Idioma:

  • O humor do mercado financeiro e reflexos nos Perfis de Investimentos da Vexty

    DATA: 29/12/2022

    Publicado por: Vexty

    O mercado financeiro no Brasil foi muito impactado em novembro pelas incertezas com relação ao futuro das contas públicas do Governo, com a proposição da PEC da Transição. Neste contexto, houve um aumento na preocupação dos agentes de mercado com relação à magnitude do não respeito ao teto de gastos públicos e ao aumento da dívida. Esses efeitos também trouxeram o receio de uma maior dificuldade de controle da inflação e consequentemente da postergação da redução de juros no país.

    O Ibovespa, principal índice que mostra a performance do mercado de ações no Brasil, desvalorizou 3,1% no mês. Porém esse indicador ainda é muito concentrado em ações de empresas que atuam em setores específicos, como de commodities e de bancos. Quando analisamos os fundos de investimentos focados em ações, que investem em empresas dos mais diversos setores da economia (buscando um ganho no longo prazo acima do índice de referência), verificamos desempenhos piores no mês, refletindo a amplitude das preocupações com relação à situação fiscal do país para os próximos anos. Neste contexto, nossa classe de ativos Renda Variável, que investe nesses tipos de fundos, apresentou rentabilidade negativa de 7,3% no mês. Além disso, em novembro ainda havia incertezas sobre quem faria parte da equipe do novo governo (em especial quem seria o Ministro da Economia), o que trouxe mais insegurança aos mercados de ações.

    No cenário internacional as principais evoluções observadas no mês de novembro foram (i) o fortalecimento das indicações de desaceleração da atividade econômica mundial; (ii) a continuidade das políticas monetárias restritivas pelos principais bancos centrais, por meio de seguidos aumentos das taxas de juros, apesar da expectativa de uma menor intensidade e proximidade cada vez maior de fim de ciclo; (iii) a manutenção dos riscos com a continuidade do conflito Rússia-Ucrânia e (iv) as dúvidas quanto ao afrouxamento da política de tolerância zero contra o Covid pelo governo da China, trazendo incertezas quanto ao ritmo de retomada do crescimento chinês para o curto prazo.

    O mercado de ações nos Estados Unidos apresentou uma recuperação, possivelmente, devido ao arrefecimento da atividade econômica e a consequente expectativa de uma redução na velocidade de aumento dos juros pelo FED. Os índices de ações S&P 500 e o Nasdaq, tiveram alta no mês de novembro de 5,6% e 4,4%, respectivamente, reduzindo as perdas acumuladas no ano (que chegaram a -13,1% e -26,7%, respectivamente). Houve também queda na curva de juros americana, com a Treasury de 10 anos caindo 44 pontos. Com isso, nossa classe Global valorizou 5,9% no mês.

    Além desse efeito da classe Global, tivemos também desempenhos positivos nas classes Renda Fixa Curto Prazo e Ilíquidos Growth, que apesar do cenário turbulento, ficaram em campo positivo no mês, 1,1% e 0,4%, respectivamente.

    Tanto é que o Perfil Curto Prazo apresentou rentabilidade positiva de 0,95% no mês de novembro, sendo que a classe Renda Fixa Curto Prazo superou o CDI no período.

    Resumindo: os investimentos em ações no Brasil foram os principais causadores do desempenho negativo dos Perfis 2025 em diante, sendo que quanto mais longo é o Perfil, maior foi o impacto.

    Aproveitamos para lembrá-los da Lâmina dos Perfis de Investimento, disponível no website da Vexty. Esse instrumento permite avaliar o desempenho do seu Perfil de Investimento em diversos períodos.

    Enfim, o modelo de Perfis de Investimento (Target Date Funds) adotado pela Vexty tem se mostrado resiliente e consistente com seu objetivo: preservar o patrimônio no Perfil Curto Prazo e permitir maiores oscilações (volatilidade) nos Perfis com Data-Alvo, porém com maior expectativa de rentabilidade no longo prazo, respeitando os limites de riscos de cada Classe de Ativo. Ou seja, quando olhamos janelas curtas de tempo, é plenamente possível e esperado que tenhamos momentos ruins de mercado que afetarão o desempenho dos Perfis.

    Mas a robusta governança de investimentos da Vexty, busca constantemente mitigar os efeitos negativos de curto prazo, com foco no objetivo de cada Perfil e na melhor rentabilidade possível dentro de parâmetros aceitáveis de risco para cada investimento.

    Caso queira se aprofundar um pouco mais sobre o nosso modelo de Perfis de Investimento e as principais características das Classes de Ativos estruturadas aqui na Vexty, recomendamos a leitura de uma série de matérias aprofundadas, disponíveis na editoria exclusiva “Pra você ser agente dos seus investimentos: de olho na campanha de perfis”.

    Continuem acompanhando os resultados dos perfis e, caso tenham dúvidas, estamos à disposição por meio dos nossos canais de atendimento.

    Estar sempre atualizado(a) sobre o desempenho dos seus investimentos. Vexty. Com certeza.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    O Conselho Deliberativo da Vexty aprovou, em 13 de dezembro de 2023, a Política de Investimentos do Plano Vexty...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2024 a Vexty completa três décadas com a certeza de que só chegou até aqui devido à confiança...

    01 de Março de 2024
    +
    0

    Em 10 de janeiro de 2024 foi aprovada a Lei nº 14.803, que possibilita aos Participantes de planos de...

    19 de Fevereiro de 2024
    +
    0

    A Vexty realizou em 06 de fevereiro de 2024 mais uma edição do webinar Conversa com a Vexty. Os...

    06 de Fevereiro de 2024