Em parceria com a BVRio, o projeto “Baía Limpa” financia pescadores de colônias no Caju e na Ilha do...
Joint-venture Altera&Ocyan ganha novo cliente
DATA: 09/11/2020
A joint-venture Altera&Ocyan expandiu seu portfólio de clientes, no dia 6/11, com a assinatura de contrato de afretamento e operação do FPSO Cidade de Itajaí (CDI) com Karoon Energy Ltda (empresa listada na bolsa de valores da Austrália), que é a nova detentora da concessão do Bloco de águas rasas BM-S-40, onde fica o campo de Baúna, no sudeste da Bacia de Santos. A JV opera o CDI no campo de Baúna desde 2013 para a Petrobras.
A troca de clientes se deve à aquisição do bloco por parte da Karoon, que também expandiu o contrato com a Altera&Ocyan por mais quatro anos, o que garante a operação do CDI em Baúna até fevereiro de 2026, com a opção adicional de renovar por mais até dois anos, ou seja, até 2028.
“Estamos entusiasmados em ter a Karoon como novo cliente e pelo fato da expansão do contrato, que venceria em fevereiro de 2022, com a Petrobras. A renovação ratifica que a Altera&Ocyan vem apresentando alta performance operacional e de segurança, o que agrega importante valor de mercado tanto para a nossa JV quanto para a nova operadora do campo”, comemora Jorge Mitidieri, vice-presidente de Serviços Integrados da Ocyan.
O FPSO Cidade de Itajaí alcançou a marca de mais de 109 milhões de barris de óleo produzidos com uptime operacional médio de 99,7%, desde o início das operações em 2013 até o momento. Operado pela joint-venture Altera&Ocyan (parceria 50/50 entre a Ocyan e a Altera Infrastructure), o FPSO apresenta índices de segurança e performance que reforçam o sucesso da operação.
Durante a pandemia, o FPSO não apresentou nenhum caso de COVID 19 a bordo, resultado de um rigoroso processo de prevenção e protocolos de saúde, o que garantiu a manutenção de plena atividade durante os últimos meses. Além disso, registramos mais de 930 dias sem acidentes com afastamento.
“Estamos contentes em anunciar este importante contrato por muitos anos com a Karoon e estamos comprometidos em trabalhar juntos para maximizar a produção no future no campo de Baúna com o CDI”, comentou Chris Brett, Presidente da Altera Production.
“A Karoon está muito feliz por estar se juntando à Altera&Ocyan em Baúna. O índice operacional e o recorde de segurança da empresa no ativo tem sido excelente e a Karoon espera criar um relacionamento construtivo daqui pra frente”, afirmou Robert Hosking, diretor-executivo da Karoon
A Altera&Ocyan possui dois ativos, além do FPSO Cidade de Itajaí (CDI), o Pioneiro de Libra (PDL), ambos com contratos estáveis de longo prazo e consolidados.
O Cidade de Itajaí
O Cidade de Itajaí é a primeira unidade de produção operada pela joint-venture Altera&Ocyan. Construído no estaleiro da Sembmarine, em Singapura, o FPSO chegou ao Brasil em 29 de dezembro de 2012, iniciando a operação em 16 de fevereiro de 2013.
O ativo é capaz de atuar em lâmina d’água de até 1.000 metros de profundidade, com capacidade para produzir 80 mil barris de petróleo diários e comprimindo e injetando dois milhões de metros cúbicos de gás por dia.
O CDI conta ainda com uma liderança feminina. A engenheira mecânica Nathalia Souza Teixeira, de 31 anos, que comanda as atividades da embarcação desde novembro de 2018. A equipe é composta por cerca de 60 integrantes a bordo e 25 onshore, além da equipe compartilhada entre as duas Unidades em operação pela JV (a outra unidade o FPSO Pioneiro de Libra). Nathalia é formada pela Universidade Federal de Minas Gerais e iniciou a carreira na Ocyan em 2014.
Nenhum Comentário