Idioma:

  • Governança: reorganização da estrutura de Conformidade e atualizações.

    DATA: 23/08/2022

    Publicado por: Vexty

    Estrutura de Conformidade

    Em continuidade à implementação do Direcionamento Estratégico da Vexty, em junho, após a aprovação do Conselho Deliberativo, aprovamos a reorganização da estrutura da área de Conformidade da Vexty e, consequentemente, nossa macroestrutura. Confira abaixo:

    Essa reorganização trará os seguintes benefícios para a Entidade:

    • favorecerá a melhoria operacional nos temas integridade e ética;

    • fortalecerá a qualidade na identificação e controle de riscos de integridade e ética, guardando a independência no tratamento dos temas;

    • aproximará o Conselho Deliberativo na agenda dos temas de Integridade e Ética;

    • permitirá que o Conselho Fiscal se concentre em suas atribuições de controle de riscos regulatórios, operacionais e na agenda de avaliação de legalidade e regularidade dos atos de gestão; e

    • além disso, a nova estrutura observará nosso foco em eficiência de custos.

    A mudança define que:

    • o atual Comitê de Ética passa a designar-se “Comitê de Ética e Integridade” (“CET”);

    • o novo Comitê de Ética e Integridade será composto por um membro rotativo do Conselho Deliberativo, anualmente indicado, um membro do Conselho Fiscal e pelo Diretor Presidente; e

    • neste primeiro ano, ficou indicado Guilherme Simões de Abreu como membro rotativo do Conselho Deliberativo e Afonso Celso F. Oliveira como membro do Conselho Fiscal.

    Por conta disso, a macroestrutura da Vexty passa a contar com as seguintes adequações:

    • o Giovanni, anteriormente “Gerente Jurídico, Governança e Controles Internos”, assumiu também a função de Responsável por Conformidade da Vexty (Chief Compliance Officer – CCO”)”; e

    • o CCO possui independência nos assuntos de Ética e Integridade, reportando-se, diretamente, ao Comitê de Ética e Integridade.

     

    Giovanni Guarizi

    Auditorias e avaliações realizadas na Vexty

    Durante todo ano, a Vexty passa por uma série de avaliações e auditorias. Confira a seguir quais são elas:

    Auditoria Interna realizada pela Grant Thorton: tem por objetivo a avaliação da integridade, a adequação, a eficácia e a eficiência dos processos e sistemas de informações, sendo realizada a partir da aplicação de princípios de integridade, independência, objetividade, confidencialidade e competência e executada por meio da avaliação do sistema de Compliance, dos controles internos e gerenciamento de riscos da Entidade.

    Auditoria Interna do Sistema de Gestão Antissuborno: objetiva a avaliação da capacidade e eficácia do Sistema de Gestão Antissuborno da Entidade a fim de garantir o cumprimento dos requisitos estatutários e regulamentares e o cumprimento dos objetivos específicos de Conformidade. Auditoria realizada pela QMS.

    Avaliação de Riscos: tem por objeto a avaliação contínua dos riscos da Entidade, considerando o seu porte e complexidade, sua estrutura de governança e os seus controles internos, para preservação dos interesses dos participantes, assistidos e patrocinadoras, bem como a proteção do patrimônio dos recursos administrados. Avaliação realizada pela PFM.

    Avaliação de efetividade da Instrução Normativa nº 34 da Previc (“IN 34”) que dispões sobre a prevenção a prática de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo: tem objeto a avaliação da aderência da Entidade à IN 34, visando à prevenção da prática dos crimes de lavagem de dinheiro e de financiamento do terrorismo. Avaliação realizada pela PFM.

     

    Uma Governança preparada e atualizada. Vexty. Com certeza.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    A Vexty realizou em 16 de abril de 2024 um webinar Especial | Perfil de Investimentos, direcionado para os...

    16 de Abril de 2024
    +
    0

    Confira no 1º período para avaliação de Perfil de Investimento, de 1 a 30 de abril. Durante todo o...

    01 de Abril de 2024
    +
    0

    O Conselho Deliberativo da Vexty aprovou, em 13 de dezembro de 2023, a Política de Investimentos do Plano Vexty...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2024 a Vexty completa três décadas com a certeza de que só chegou até aqui devido à confiança...

    01 de Março de 2024