Idioma:

  • Tributo ao Futuro divulga Prestação de Contas 2019.1

    DATA: 14/08/2019

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht

    Prestação de Contas 2019.1 do Tributo ao Futuro já está disponível para todos os investidores sociais da última campanha. O material evidencia como os recursos captados estão sendo utilizados na formação de adolescentes que vivem na zona rural do Baixo Sul da Bahia. No ano passado, mais de 5,3 mil pessoas abraçaram a causa da educação, sendo responsáveis pela arrecadação de cerca de R$ 2,3 milhões.

    Os projetos apoiados via Tributo ao Futuro são executados por três Casas Familiares: Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) e Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN). Essas escolas rurais fazem parte do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), criado e coordenado pela Fundação, e visam oferecer a adolescentes uma educação de qualidade, com formação ética e para valores, e estímulo ao protagonismo juvenil.

    Atualmente, 327 estudantes são beneficiados, sendo 54% de meninos e 46% de meninas. Para o processo seletivo das escolas, 857 adolescentes de 14 municípios do Baixo Sul e cidades vizinhas foram inscritos. Neilma Brito, 14, ingressou no 1º ano da CFR-PTN em 2019. Para ela, a escola já é sinônimo de transformação. “Alguns jovens da minha comunidade entraram na Casa Familiar e falaram de lá como uma referência. Foi então que me dediquei para o processo seletivo. A escola traz novos conhecimentos e trabalha ao lado de pequenos agricultores. Isso está fazendo a diferença na minha vida”, comenta.

    Neilma Brito é uma das jovens que ingressou no 1º ano das Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia

    Os alunos também já foram responsáveis pela realização de 204 ações multiplicadoras em formato de seminários, palestras e dias de campo cujo objetivo é disseminar conhecimentos e compartilhar novas técnicas agrícolas com produtores das regiões onde moram. Apenas no primeiro semestre de 2019, 5.569 pessoas foram indiretamente beneficiadas por essas iniciativas.

    Foram implantados ainda 280 Projetos Educativo-Produtivos (PEP’s), onde os adolescentes recebem insumos e orientações técnicas dos educadores para iniciar seus cultivos, obter renda e reinvestir o lucro em novos ciclos produtivos. Com os recursos captados durante a campanha, foi possível implantar PEPs de cultivos como banana, mandioca, abacaxi, mel, cacau e hortaliças.

    De acordo com Thiago Maciel, responsável pelo Tributo ao Futuro, prestar contas reforça o compromisso com os investidores sociais. “Contamos com o apoio de pessoas engajadas na construção de um futuro com mais oportunidades para centenas de adolescentes e suas famílias no Baixo Sul da Bahia. Agora, estamos apresentando o resultado desse investimento e mostramos conquistas que foram possíveis a partir dos recursos captados na última campanha”, explica.

    Para conferir a Prestação de Contas 2019.1 completa, clique aqui. Por meio da publicação, é possível acessar todos os detalhes dos projetos educacionais apoiados via Tributo e os pareceres de Prestação de Contas das Casas Familiares, assinados pelas Prefeituras Municipais onde cada escola rural está sediada.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Você sabia que quem pratica filantropia por meio de doações para projetos sociais tem direito ao benefício fiscal no...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    O Dia Internacional da Mulher foi uma proposta adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para celebrar...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2022, foi iniciada a reaplicação do Programa Social da Fundação Norberto Odebrecht, o PDCIS, em comunidades do Sana,...

    28 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    De acordo com o Relatório de Riscos Globais de 2024 do Fórum Econômico Mundial (FEM), a escassez de recursos...

    21 de Fevereiro de 2024