A Fundação Norberto Odebrecht realizou o sorteio de três kits de produtos feitos pelos projetos apoiados pela entidade no...
Projeto Olmos celebra cinco anos de operação no Peru
DATA: 07/11/2019
No dia 7 de novembro, o Projeto Olmos, no Peru, comemorou seu quinto aniversário de operação. Em 2014, foram concluídas as obras de irrigação e iniciada a entrega de água aos agricultores beneficiários da região.
O Projeto Olmos transfere as águas da encosta do Atlântico do rio Huancabamba para a encosta do Pacífico para o uso agrícola. O projeto é composto por dois componentes: o de transferência de Olmos e o de irrigação, operados por duas concessionárias.
A concessionária Transfer Olmos é responsável pela transferência. A empresa atua na construção e operação das obras, com o objetivo de regular, capturar e transferir a água do rio Huancabamba para irrigação em Olmos. Suas principais obras são a Barragem de Limón e o Túnel Transandino, que possui de 20 km de comprimento.
O componente irrigação é uma iniciativa privada autossustentável, concedida à H2Olmos. Hoje, a concessionária opera as obras de irrigação para fornecer água à 43,5 mil hectares, dos quais 38 mil pertencem a empresas do agronegócio e 5,5 mil pertencem a pequenos agricultores localizados no vale de Olmos.
“Ao celebrar o 5º aniversário da operação, o Olmos é um projeto de sucesso que deve ser replicado, considerando os grandes resultados alcançados. O modelo é inovador desde a concepção da estrutura de engenharia e financeira ao leilão de terras de 38 mil hectares, que foi uma aposta e um grande desafio assumido pelas concessionárias Transfer Olmos e H2Olmos para o desenvolvimento agrícola da região de Lambayeque”, comenta Alfonso Pinillos, diretor de investimentos de Olmos.
Até o momento, as empresas do agronegócio investiram mais de 600 milhões de dólares no desenvolvimento de 22 mil hectares de culturas de exportação, como abacate, uvas, mirtilos, cana-de-açúcar, aspargos etc. Além disso, mais de 12 mil empregos diretos e 20 mil indiretos foram criados.
Nenhum Comentário