Na série especial de notícias em celebração aos 80 anos do Grupo Novonor, destacamos o desempenho na construção de...
Segurança e transparência na contratação de fornecedores
DATA: 17/05/2017
Os processos internos nos Negócios de Engenharia & Construção a partir de agora seguem diretrizes mais seguras, transparentes e alinhadas com a nova Política de Conformidade da Organização Odebrecht. Desde maio, a validação de empresas parceiras está diferente: todos os novos fornecedores ou novos contratos e aditivos com fornecedores que já são parceiros são submetidos a uma análise e validação antes do cadastro.
“O novo processo está em alinhamento com as boas práticas de mercado e com as nossas novas diretrizes”, explica Marcos Yuba, responsável por Conformidade no Brasil para os Negócios de Engenharia & Construção.
Sinergia das equipes
A mudança partiu das equipes do Centro de Serviços Compartilhados da Engenharia e Construção (CSC OEC), de Conformidade e de Tecnologia da Informação. Ricardo Hidalgo, responsável por Integração Exterior do CSC OEC, explica que um dos maiores desafios foi atender aos usuários nos diversos países de atuação da Odebrecht, com seus respectivos modelos de operação e particularidades. O projeto piloto foi implantado no Panamá e foi fundamental para a validação nos demais ambientes.
Uma das mudanças está no preenchimento de um novo formulário de cadastro. Por meio desse formulário, o fornecedor é avaliado pelo CSC, que utiliza uma ferramenta de pesquisa para identificar e gerenciar riscos financeiros, regulatórios e de reputação.
Como foi possível?
Para colocar o novo sistema em prática, a equipe de Conformidade conduziu a definição de conceitos e a estruturação do novo processo, enquanto a área de Tecnologia da Informação teve como desafio o desenvolvimento da nova ferramenta. O CSC, por sua vez, atuou na operacionalização dos sistemas e nos procedimentos.
“O Projeto era extremamente complexo. Tivemos que unificar 28 bancos de dados e diferentes sistemas dentro de uma plataforma única e global em apenas dois meses”, explica Evandro Mendes, responsável por Arquitetura & Desenvolvimento na Tecnologia da Informação.
Nenhum Comentário