A promoção da Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) tem ganhado cada vez mais força no universo corporativo, e se...
Rota do Oeste implanta sinalização viária para prevenção de acidentes em trecho da BR-163
DATA: 25/10/2022
Sinalização em alto relevo está sendo implantada no norte de Mato Grosso
A sinalização horizontal em alto relevo do tipo vibralines, que produzem efeito sonoro em contato com os pneus dos veículos, estão sendo instalados pela Concessionária Rota do Oeste na BR-163 entre o km 570 e km 593, em Novam Mutum. O mecanismo tem o objetivo de alertar os condutores a fim de prevenir ocorrências, principalmente dos tipos saída de pista e tombamentos.
A concessionária optou pela solução a fim de oferecer maior segurança aos usuários que trafegam naquele segmento, onde existe um desnível acentuado entre a pista e a faixa de domínio e devido aos altos índices de saída de pista e tombamento, a decisão dessa sinalização foi por proporcionar maior durabilidade, visibilidade durante a noite e sob condições chuvosas combinada a um aviso sonoro de alerta para os motoristas. O processo de aplicação do termoplástico alto-relevo é mecânico contínuo com espaçamentos regulares entre os relevos de 250 mm a 500 mm, base contínua de 1,5 mm a 3 mm, larguras de 150 mm e altura máxima de 8 mm, criando o efeito sonoro e trepidação desejados ao serem sobrepostos pelos veículos.
Para o gerente de Obras e Conservação da Concessionária Rota do Oeste, Jhonatan Bezerra, a utilização dos vibralines é mais eficiente do que as populares tachas de sinalização, justamente pelo efeito sonoro produzido, que funciona como um alerta. O funcionamento da solução se dá quando, ao perceber o aviso sonoro e trepidação causados pelo alto relevo, o motorista sabe que precisa retornar para a pista e consegue recobrar o controle sobre o veículo.
A eficácia da aplicação será monitorada pela Concessionária Rota do Oeste, por meio dos dados sobre as ocorrências registradas na região. Os dispositivos estão sendo instalados nos sentidos norte e sul durante todo o mês de outubro e já podem ser conferidos em alguns trechos da BR-163 na entrada do município de Nova Mutum.
Medida de contingência – A implantação dos dispositivos em alto relevo neste trecho é uma medida emergencial para promover a segurança viária dos usuários da BR-163 e conter as ocorrências na região. Com a conclusão do processo do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em andamento, os investimentos da nova controladora da Rota do Oeste, a estatal MT Par, possibilitarão a duplicação da rodovia no trecho citado como uma das prioridades do contrato.
Nenhum Comentário