Idioma:

  • Rede pelo Desenvolvimento Sustentável

    DATA: 20/01/2018

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht

    Integrantes da Braskem, parceira da Fundação Odebrecht, visitaram instituições apoiadas pelo PDCIS em outubro de 2017

    Desde de que foi fundada, há 52 anos, a Fundação Odebrecht (FO) conta com parcerias essenciais na busca da transformação social de jovens e suas famílias. Quando decidiu concentrar seus esforços na região do Baixo Sul da Bahia, em 2003, criando o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), a instituição já sabia que este seria um grande trabalho em equipe. Uma união que envolve não só o aporte financeiro e repasse de tecnologias, mas o compromisso com a ética, integridade e transparência, com metas e prestação de contas realizadas de forma qualificada.

     

    Mitsubishi Corporation e Braskem são exemplos de empresas que apostam nesse modelo de desenvolvimento e apoiam a Fundação através do Investimento Social Privado. Essa prática é caracterizada pelo repasse espontâneo de recursos privados de forma sistemática, monitorada e planejada para projetos sociais, ambientais, culturais ou científicos. Esses projetos podem ser realizados por fundações, empresas, institutos (tanto de origem empresarial como familiar), comunidades ou indivíduos.

     

    A Mitsubishi, apoiadora do PDCIS há nove anos, acredita no potencial transformador da educação de jovens que vivem no campo. Aiichiro Matsunaga, CEO Regional para América Latina da Mitsubishi Corporation, visitou a região em 2014 e ficou impressionado com o trabalho feito pelas Casas Familiares, escolas apoiadas pela Fundação Odebrecht através do PDCIS que, a partir de uma educação contextualizada, aliam o nível médio ao técnico. “Estou feliz por podermos colaborar com o autossustento dos moradores locais através dos ensinos das técnicas agrícolas, enquanto protegemos o meio ambiente”, declara. A Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), em Nilo Peçanha, a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) e a Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) são apoiadas pela Mitsubishi.

     

    A Braskem, de acordo com Jorge Soto, Diretor de Desenvolvimento Sustentável, tem orgulho em ser uma investidora das instituições apoiadas pela Fundação, atuando tanto em projetos educacionais quanto ambientais, junto à Organização de Conservação da Terra (OCT). “Esses projetos promovem a inclusão social através do empreendedorismo e da preservação ambiental. Isso está completamente alinhado com o propósito da Braskem, de melhorar a vida das pessoas. Entendemos que o desenvolvimento sustentável jamais pode ser conduzido de forma isolada, então esse tipo de parceria é fundamental, principalmente quando há um alinhamento completo de valores, como é caso entre as duas organizações [FO e Braskem]”.

     

    União que transforma

    Via Programa Tributo ao Futuro – Novas Gerações, outra fundamental parceria é efetivada junto aos Conselhos Municipais do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) das cidades onde estão as unidades de ensino, executoras dos projetos apoiados pelo programa. “A parceria com a Fundação Odebrecht é de grande valia pois nos ajuda com a captação de recursos para os Fundos [Municipais da Infância e Adolescência] e na atuação com as políticas públicas e municipais voltadas para o direito da criança e do adolescente”, comenta Robson de Carvalho, Presidente do CMDCA de Nilo Peçanha.

    Em 2015, Myriam Tricate, coordenadora do PEA no Brasil, foi uma das representantes da Unesco que conheceu as Casas Familiares

    Outro grande elo transformador acontece com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em 2015, as Casas Familiares apoiadas pelo PDCIS passaram a fazer parte do Programa de Escolas Associadas no Brasil (PEA), uma rede de 364 escolas que trabalham pelos valores e desenvolvimento da cultura da sustentabilidade e da paz. Após visita às Casas em 2015, Myriam Tricate, coordenadora do PEA no Brasil, comentou sobre o impacto das escolas na região. “Foi a demonstração mais clara do poder transformador da educação. Sem dúvida, o conhecimento é fundamental para a nossa vida, para o trabalho, para esse mundo em que precisamos aprender a vida inteira. Eu acredito que a educação traz algo a mais. Ela nos ensina a sonhar, abre nossos horizontes, nos faz querer ir mais longe e é isso o que eu desejo aos estudantes do Baixo Sul. Que sonhem alto, que façam acontecer”, disse.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Avançando mais um importante passo em sua jornada de promoção do desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, a Organização de...

    11 de Abril de 2024
    +
    0

    Você sabia que quem pratica filantropia por meio de doações para projetos sociais tem direito ao benefício fiscal no...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    O Dia Internacional da Mulher foi uma proposta adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para celebrar...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2022, foi iniciada a reaplicação do Programa Social da Fundação Norberto Odebrecht, o PDCIS, em comunidades do Sana,...

    28 de Fevereiro de 2024