Idioma:

  • Homem: supere o preconceito e cuide da sua saúde!

    DATA: 31/10/2023

    Publicado por: Horiens

    O mês de novembro chegou e, com ele, toda a mobilização que envolve a campanha do Novembro Azul, um movimento mundial de conscientização sobre o câncer de próstata. Apesar do alerta, muitos homens, mesmo aqueles com fácil acesso à informação, ainda negligenciam os cuidados básicos com a saúde, como a realização de check ups anuais, dando espaço para o não diagnóstico dessa e de outras doenças.

    Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. A idade ainda é o principal fator de risco para a doença, sendo mais incidente em homens a partir dos 60 anos, obesos e/ou que apresentam histórico familiar. Entretanto, com o diagnóstico precoce, o câncer de próstata pode ter as chances de cura aumentadas em até 90%. De acordo com Dr. Eduardo Motta, médico parceiro da Horiens a marcação de consultas e exames de rotina para ter a certeza de que a saúde está em dia é uma forma de autocuidado. “Todo homem a partir de 50 anos precisa fazer o exame de PSA no sangue, ultrassonografia de próstata e ir ao urologista para realizar o exame de toque da próstata. Se tiver história familiar, deve fazer tudo isso aos 45 anos. Para a prevenção, recomenda-se evitar o fumo e o uso abusivo de álcool, praticar atividade física e ter uma dieta balanceada e saudável”, explica.

    Vencendo tabus

    O preconceito em relação ao exame de próstata ainda é um grande obstáculo para o cuidado preventivo. Esse preconceito pode se manifestar de diversas maneiras, mas geralmente está enraizado em estereótipos e tabus que envolvem a masculinidade. Muitos homens possuem relutância em buscar informações e até mesmo falar sobre o câncer de próstata, geralmente por medo de parecerem frágeis ou vulneráveis. Entretanto, o autocuidado é o maior sinal de força e coragem que alguém pode demonstrar e a prevenção é a chave para uma vida mais longa e saudável. “A prevenção é simples, mas o câncer de próstata não diagnosticado a tempo pode se espalhar por outros órgãos e até levar a morte”, alerta Dr. Eduardo.

    Aproveite a campanha Novembro Azul para fazer exames preventivos. Deixe os estigmas de lado, agende seu checkup anual e encoraje outros homens do seu convívio a fazer o mesmo. Tenha em mente que nenhum tabu pode ser maior que a sua vontade de viver e de estar com quem você ama. Afinal, por quem você se cuida?

    O que é o câncer de próstata?

    O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns de câncer entre os homens. Ele se
    desenvolve na próstata, uma pequena glândula localizada abaixo da bexiga, e pode
    crescer silenciosamente por anos, muitas vezes sem sintomas evidentes.

    A importância da detecção precoce

    A detecção precoce é a chave para o sucesso no tratamento. Quando identificado
    em estágios iniciais, as opções de tratamento e as taxas de sobrevivência são
    maiores. Todos os homens, especialmente aqueles com mais de 50 anos, devem
    conversar com seus médicos sobre a realização de exames de rastreamento, como
    o toque retal e o exame de sangue PSA.

    Como se prevenir

    A adoção de um estilo de vida saudável e a conscientização sobre os fatores de risco são
    fundamentais. Para reduzir os riscos de desenvolver a doença, fique longe do cigarro e evite
    bebidas alcoólicas. Pratique atividades físicas e busque uma alimentação cada vez mais natural.

     

    Convide amigos e familiares e participe da nossa live especial! No dia 09 de novembro, às 11hr, clique aqui e participe!

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Junho é conhecido internacionalmente como o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, um movimento que surgiu para que as pessoas, independentemente...

    19 de Junho de 2024
    +
    0

    Treinamento contou com quatro módulos e aprofundou a importância do papel dos seguros na gestão de riscos corporativos  ...

    19 de Junho de 2024
    +
    0

    Usar o plano com consciência nada mais é do que usar este recurso com responsabilidade e, para isso, o...

    17 de Junho de 2024
    +
    0

    A Horiens conta com parcerias estratégicas com instituições que representam o setor de seguros e a cadeia de relacionamentos...

    10 de Junho de 2024