Idioma:

  • Empresas do Grupo Novonor são destaque em ranking de inovação aberta

    DATA: 09/11/2023

    Publicado por: Braskem Ocyan OEC

    Os negócios do Grupo Novonor foram reconhecidos pela edição de 2023 do Ranking 100 Open Startups. A premiação destaca as empresas que são líderes em inovação e que ocupam posições atrativas para o mercado corporativo.

    Na categoria Engenharia e Construção, a OEC conquistou a 4º posição. Já a Ocyan alcançou a 2ª posição na categoria Top 10 Petróleo e Gás e a Braskem a 2º posição no Top 10 Química.

    Além de reconhecer e premiar os principais praticantes de inovação aberta no país, o ranking tem como objetivo fomentar e medir a evolução dessa prática no Brasil e na América Latina. Por contar com critérios objetivos, baseados na quantidade e intensidade dos relacionamentos entre corporações e startups, o Ranking 100 Open Startups é uma das principais fontes de dados sobre open innovation, sendo utilizado como referência por empresas e investidores que buscam se conectar com estes negócios. O Ranking é publicado desde 2016 com foco em promover e gerar negócios.

    De acordo com a 100 Open Startups, entidade que promove o ranking e avalia as empresas participantes, o reconhecimento para a OEC ocorre em função do destacado desempenho da empresa em inovação aberta com Startups.

    Para Daniel Lepikson, responsável por Inovação na OEC, a presença da empresa no ranking é fruto de um trabalho consistente e eficaz de relacionamento com o ecossistema de inovação. “Aproximações cada vez mais frequentes e intensas com startups vem nos trazendo resultados tangíveis já mensurados internamente, o que confirma a importância deste trabalho e amplia a nossa responsabilidade em aprimorar cada vez mais as ações neste sentido”, avalia. Ainda segundo ele, este reconhecimento só foi possível graças à atuação das equipes das obras que, com criatividade e na busca por melhores resultados, vêm consolidando parcerias frutíferas.

    OEC IN

    O programa institucional de inovação da OEC, o OEC IN, tem o objetivo de conceber soluções para os desafios enfrentados nos canteiros e escritórios da empresa. Ele foi estruturado com base em quatro vertentes: desenvolver uma cultura interna voltada à mobilização e engajamento; conectar a OEC ao ecossistema de inovação aberta; oferecer apoio técnico em processos de atualização tecnológica, gestão do conhecimento e transformação digital; e posicionar a OEC como protagonista que fomenta e integra a inovação em seu setor de atuação. Além de estimular as equipes a buscarem novas metodologias, tecnologias, materiais e processos, o programa proporciona a guarda e disseminação destas informações, ampliando sua aplicação nos canteiros.

    O OEC IN facilita o desenvolvimento de soluções e desafios de inovação para oportunidades identificadas. Sempre que identificada uma oportunidade, são formados Grupos de Trabalho (GTs) – estruturas temporárias que se organizam espontaneamente, inspiradas no conceito das “mesas ágeis”. Trata-se de pequenas equipes multidisciplinares integradas por pessoas com diferentes habilidades, trabalho colaborativo e objetivos comuns.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0
    OEC

    Livro em formato digital apresenta coletânea de artigos desenvolvidos no programa OEC IN sobre as tecnologias, desafios e oportunidades...

    15 de Abril de 2024
    +
    0
    OEC

    A OEC – Engenharia e Construção foi eleita uma das empresas de engenharia mais inovadoras de 2024 na 5ª...

    15 de Abril de 2024
    +
    0

    O Relatório Integrado de 2023 já está disponível. Nele você pode conferir nossos resultados, iniciativas e avanços do último...

    03 de Abril de 2024
    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024