Idioma:

  • “Na crise há chance de melhorar”, diz Tensie Whelan sobre Odebrecht

    DATA: 29/03/2018

    Publicado por: Novonor

    A especialista da Universidade de Nova York e conselheira da Odebrecht fala sobre a árdua tarefa de recuperar uma empresa após um escândalo.

    Tensie Whelan: “Os governos precisam lidar com a própria incompetência” (Divulgação/EXAME)

    Por Renata Vieira

    Publicado em 29 mar 2018, 09h02

    Exame

    Ex-diretora da ONG Rainforest Alliance e diretora do centro de pesquisa em sustentabilidade na Universidade de Nova York, a americana Tensie Whelan tem uma nova atribuição desde outubro. Ela está entre os  quatro especialistas estrangeiros convidados a participar de um conselho global da construtora Odebrecht, um dos alvos centrais da Operação Lava-Jato. O grupo é responsável por elaborar estratégias de combate à corrupção e opinar em questões socioambientais. As reuniões devem ocorrer duas vezes ao ano. De Nova York, Tensie falou a EXAME.

    O que a Odebrecht tem feito para passar suas práticas a limpo?

    A empresa pôs na mesa uma política interna robusta, tem treinado seus funcionários, e isso vem sendo revisado pela Transparência Internacional e pelo governo. Há um olhar crítico sobre o propósito da companhia. Mas ainda há muito a ser feito.

    Por que emprestar não apenas seu nome mas também dedicar atenção a uma empresa sob investigação?

    Não se trata de emprestar o nome, mas de participar de um comitê que vai aconselhar a companhia. Onde há crise, há oportunidade para melhorar.

    Como o conselho pretende acompanhar e mensurar o impacto dos projetos de mudança na empresa?

    O processo apenas começou, tivemos nosso primeiro encontro há poucos meses. Mas temos acompanhado os relatórios de compliance da Odebrecht a partir das políticas e métricas que a empresa desenvolveu junto com o governo.

    Quais empresas se recuperaram de uma crise semelhante?

    A empresa de alimentos Nestlé passou por uma profunda crise de confiança depois de ser acusada de desencorajar a amamentação e promover  uma fórmula de leite que desencadeou doenças em bebês na África. Isso demandou muito tempo deles. A montadora Volkswagen ainda está lidando com as consequências do escândalo de fraude nos laudos de emissões de poluentes dos veículos e parece estar investindo numa estratégia de pensar adiante — o que fez com que as ações subissem desde o auge da crise.

    Como estabelecer estratégias de recuperação genuínas, e não simplesmente para mudar a imagem da empresa?

    A sustentabilidade é uma jornada, não é um episódio. Depende de pessoas aprendendo a como fazer certas coisas. É preciso saber onde se está e para onde se quer ir, evidenciando não só o que vai bem mas também o que ainda vai mal. Comunicação transparente é a chave. As pessoas percebem rapidamente quando não há uma mudança genuína.

    As empresas têm se aproximado cada vez mais de outras instituições para melhorar a sustentabilidade do negócio?

    Isso é necessário para encarar desafios nos quais as empresas têm bem menos expertise, ainda que tenham impacto significante. Por exemplo, a Rainforest Alliance e o Imaflora (instituição certificadora de áreas agrícolas e florestais) trabalham juntos com a indústria de papel e celulose no Brasil para melhorar as práticas de empresas como Fibria, Veracell e Klabin.

    Qual é o papel dos governos na jornada da sustentabilidade corporativa?

    Os governos não têm sido muito úteis nesse sentido. Antes de ajudar, ainda precisam lidar com a própria incompetência, corrupção e falta de foco. De um lado, faltam incentivos para comportamentos positivos; de outro, sobram incentivos para comportamentos negativos por parte dos líderes públicos.

    Fonte: https://exame.abril.com.br/revista-exame/na-crise-ha-chance-de-melhorar/

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    As concessionárias H2Olmos e Trasvase Olmos nomearam Fernando Cilloniz Benavides e Carlos Paredes Lanatta como Diretores Independentes com o objetivo de consolidar o...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    Nesta quarta-feira (27) a Marinha do Brasil lança ao mar o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído no...

    27 de Março de 2024
    +
    0

    O Grupo Novonor, representado pelo presidente da OEC – Engenharia e Construção, Maurício Cruz, foi convidado pelo Lide para...

    06 de Março de 2024
    +
    0

    Depois de um longo e minucioso processo de auditoria realizado pelos auditores internacionais QMS Certification, as concessionárias Trasvase Olmos...

    07 de Fevereiro de 2024