Idioma:

  • Programa de voluntariado VOCÊ é encerrado em visita à Bahia

    DATA: 24/04/2023

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht

    Mentorias conectaram integrantes da OEC e jovens da zona rural

     

    Nos dias 13 e 14 de abril, um ciclo de meses de mentorias, troca de experiências, aconselhamentos e criação de conexões foi encerrado em grande estilo. O programa de voluntariado VOCÊ, realizado pela Fundação Norberto Odebrecht a pedido da OEC, foi finalizado em uma visita presencial ao Baixo Sul da Bahia com cerca de 50 participantes. A iniciativa uniu integrantes da empresa com jovens beneficiados pelo Programa Social da Fundação, promovendo encontros para ajudar os meninos e meninas participantes a traçarem objetivos de vida e de carreira.

    Mentores e mentorados puderam se ver presencialmente pela primeira vez. “Ver de perto a realidade destes jovens é algo que encanta, que nos engrandece”, disse Alexandre Baltar, responsável por Sustentabilidade e ESG na OEC/Novonor.

    Uma jovem mulher e uma adolescente conversam

    As mentorias apoiaram jovens da zona rural a traçarem objetivos de vida e de carreira

    O encontro foi uma oportunidade para mentores e mentorados se verem presencialmente pela primeira vez, após meses de reuniões online, e compartilharem os resultados das mentorias. Vagner Santos, estudante da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), usou o momento para agradecer à mentora Stael Rocha com um cordel autoral: “Stael, quero te agradecer/ por tanto me ensinar/ por também esclarecer / como pensar e trabalhar / (…) / falamos das minhas culturas / mas na criação de suínos decidimos focar / dialogando e conhecendo melhor minha realidade / você toda contente, por poder me ajudar”.

    Outros destaques do trabalho das duplas foram a elaboração de plano de estudos para o vestibular; o auxílio à realização de testes vocacionais; chamadas de vídeo para que as famílias dos mentores e dos mentorados se conhecessem; chamadas de vídeos para mostrar o dia a dia de uma das obras da OEC; e apoio no fortalecimento da empresa de polpas da família de uma das jovens. Para Gabriella Clink, integrante da empresa, as mentorias ensinaram tanto para os jovens quanto para os mentores: “foi inspirador ver nos olhos dela [Mávila Nunes, sua mentorada] a vontade de galgar um novo degrau. Tudo isso foi ainda mais gratificante para mim, eu acredito, do que para ela”, disse.

    Legado do programa

    Yago dos Santos, estudante da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) que participou da iniciativa e teve Sayuri Costa como mentora, diz esperar que os participantes sigam apoiando outros jovens. “Sei que ela ainda vai agregar na vida de muitas pessoas, porque eu não vou ser o último mentorado dela. Sayuri ainda vai ajudar muito mais jovens como ela me ajudou”, disse ele.

    Para Gustavo Espinheira, coordenador de Pessoas & Organização na OEC, a amizade com o jovem Gabriel Soares não vai acabar com o encerramento do Programa. “Criamos uma relação de confiança que vai se desdobrar para além daqui. Hoje, mais do que nunca, fica claro o quanto vale a pena esse investimento da empresa em integrar os colaboradores a ações sociais”, opinou ele. Letícia Paiva, que atua como advogada do Jurídico Negocial na OEC, concorda: “esse foi o tipo de atividade que nos faz conhecer melhor as pessoas com quem a gente trabalha”.

    Integrantes ainda puderam conhecer a produção de chocolate artesanal de uma das Casas Familiares visitadas

    Experiências

    O encerramento do Programa VOCÊ aconteceu na Casa Familiar Agroflorestal (CFAF), em Nilo Peçanha (BA). No dia seguinte, os mentores também puderam visitar a Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), na cidade de mesmo nome, onde conversaram com uma das turmas em formação, conheceram uma plantação de cacau pela primeira vez e ainda puderam participar da produção do chocolate artesanal vendido pela escola, o Sonhos da Terra.

    Para Alexandre Baltar, responsável por Sustentabilidade e ESG na OEC/Novonor, a realização do VOCÊ e a visita às Casas Familiares permitiu que os integrantes conhecessem um contexto diferente, mas com muitas conexões com a cultura do Grupo Novonor. “Ver de perto a realidade destes jovens é algo que encanta, que nos engrandece”, disse ele, durante o evento. “Os integrantes aqui presentes puderam exercitar a Nossa Cultura na prática em uma realidade tão diversa do nosso dia a dia, mas que tem muita coisa em comum com os valores da nossa organização”, afirmou.

    Realizar iniciativas que aproximem os integrantes do Grupo da transformação social gerada nos projetos e programas da Fundação Norberto Odebrecht foi um dos objetivos do Programa VOCÊ. E para Cláudia Pimentel, responsável por Sustentabilidade e Parcerias na Fundação, este objetivo foi alcançado com êxito durante o encerramento. “Saímos daqui com a percepção de que o programa realmente trouxe impacto para a vida dos mentores e dos mentorados. Temos muito orgulho de ter promovido este programa e de termos trazido esta vivência para todos os envolvidos”, contou ela.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Avançando mais um importante passo em sua jornada de promoção do desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, a Organização de...

    11 de Abril de 2024
    +
    0

    Você sabia que quem pratica filantropia por meio de doações para projetos sociais tem direito ao benefício fiscal no...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    O Dia Internacional da Mulher foi uma proposta adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para celebrar...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2022, foi iniciada a reaplicação do Programa Social da Fundação Norberto Odebrecht, o PDCIS, em comunidades do Sana,...

    28 de Fevereiro de 2024