Com o objetivo de proporcionar orientações, conteúdos relevantes e ferramentas que contribuam para a manutenção e ampliação do bem-estar...
Pioneiras no Grupo Novonor: conheça algumas mulheres da nossa história
DATA: 10/03/2022
Elas superaram desafios e deixaram importantes contribuições ao longo dos mais de 75 anos do Grupo Novonor.
Em homenagem a todas que fizeram, que fazem e que ainda farão parte da nossa história, reunimos alguns exemplos de mulheres pioneiras no Grupo.
1ª contratada:
Ruth de Oliveira Evangelista foi a primeira mulher contratada pelo Grupo Novonor na década de 1950. Começou como telefonista e atuou também como secretária. Ruth deixou a empresa para ir morar nos Estados Unidos e estudar inglês, em julho de 1963. Casou-se em Nova Iorque e teve dois filhos. Morou com a família em Miami por muitos anos, até seu falecimento em 3 de julho de 2017.
1ª a completar 40 anos:
Em 4 de agosto de 2006, Maria Helena Cardoso Giuliani completou 40 anos de trabalho no Grupo, conquistando o posto de primeira mulher a comemorar este feito. Sua trajetória iniciou em 1966 como secretária na Companhia Brasileira de Projetos e Obras (CBPO), subsidiária da Construtora Norberto Odebrecht à época. Maria Helena também foi uma das primeiras mulheres contratadas, já que apenas cinco trabalhavam em toda a empresa quando chegou.
1ªs Diretoras de Contrato:
Com apenas 32 anos, Juliana Mesquita Monteiro Gamba foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Diretora de Contrato da OR, em 2011, além de ser a mais jovem entre os diretores de incorporação da época.
Na antiga Odebrecht Infraestrutura, a primeira diretora de contrato foi Ana Carolina Farias, que entrou no Grupo como estagiária e se desenvolveu até assumir a diretoria do Complexo Rodoviário Expressway, em Suape (PE).
1ª mulher soldadora para submarinos do Brasil:
Viviane Arantes ingressou em 2012 na Itaguaí Construções Navais (ICN), que tinha a participação da antiga Odebrecht Defesa e Tecnologia. Era a única mulher a trabalhar como soldadora e, com o apoio da empresa, tornou-se a primeira do Brasil qualificada para Aço 80 HLES, material utilizado na estrutura principal do casco dos submarinos construídos para o Prosub-EBN.
1ª LN:
Juliana Baiardi está no Grupo Novonor desde 2011 e foi a primeira mulher Líder de Negócio da nossa história, quando assumiu o cargo na antiga Odebrecht Ambiental, em 2016. Depois, também foi LN da OTP e da Atvos em programas desafiadores e hoje é assessora do Diretor-Presidente da Novonor S.A.
1ª Conselheira:
A chegada da primeira mulher ao conselho ocorreu em 2018. Ieda Gomes Yell, engenheira química baiana, conquistou o posto aos 62 anos. No currículo, acumulava mais de 30 anos de experiência internacional em projetos de gás natural, energia e infraestrutura, além de atuação em conselhos de empresas internacionais. Ieda também é a fundadora e ainda conselheira da Will Latam, organização sem fins lucrativos voltada para o desenvolvimento de lideranças femininas na América Latina.
Nenhum Comentário