Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...
Ocyan e Magma Global concluem projeto de novo sistema de risers para campos de petróleo em águas ultraprofundas
DATA: 03/05/2018
Assinatura do acordo comercial prepara as empresas para atenderem campos de águas ultraprofundas no Brasil.
A Ocyan e a Magma Global, fabricante do duto termo-compósito (TCP) mais avançado do mundo, anunciaram no dia 02 de maio a conclusão do projeto conceitual do “Composite Multi-Bore Hybrid Riser” (CMHR) para águas ultraprofundas. As empresas assinaram um acordo comercial de longo prazo e vão oferecer a solução CMHR conjuntamente para campos em águas ultra-profundas no Brasil. O conceito foi validado por uma empresa de engenharia e já está sendo apresentado e avaliado por potenciais clientes.
O CMHR proporciona vários benefícios para as empresas operadoras de campos de petróleo. Atualmente há uma demanda constante pela redução em peso e carga na operação de navios do tipo FPSOs (Floating, Production, Storage and Offloading). Como uma solução desacoplada, o CMHR aplica menos de 20% da carga de outras soluções, resultando em uma diferença de carga de até 9.000 toneladas-força por FPSO.
O uso de TCP traz alta resistência à corrosão (por exemplo CO2 e H2S), redução no peso e a possibilidade de suportar alta temperatura e pressão. Sua flexibilidade mecânica permite o projeto de um novo conceito para a terminação inferior (patente pendente) que permite que o riser (duto) seja conectado diretamente ao flowline – tanto rígido quanto flexível – sem alteração no projeto do CMHR.
O duto usado no CMHR será o m-pipe®, fabricado pela Magma, que é enrolado em bobinas e não requer solda, o que faz com que o sistema de fabricação seja compacto, simples, e padronizável, permitindo assim alto conteúdo local. Uma vez que todos os componentes do CMHR estejam no canteiro, a montagem do CMHR leva apenas 20 dias. A instalação offshore (em alto mar) leva outros 20 dias, sem a necessidade de aplicação de embarcações especiais e pouca exposição a mau tempo.
“Nós trabalhamos em parceria com a Magma e conseguimos projetar um sistema robusto de ‘riser’. É um casamento perfeito no aspecto técnico, já que o CMHR proporciona um apoio de forma que o riser funciona praticamente como um spool, em uma aplicação quase-estática. Além disso, o conceito faz uso das propriedades mecânicas do m-pipe®. O resultado superou nossas expectativas e a complexidade do projeto foi reduzida drasticamente”, afirma Marcelo Nunes, Diretor de Subsea da Ocyan.
O m-pipe®, fabricado pela Magma Global, é um tubo de elevada qualidade, de alta resistência e leve peso de carbono e polímero PEEK com uma estrutura monolítica completa desde o seu diâmetro interior ao exterior. O m-pipe® proporciona desempenho superior em águas profundas e condições marítimas adversas, proporcionando reduções significativas no risco e custo para desenvolvimento e operação do campo offshore.
Nenhum Comentário