Durante a Reunião Anual da Novonor, no dia 19 de dezembro, além de celebrar os 80 anos do Grupo...
OEC lança programa de voluntariado em parceria com a Fundação
DATA: 10/11/2022
Programa VOCÊ foi lançado ontem (9) em evento online com 80 participantes
A OEC e a Fundação Norberto Odebrecht (FNO) lançaram, nesta quarta-feira (9), o programa de voluntariado VOCÊ, que vai promover mentorias de vida e carreira entre integrantes da empresa de construção civil e jovens da zona rural da Bahia. O kick-off da iniciativa aconteceu em um evento online com a participação de mais de 80 pessoas, entre elas integrantes da OEC, Novonor, Fundação, Casas Familiares e jovens beneficiários do Programa Social da Fundação que serão mentorados no programa.
O encontro foi iniciado com uma fala de Maurício Cruz, líder de Negócio na OEC. “Norberto Odebrecht, fundador do Grupo Novonor, teve um legado fantástico enquanto engenheiro, mas também contribuindo para a formação de jovens e apoiando áreas que precisavam de desenvolvimento”, disse ele. Para Maurício, o lançamento do programa de voluntariado é resultado dos compromissos da empresa com uma atuação ESG em homenagem a este legado. “[A realização do programa de voluntariado] é a nossa devolução, nossa contrapartida, por tudo aquilo que ele realizou”, comentou.
Em seguida, falas de Fábio Wanderley, superintendente da Fundação, e de Ludmila Lavigne, responsável por Planejamento e Pessoas na OEC, abordaram o impacto esperado com a iniciativa. “Na Fundação, nós desenvolvemos soluções de impacto para organizações, empresas e pessoas. Por isso, não demoramos em responder ao chamado da OEC para construção de um programa de voluntariado que conectasse realidades distintas e promovesse troca de conhecimentos, empatia e solidariedade”, explicou Fábio.
Já para Ludmila, que também faz parte do Conselho de Curadores da FNO, a importância de incentivar a solidariedade foi chave para a construção do VOCÊ: “o Brasil é um país que ainda pode ampliar a cultura do voluntariado. E um projeto como este é uma oportunidade de incentivar nossos integrantes, na OEC, a contribuírem para o desenvolvimento sustentável, além de aproximá-los do trabalho realizado pela Fundação Norberto Odebrecht”, disse. “Quando começamos um voluntariado, é porque desejamos apoiar, contribuir com alguém. Mas o ganho para nós mesmos é ainda maior”, opinou ela.
Interação
O lançamento do programa ainda contou com um quiz participativo sobre a Nossa Cultura [conheça mais aqui!] e muita interação entre mentores e mentorados. A partir de perguntas feita pela mediadora, os presentes se apresentaram, comentaram suas expectativas para o programa de voluntariado e compartilharam algumas de suas experiências de vida. Para Henrique Rodrigues, integrante da área jurídica da OEC, o objetivo é viver um intercâmbio de experiências com seu mentorado, Elias Nascimento. “Será uma troca, pois todos nós carregamos sonhos. Eles [os jovens] podem nos ajudar a sonhar, nos reenergizar. E nós podemos ajudá-los com orientação, com capacitação”, explicou.
Quem também deseja aprender é Cibelle Pereira, de 17 anos, que estuda na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) e será uma das jovens que serão apoiadas para criar seu plano de vida e carreira. “Eu tenho dois sonhos: fazer faculdade, de zootecnia ou de engenharia agrônoma, e viajar o mundo, conhecendo outros países e compartilhando a minha experiência como uma jovem filha de agricultores familiares”, disse ela, que espera contar com o apoio de seu mentor, Lucas Barbosa, para alcançar seus objetivos.
O VOCÊ vai acontecer ao longo de 4 meses, durante os quais mentores e mentorados terão cinco encontros feitos de forma online. Em abril de 2023, o programa será encerrado com um evento de culminância entre os participantes.
Nenhum Comentário