Idioma:

  • Fundação promove diagnóstico social da comunidade do Sana, no RJ

    DATA: 18/02/2022

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht

    Pesquisa é a primeira etapa para a reaplicação do Programa Social PDCIS no local

     

    Soluções do Programa Social da Fundação serão reaplicadas na comunidade do Sana, em Macaé (RJ)

    Para apoiar uma comunidade, é preciso saber o que ela precisa – e a melhor maneira de fazer isso é em contato com os próprios moradores de um território. Com isto em mente, foi realizado um diagnóstico social da Comunidade do Sana, em Macaé (RJ), onde é prevista a reaplicação do Programa Social PDCIS, da Fundação Norberto Odebrecht, em parceria com a empresa Ocyan, do Grupo Novonor. E os resultados dessa pesquisa foram divulgados na última quarta-feira, 16, pela consultoria responsável pela realização do diagnóstico, The Planet, às equipes da Fundação.

    O Sana é um dos distritos da cidade de Macaé (RJ), assim como uma Área de Proteção Ambiental (APA) do município. Ele reúne atrativos naturais e culturais e é considerado uma área turística – mas convive com vulnerabilidades sociais, em especial a falta de oportunidades para as famílias que vivem da agricultura familiar. Essas vulnerabilidades foram decisivas para a escolha do local: afinal, o fortalecimento de comunidades como essa são o cerne da atuação do Programa Social coordenado pela Fundação e do compromisso em ESG da Ocyan.

    Para a realização do diagnóstico, cerca de 29 famílias de agricultores familiares vinculadas à Associação de Produtores da Agricultura Familiar do Sana foram entrevistadas, incluindo as próprias lideranças da associação. O processo se deu ao longo de 4 visitas presenciais durante no mês de janeiro. Para a realização das visitas e entrevistas, as equipes responsáveis atenderam a todas as medidas de prevenção à covid-19 recomendadas, como o uso de máscaras e a higienização das mãos.

    As condições de acesso à água, o tipo de colheitas na propriedade e a escolaridade dos membros da família foram algumas das questões abordadas junto aos agricultores. “O objetivo era identificar não só o cenário sociodemográfico da comunidade, mas também os sonhos, anseios, dificuldades e hábitos dos moradores”, conta Cristiane Nascimento, responsável por Sustentabilidade, Parcerias e Comunicação na Fundação Norberto Odebrecht.

    Agora, este trabalho será apresentado a lideranças da Ocyan para a definição de próximos passos e do escopo das ações a serem executadas na comunidade do Sana. Com o diagnóstico e o alinhamento com as partes envolvidas, a Fundação terá as informações necessárias para criar, a partir de soluções disponíveis do PDCIS, um projeto de transformação social que atenda às necessidades mais latentes das pessoas que vivem no local.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Avançando mais um importante passo em sua jornada de promoção do desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, a Organização de...

    11 de Abril de 2024
    +
    0

    Você sabia que quem pratica filantropia por meio de doações para projetos sociais tem direito ao benefício fiscal no...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    O Dia Internacional da Mulher foi uma proposta adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 para celebrar...

    15 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2022, foi iniciada a reaplicação do Programa Social da Fundação Norberto Odebrecht, o PDCIS, em comunidades do Sana,...

    28 de Fevereiro de 2024