A promoção da Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) tem ganhado cada vez mais força no universo corporativo, e se...
Fundação promove diagnóstico social da comunidade do Sana, no RJ
DATA: 18/02/2022
Pesquisa é a primeira etapa para a reaplicação do Programa Social PDCIS no local
Para apoiar uma comunidade, é preciso saber o que ela precisa – e a melhor maneira de fazer isso é em contato com os próprios moradores de um território. Com isto em mente, foi realizado um diagnóstico social da Comunidade do Sana, em Macaé (RJ), onde é prevista a reaplicação do Programa Social PDCIS, da Fundação Norberto Odebrecht, em parceria com a empresa Ocyan, do Grupo Novonor. E os resultados dessa pesquisa foram divulgados na última quarta-feira, 16, pela consultoria responsável pela realização do diagnóstico, The Planet, às equipes da Fundação.
O Sana é um dos distritos da cidade de Macaé (RJ), assim como uma Área de Proteção Ambiental (APA) do município. Ele reúne atrativos naturais e culturais e é considerado uma área turística – mas convive com vulnerabilidades sociais, em especial a falta de oportunidades para as famílias que vivem da agricultura familiar. Essas vulnerabilidades foram decisivas para a escolha do local: afinal, o fortalecimento de comunidades como essa são o cerne da atuação do Programa Social coordenado pela Fundação e do compromisso em ESG da Ocyan.
Para a realização do diagnóstico, cerca de 29 famílias de agricultores familiares vinculadas à Associação de Produtores da Agricultura Familiar do Sana foram entrevistadas, incluindo as próprias lideranças da associação. O processo se deu ao longo de 4 visitas presenciais durante no mês de janeiro. Para a realização das visitas e entrevistas, as equipes responsáveis atenderam a todas as medidas de prevenção à covid-19 recomendadas, como o uso de máscaras e a higienização das mãos.
As condições de acesso à água, o tipo de colheitas na propriedade e a escolaridade dos membros da família foram algumas das questões abordadas junto aos agricultores. “O objetivo era identificar não só o cenário sociodemográfico da comunidade, mas também os sonhos, anseios, dificuldades e hábitos dos moradores”, conta Cristiane Nascimento, responsável por Sustentabilidade, Parcerias e Comunicação na Fundação Norberto Odebrecht.
Agora, este trabalho será apresentado a lideranças da Ocyan para a definição de próximos passos e do escopo das ações a serem executadas na comunidade do Sana. Com o diagnóstico e o alinhamento com as partes envolvidas, a Fundação terá as informações necessárias para criar, a partir de soluções disponíveis do PDCIS, um projeto de transformação social que atenda às necessidades mais latentes das pessoas que vivem no local.
Nenhum Comentário