Idioma:

  • Ocyan comemora Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com avanços na agenda racial de gênero

    DATA: 24/07/2023

    Publicado por: Ocyan

    A Ocyan comemora o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado dia 25/07, com avanços na agenda de diversidade. O último levantamento apontou que, entre as mulheres contratadas, 46% são negras, resultado que reflete o compromisso da companhia de atrair, desenvolver e reter profissionais negros.

    No que se refere à liderança, a empresa alcançou 36% de pretos e pardos em cargos de decisão, número 6% maior do que a meta do Movimento Raça é Prioridade, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) – do qual a Ocyan é signatária – que prevê 30% de negros em cargos de chefia até 2030. Mas há um caminho a ser construído em relação as integrantes negras, especialmente líderes, onde 22% da liderança negra é composta por mulheres.

    “Temos clareza de que é fundamental ações internas e externas para maior atração, recrutamento e seleção de mulheres pretas e pardas, bem como desenvolvimento de talentos internos inerentes a este grupo de profissionais. Um exemplo claro é a nossa Conselheira independente, Cristina Pinho, que ocupa uma posição estratégica na empresa e representa bem este lugar de fala enquanto mulher negra junto a nossa alta liderança. Falar disso no Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha reforça a nosso compromisso em abrir espaços de oportunidade e de representatividade do público feminino multirracial e multiétnico em nosso ambiente de trabalho”, afirma Ester Bayerl, coordenadora de Responsabilidade Social e Diversidade.

    Na busca por mais diversidade, a empresa criou o Grupo de Afinidade de Raça e Etnia em 2020, com o objetivo de sensibilizar a liderança, atrair, recrutar e desenvolver talentos de pessoas pertencentes a este grupo. Entre as ações do grupo está um assessment, por exemplo, que avaliou 43 integrantes pretos e pardos não-líderes com o objetivo de potencializar suas habilidades através do autoconhecimento. Os participantes também receberam insights sobre quais funções, atividades e treinamentos são os mais indicados para que cada um gere resultados.

    A companhia promove ainda a Roda de Conversas com encontros mensais. “A ideia é promovermos um ambiente acolhedor e seguro em que as pessoas se sintam confortáveis em trocar ideias, experiências e aprendizados, através de muito estudo, tendo como base boas referências bibliográficas. Atualmente, estamos realizando nossos estudos com base no livro Pequeno Manual Antirracista, da Djamila Ribeiro, sempre acompanhado de muito exemplo prático. O convite é aberto a todos (as) integrantes e não apenas focado no público negro, uma vez que a luta antirracista é um movimento social que tem como necessidade a participação ativa de pessoas brancas”, explica Mariana Caldas, gerente de Auditoria Interna da Ocyan e líder do Grupo de Afinidade de Raça e Etnia da companhia.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Para reforçar o compromisso com a diversidade, empresa promoverá, ao longo do ano, de diversos eventos visando uma sociedade...

    04 de Março de 2024
    +
    0

    Empresa foi reconhecida novamente como “Full Member Operator’ pela Irata Internacional, considerada a mais especializada associação mundial em acesso...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    Considerada uma das principais celebrações do surf nacional, competição lança site oficial e anuncia abertura das inscrições Belíssimas praias...

    05 de Fevereiro de 2024