Na última segunda-feira (17), o Consórcio Cantareira deu início à primeira turma de Formação de Carpinteiros de Formas, em...
Nova turma é formada pelo OEC Educação no Rio de Janeiro
DATA: 20/02/2025
Na última sexta-feira (14/02), foi realizada mais uma formatura do projeto de alfabetização OEC Educação. A turma, composta por integrantes das obras do Novo Reservatório de Marapicu, em Nova Iguaçu, tornou-se a quarta formada no estado.
Foram 15 alunos beneficiados que, além da alfabetização, receberam conteúdos referentes aos primeiros anos do ensino fundamental. As aulas tiveram duração de 11 meses, totalizando mais de 400 horas de carga horária.
De acordo com Mariane Brito, coordenadora do OEC Educação nas obras do Rio de Janeiro, a transformação que esse programa está fazendo na vida dos integrantes muito a inspira e emociona. “A cada turma formada temos a certeza de que iniciamos um processo de mudança de vida e aprendizado. Parabéns, formandos, temos imenso orgulho de vocês”, afirma.
Sandro dos Santos, um dos alunos formados, avalia que fazer parte na escolinha é um estímulo a aprender sempre mais. “Ganhar confiança foi muito importante. Vou dar continuidade aos estudos. Obrigado a todos que fazem parte dessa transformação da minha vida e à professora Valéria, que sempre acreditou em nossa capacidade”.
Para Diogo Veloso Pires, ajudante de produção, a participação no projeto foi um grande aprendizado. “Foi maravilhoso votar a lembrar de coisas que já tinha esquecido e poder fazer atividades com mais autonomia. Não tenho palavras para descrever minha gratidão à professora Valéria e à Juliana. Obrigado por tudo”, conclui.
Sobre o OEC educação
O programa é resultado da parceria da OEC com a instituição RHUMO Educação, empresa que há mais de três décadas atua em orientação pedagógica, com avaliações e monitoramento do progresso de cada aluno.
O objetivos da iniciativa são a alfabetização e o reforço escolar para os primeiros anos do Ensino Fundamental. Ao término do curso, todos os alunos são incentivados a fazer avaliações e a ingressar nas escolas da rede pública, garantindo a continuidade de seus estudos na série correspondente.
A iniciativa é um dos resultados do comprometimento da OEC com a educação de seus integrantes, tendo em vista materializar a Política de Sustentabilidade, inserida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) 1 – Erradicação da Pobreza, 4 – Educação de Qualidade, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico e 10 – Redução das Desigualdades.
Além de Marapicu, o OEC Educação já formou alunos nas obras do BRT Transbrasil, BRT Transoeste e nas obras dos Terminais de BRTs Pingo D’água e Curral Falso. Desde 2021, o Programa já formou mais de 70 alunos em obras no Rio de Janeiro. Ainda este ano serão formadas mais duas turmas, nas obras do Anel Viário de Campo Grande e ETA Xerém.
Nenhum Comentário