustentável só é possível através da implementação de soluções integradas, como a formação técnica, inovação agrícola e inclusão produtiva. “Destaca-se, neste contexto, a valiosa experiência trazida pela Fundação Norberto Odebrecht, que poderá inspirar e orientar as ações em Cabinda”, diz.

    Nova fase em Angola

    A experiência brasileira do PDCIS, consolidada há mais de 20 anos no Baixo Sul da Bahia e reaplicada com êxito no Rio de Janeiro, é vista como referência para realização do projeto “Produzir para Transformar Vidas”, que será implementado em parceria entre a FNO, a Odebrecht Angola e o FADA. A iniciativa visa promover o desenvolvimento rural no país africano a partir de estratégias e tecnologias do programa social da FNO, que contribuirão para o aumento da produtividade de pequenos produtores e, consequentemente, da competitividade agrícola.

    “A Fundação tem um know-how muito grande em desenvolvimento agrário junto às comunidades. Com essa experiência aliada ao trabalho realizado pelo FADA, as instituições trabalharão no encaminhamento de uma vertente técnica que irá beneficiar, de maneira consistente e acompanhada, as famílias angolanas”, afirma Claudia Dias, Gerente de Sustentabilidade da obra NAIC, da Odebrecht Angola. Para Dra. Deolinda, esta visita marca o início de um novo ciclo de cooperação entre as instituições. “Unimos os Estados em prol de uma agricultura moderna, resiliente e geradora de oportunidades, onde o potencial se transforma em progresso”, conta.

    Além de representar um avanço estratégico para a FNO, o projeto também é um marco para os 40 anos da atuação da Odebrecht em Angola, consolidando um legado social duradouro para esse país que estabeleceu uma relação sólida e de confiança com o Grupo Novonor. Mas, para Jonas, a iniciativa também representa uma espécie de retribuição da FNO para com um país irmão. “É algo grandioso imaginar que uma fundação empresarial brasileira, nascida na Bahia, atravesse o Atlântico para atuar em benefício de um povo cujos antepassados foram forçados à diáspora rumo às Américas – inclusive ao nosso próprio país – e que contribuíram profundamente para a formação da nossa identidade. Esse gesto carrega um poderoso simbolismo de reconexão, reparação e reconhecimento histórico”, conclui.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Nos dias 10, 11 e 12 de junho de 2025, foi realizado em São Paulo o 12º Congresso Internacional...

    02 de Julho de 2025
    +
    0

    A Prefeitura Municipal de Soledade (RS), o SENAI e o Consórcio Construtor ViaSul – formado pelas construtoras Odebrecht e PowerChina – abriram vagas para o Programa...

    30 de Junho de 2025
    +
    0

    Entre os dias 9 e 13 de junho, as frentes de trabalho do Consórcio Construtor ViaSul, formado pelas empresas...

    30 de Junho de 2025
    +
    0

    A Odebrecht Engenharia & Construção e a Novonor foram novamente reconhecidas com o Selo IIA May, concedido pelo Instituto...

    30 de Junho de 2025