Idioma:

  • Pioneiras no Grupo Novonor: conheça algumas mulheres da nossa história

    DATA: 10/03/2022

    Publicado por: Novonor

    Elas superaram desafios e deixaram importantes contribuições ao longo dos mais de 75 anos do Grupo Novonor.

    Em homenagem a todas que fizeram, que fazem e que ainda farão parte da nossa história, reunimos alguns exemplos de mulheres pioneiras no Grupo.

     

    Ruth Evangelista e Norberto Odebrecht

     

    1ª contratada:

     

    Ruth de Oliveira Evangelista foi a primeira mulher contratada pelo Grupo Novonor na década de 1950. Começou como telefonista e atuou também como secretária. Ruth deixou a empresa para ir morar nos Estados Unidos e estudar inglês, em julho de 1963. Casou-se em Nova Iorque e teve dois filhos. Morou com a família em Miami por muitos anos, até seu falecimento em 3 de julho de 2017.

     

     

     

     

    Maria Helena Cardoso Giuliani

    1ª a completar 40 anos:

     

    Em 4 de agosto de 2006, Maria Helena Cardoso Giuliani completou 40 anos de trabalho no Grupo, conquistando o posto de primeira mulher a comemorar este feito. Sua trajetória iniciou em 1966 como secretária na Companhia Brasileira de Projetos e Obras (CBPO), subsidiária da Construtora Norberto Odebrecht à época. Maria Helena também foi uma das primeiras mulheres contratadas, já que apenas cinco trabalhavam em toda a empresa quando chegou.

     

    Ana Carolina Farias e Juliana Mesquita Monteiro Gamba

    1ªs Diretoras de Contrato:

     

    Com apenas 32 anos, Juliana Mesquita Monteiro Gamba foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Diretora de Contrato da OR, em 2011, além de ser a mais jovem entre os diretores de incorporação da época.

    Na antiga Odebrecht Infraestrutura, a primeira diretora de contrato foi Ana Carolina Farias, que entrou no Grupo como estagiária e se desenvolveu até assumir a diretoria do Complexo Rodoviário Expressway, em Suape (PE).

     

    Viviane Arantes

    1ª mulher soldadora para submarinos do Brasil:

     

    Viviane Arantes ingressou em 2012 na Itaguaí Construções Navais (ICN), que tinha a participação da antiga Odebrecht Defesa e Tecnologia. Era a única mulher a trabalhar como soldadora e, com o apoio da empresa, tornou-se a primeira do Brasil qualificada para Aço 80 HLES, material utilizado na estrutura principal do casco dos submarinos construídos para o Prosub-EBN.

     

     

     

     

    Juliana Baiardi

    1ª LN:

     

    Juliana Baiardi está no Grupo Novonor desde 2011 e foi a primeira mulher Líder de Negócio da nossa história, quando assumiu o cargo na antiga Odebrecht Ambiental, em 2016. Depois, também foi LN da OTP e da Atvos em programas desafiadores e hoje é assessora do Diretor-Presidente da Novonor S.A.

     

     

    Ieda Gomes Yell

    1ª Conselheira:

     

    A chegada da primeira mulher ao conselho ocorreu em 2018. Ieda Gomes Yell, engenheira química baiana, conquistou o posto aos 62 anos. No currículo, acumulava mais de 30 anos de experiência internacional em projetos de gás natural, energia e infraestrutura, além de atuação em conselhos de empresas internacionais. Ieda também é a fundadora e ainda conselheira da Will Latam, organização sem fins lucrativos voltada para o desenvolvimento de lideranças femininas na América Latina.

     

     

    Dica: nosso Centro de Memória Novonor (CDR) reúne todo o acervo histórico do Grupo em um banco digital. Clique aqui para acessar.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    O Grupo Novonor, representado pelo presidente da OEC – Engenharia e Construção, Maurício Cruz, foi convidado pelo Lide para...

    06 de Março de 2024
    +
    0

    Depois de um longo e minucioso processo de auditoria realizado pelos auditores internacionais QMS Certification, as concessionárias Trasvase Olmos...

    07 de Fevereiro de 2024