A Fundação Norberto Odebrecht realizou o sorteio de três kits de produtos feitos pelos projetos apoiados pela entidade no...
Laúca: o maior produtor de energia de Angola
DATA: 08/07/2019
No dia 06 de julho, o Aproveitamento Hidrelétrico de Laúca disponibilizou o quinto grupo gerador de energia para operação comercial, atingindo a capacidade de 1.670 MW de energia. Com esta potência instalada, Laúca supera a soma das centrais de Capanda (520 MW) e Cambambe (960 MW), até então as principais de Angola. Desde a entrada em operação da usina, em agosto de 2017, Laúca se tornou responsável pelo abastecimento de 45% da demanda de energia do sistema elétrico interligado do país. Além disso, a central possui forte contribuição para a estabilidade do sistema elétrico nacional, com a queda de 94% dos apagões (blackouts) e redução de 55% do consumo de combustíveis fósseis.
A Operação e Manutenção do AH Laúca é realizada de maneira conjunta pela PRODEL-EP e OEC, em um processo contínuo de transferência de tecnologia e qualificação do quadro técnico nacional. Como consequência, a confiabilidade e eficiência na operação do AH Laúca supera os 99% no Índice de Disponibilidade dos Grupos Geradores, valor acima da referência do mercado internacional para centrais do mesmo porte.
Mais de 300 km de linhas de transporte de energia à 400kV já conectam Laúca com os principais centros de consumo do país. Atualmente, está em andamento a construção de mais de 450km de Linhas de Transporte e Subestações.
Nenhum Comentário