Idioma:

  • O impacto dos acontecimentos mundiais nos Perfis de Investimentos da Vexty.

    DATA: 22/03/2022

    Publicado por: Vexty

    Turbulência global, cenário local e o impacto dos acontecimentos nas carteiras dos perfis

    Nos dois primeiros meses de 2022 observamos uma forte entrada de capital estrangeiro na bolsa brasileira (B3). O fluxo para compra de ações de empresas domésticas atingiu R$ 71 bilhões, montante superior a todo volume computado em 2021, conforme dados da B3. O aporte de capital externo, além de trazer algum alívio na compressão dos preços dos ativos locais, é um importante indicador positivo do cenário traçado pelos investidores internacionais a respeito do potencial de apreciação dos preços dos ativos brasileiros.

    A volta do Brasil aos primeiros lugares no ranking mundial de juros reais, combinado a um elevado patamar dos preços das commodities (principal componente de exportação da balança comercial, vide mapa de pauta de exportações abaixo) e a um ambiente internacional de juros ainda baixos (ou negativos) provavelmente fez despertar mais uma vez o interesse dos gestores globais de portfólio pelos ativos brasileiros.

    Cesta de Exportações Brasileiras em 2019
    Fonte: Atlas of Economic Complexity – 
    https://atlas.cid.harvard.edu/countries/32/export-basket

     

    O mesmo incentivo de juros altos induziu os exportadores nacionais a internalizarem as receitas de vendas acumuladas em dólares (USD). Dessa forma, observamos nos últimos dois meses uma queda de aproximadamente 8% no valor do Dólar Americano frente ao Real e uma recuperação de 8% no Ibovespa (principal índice de ações da B3).

    Por outro lado, em 24 de fevereiro deste ano a Rússia invadiu o território ucraniano, dando início ao maior conflito armado em solo europeu desde o final da Segunda Grande Guerra mundial, em 1945. Até o momento, do ponto de vista da economia, os principais impactos observados em decorrência do conflito e das sanções que tem sido aplicadas à Rússia por parte dos países que fazem parte da OTAN, foram os aumentos nos preços de commodities, em especial agrícolas e petróleo, o aumento das expectativas de inflação em alguns países, como Brasil e Estados Unidos, e a redução da expectativa de crescimento mundial em 2022.

    Em um ambiente econômico que já era marcado por incertezas, relacionadas a problemas nas cadeias produtivas globais, persistência de inflação nas principais economias do mundo e aumento dos preços de commodities, como o petróleo, um evento como este em solo ucraniano, normalmente, geraria um impacto imediato negativo relevante nos ativos brasileiros, em função de movimentos de fuga do capital estrangeiro. Isso ocorreria em razão do aumento da percepção de risco, em um movimento conhecido como risk-off, quando os investidores passam a privilegiar mercados que tradicionalmente apresentam maior segurança para a alocação do seu capital.

    No entanto, como descrito inicialmente acima, esta dinâmica não foi observada no fluxo de capital estrangeiro no Brasil. Evidentemente que muita coisa ainda pode acontecer. A duração, a intensidade e os desdobramentos do conflito ainda são incertos e precisarão ser monitorados continuamente.

    O comportamento relativamente calmo dos preços dos ativos locais, quando comparado a outros momentos históricos de estresse e ao movimento observado nos demais mercados emergentes, poderia indicar que os preços atuais já estariam refletindo (ainda que parcialmente) os últimos acontecimentos. Entretanto, com o desenrolar do conflito na Ucrânia e os seus desdobramentos na economia mundial, é esperado que os mercados continuem com elevada volatilidade.

    Mas como essa turbulência tem refletido nas carteiras dos Perfis de Investimentos da Vexty?

    Mesmo com o aumento da remuneração dos ativos de renda fixa locais, com a continuidade da elevação da taxa básica de juros (Selic), algumas Classes de Ativos têm apresentado resultados negativos.

    A classe de ativos Renda Fixa Juro Real (Inflação), apesar de prover proteção contra a inflação, uma vez que os valores dos ativos da classe possuem reajustes por algum índice de inflação (em sua grande maioria IPCA), possui um componente de precificação atrelado à curva de juros reais. Em função da marcação a mercado dos títulos e da elevação das taxas de juros ao longo da curva (como reação ao aumento das expectativas de inflação e ao maior estresse nas discussões fiscais), essa classe tem apresentado resultados negativos este ano. O índice da Anbima representante da categoria, o IMA-B, apresentou queda acumulada de -0,19% até o final de fevereiro (ou seja, o mercado como um todo tem sofrido esses efeitos negativos). Atualmente as taxas de juros reais de longo prazo se encontram acima de 6% ao ano, nível não observado desde novembro de 2021, quando estava acalorado o debate público sobre o teto de gastos do governo. Caso haja uma pausa na elevação dos juros reais ou ocorra uma queda nas taxas negociadas, é esperado que a remuneração destes ativos apresente uma recuperação em direção ao patamar positivo e acima do CDI, conforme comportamento histórico.

    Outra classe que tem sofrido retorno negativo, neste breve período analisado, é a classe de Renda Fixa Global com Hedge. O índice de referência (Índice Barclays Gbl Agg) acumula queda de 3,10% (em função do aumento da curva de juros americana) enquanto a classe está com baixa de 0,85%. Importante ressaltar que essa classe não apresenta desvios decorrentes de variação cambial em razão da estrutura de proteção (hedge) existente na carteira.

    No mesmo sentido, a classe Global, está em baixa de 6,57% em Reais, apesar de apresentar alta de 1,45% em Dólares, ou seja, a variação negativa da carteira Global ocorre em função da depreciação do Dólar Americano em relação à moeda brasileira.

    Por fim, ainda no terreno negativo, com queda de 0,15%, encontra-se a classe de ativos Ilíquidos Growth. A classe tem como benchmark o Ibovespa, mas a baixa liquidez e a maturação de longo prazo dos investimentos deste portfólio podem ocasionar um descolamento temporal em relação ao índice. A composição atual da carteira de Ilíquidos Growth é feita por dois Fundos de Fundos (Fund of Funds ou Fundo de Investimento em Cotas) dedicados a teses de investimentos em Private Equity e um veículo com investimentos em diversos projetos de infraestrutura.

    No campo positivo, após a normalização do nível de spread dos ativos de crédito do mercado local, encontramos a classe de Renda Fixa de Curto Prazo com resultado acima do CDI. No mesmo sentido, no campo positivo, a classe Multimercado apresenta excesso de retorno de 2,20% em relação ao seu índice de referência (classe Multimercado 3,21% vs. BTG IFMM-A 0,99%). Por características do estilo de gestão dos fundos que compõe essa carteira, é de se esperar que em um ambiente de juros e volatilidade elevadas, tenhamos uma performance acima da taxa Selic nesta classe. A classe Ilíquidos Yield, que é composta por fundos de Renda Fixa com lastro imobiliário e fundos de ativos florestais, também apresentou um desempenho positivo nos dois primeiros meses deste ano (6,23% positivo contra uma queda de 0,19% do IMA-B, seu benchmark).

    Finalmente, a classe Renda Variável, depois de um ano de performance negativa em 2021 vem apresentando recuperação e acumula alta de 4,86% nos dois primeiros meses do ano (contra 7,94% do Ibovespa). Em razão do estilo de gestão dos fundos que são escolhidos para compor essa carteira, preferencialmente gestores ativos, é normal observarmos janelas de tempos em que os resultados desses fundos fiquem aquém do índice de referência. No entanto, conforme observado historicamente, no longo prazo, a gestão ativa tem trazido ganhos para o portfólio.

    Caso queira se aprofundar um pouco mais sobre o nosso modelo de Perfis de Investimento e as principais características das Classes de Ativos estruturadas aqui na Vexty, recomendamos a leitura de uma série de matérias aprofundadas, disponíveis na editoria exclusiva “Pra você ser agente dos seus investimentos: de olho na campanha de perfis”, dessa Newsletter.

    Aproveitamos para lembrá-los da Lâmina dos Perfis de Investimento, disponível no Website da Vexty. Esse instrumento permite avaliar o desempenho do seu Perfil de Investimento em diversos períodos.

     


     

    Estar sempre atualizado(a) sobre o desempenho dos seus investimentos.

    Vexty. Com certeza.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    A Vexty realizou em 16 de abril de 2024 um webinar Especial | Perfil de Investimentos, direcionado para os...

    16 de Abril de 2024
    +
    0

    Confira no 1º período para avaliação de Perfil de Investimento, de 1 a 30 de abril. Durante todo o...

    01 de Abril de 2024
    +
    0

    O Conselho Deliberativo da Vexty aprovou, em 13 de dezembro de 2023, a Política de Investimentos do Plano Vexty...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2024 a Vexty completa três décadas com a certeza de que só chegou até aqui devido à confiança...

    01 de Março de 2024