Idioma:

  • Os acontecimentos recentes da economia e o impacto no seu plano.

    DATA: 22/06/2022

    Publicado por: Vexty

    Caros Participantes e Assistidos. Estamos vivenciando um cenário bastante turbulento no mercado financeiro global, com os investidores pelo mundo demonstrando maior aversão ao risco.

    Vários fatores têm impactado o humor dos investidores. Podemos destacar um receio cada vez maior da possibilidade de uma forte desaceleração (há quem espere até uma leve recessão no curto prazo) de algumas economias, principalmente a dos EUA e, em menor intensidade e probabilidade, da Zona do Euro. Dentre as principais razões, a adoção de políticas mais restritivas (contracionistas) pelos bancos centrais, especialmente por meio de aumento dos juros para combater uma inflação elevada e consistente.

    Nos EUA, as projeções apontam para seguidos aumentos dos juros pelo Fed (banco central norte-americano), podendo até superar os 3% a.a. ao final do ciclo de aperto, acima do patamar entendido como neutro (algo em torno de 2%-2,5% a.a.). No Brasil, as estimativas apontam que a taxa de juros (Selic) deve ficar próxima do nível atual (13,25% a.a.) por um período superior ao inicialmente esperado pelos economistas.

    E o que tem mantido a inflação em níveis elevados? Podemos destacar 2 principais fatores (i) incertezas com a duração e intensidade do conflito entre Ucrânia e Rússia, consequentemente, quanto aos impactos nos preços de determinadas commodities; e (ii) ritmo (mais lento) de recuperação das cadeias de suprimentos pós Pandemia, gerando escassez de oferta de determinados insumos e produtos.

    Há ainda dúvidas sobre qual será o patamar de crescimento econômico da China, especialmente com a chance de a qualquer momento o governo estabelecer controles de circulação de pessoas a depender do avanço da Covid-19.

    Nesse contexto de baixo crescimento econômico e inflação elevada, as bolsas globais estão sofrendo bastante. No acumulado do ano até o dia 20 de junho, (i) o S&P 500, principal índice da bolsa dos EUA está caindo 22,33% em Dólares e 28,13% em Reais, (ii) o MSCI World, índice apurado pelo Morgan Stanley que mede o desempenho das bolsas em escala global, está acumulando um recuo de 22,80% em Dólares e 28,56% em Reais, (iii) o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, que havia subido 20% no primeiro trimestre, devolveu todo o ganho e agora cai 4,74% em relação a dezembro de 2021. Da mesma forma, o mercado internacional de títulos de dívida também está apresentando desempenho negativo no mesmo período, em razão do aumento do nível de juros nas principais economias. O Índice Barclays Global Aggregate Hedged USD, que apura o comportamento dos preços de títulos de dívida em escala global, acumula uma queda de 11,02%.

    Com isso, nossas alocações em renda variável e investimento no exterior têm impactado negativamente os resultados dos Perfis, especialmente os mais longos. Até mesmo o Perfil Curto Prazo, que conta com aproximadamente 8% de alocação em Renda Fixa Global com Hedge, tem sofrido com a rentabilidade negativa dos títulos de renda fixa emitidos no exterior.

    Em contraponto, as alocações realizadas nas classes Renda Fixa Curto Prazo, Renda Fixa Juro Real (Inflação), Ilíquidos, e, especialmente, Multimercado, contribuíram positivamente para os resultados dos Perfis.

    Nesses momentos temos que lembrar que volatilidade de curto prazo é esperada e que em previdência, consistência e técnica na gestão dos recursos, com foco na macro alocação (estratégia estrutural) e diversificação dos investimentos, é o que se espera que traga retorno positivo ao Participante.

    Evidente que, apesar disso, sempre estamos monitorando o cenário geral, buscando amenizar efeitos decorrentes de tombos do mercado ou incrementar os ganhos por meio de movimentos táticos/pontuais de curto prazo.

    Caso queira se aprofundar um pouco mais sobre o nosso modelo de Perfis de Investimento e as principais características das Classes de Ativos estruturadas aqui na Vexty, recomendamos a leitura de uma série de matérias aprofundadas, disponíveis na editoria exclusiva “Pra você ser agente dos seus investimentos: de olho na campanha de perfis”, dessa Newsletter.

    Aproveitamos para lembrá-los da Lâmina dos Perfis de Investimento, disponível no Website da Vexty. Esse instrumento permite avaliar o desempenho do seu Perfil de Investimento em diversos períodos.

    Continuem acompanhando os resultados dos Perfis de Investimento e, caso tenham dúvidas, estamos à disposição por meio dos nossos canais de atendimento.

     

    Estar sempre atualizado(a) sobre o desempenho dos seus investimentos. Vexty. Com certeza.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    A Vexty realizou em 16 de abril de 2024 um webinar Especial | Perfil de Investimentos, direcionado para os...

    16 de Abril de 2024
    +
    0

    Confira no 1º período para avaliação de Perfil de Investimento, de 1 a 30 de abril. Durante todo o...

    01 de Abril de 2024
    +
    0

    O Conselho Deliberativo da Vexty aprovou, em 13 de dezembro de 2023, a Política de Investimentos do Plano Vexty...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2024 a Vexty completa três décadas com a certeza de que só chegou até aqui devido à confiança...

    01 de Março de 2024