Idioma:

  • Fundação comemora 20 anos de seu Programa Social

    DATA: 24/07/2023

    Publicado por: Fundação Norberto Odebrecht

    No dia 20 de julho, duas décadas de promoção do desenvolvimento territorial sustentável foram celebradas à altura: a Fundação Norberto Odebrecht realizou, nesta data, um evento para celebrar os 20 Anos do PDCIS, o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade. O encontro reuniu, na cidade de Presidente Tancredo Neves (BA), cerca de 150 pessoas, entre representantes do poder público estadual, autoridades municipais, investidores sociais, integrantes do Grupo Novonor e líderes das ONGs parceiras, além de agricultores e jovens beneficiados, para celebrar as conquistas de duas décadas de atuação do Programa Social coordenado pela Fundação.

    Evento contou com discursos institucionais, momentos de homenagens e celebrações culturais temáticas, além de uma roda de conversa com quatro beneficiários do PDCIS

    A literatura de cordel foi o tema escolhido para o evento, como forma de homenagear a herança nordestina do Programa Social, criado no estado da Bahia pelo empresário pernambucano Norberto Odebrecht, também fundador do Grupo Novonor e da Fundação. O tema esteve presente na decoração, na condução do encontro e no vídeo comemorativo dos 20 Anos do PDCIS, exibido no evento e disponível clicando aqui.

    IFrameFalas

    Na abertura, o superintendente da Fundação Norberto Odebrecht, Fabio Wanderley, relembrou os aprendizados conquistados em 20 anos de execução do PDCIS. “Hoje, no auge de sua juventude, o PDCIS olha para trás, para os seus feitos, e carrega dentro de si uma grande vitalidade e coragem, como são típicas dessa fase, associada a muitos planos e desejos”, disse ele. “Desejo de cada vez mais poder oferecer educação de qualidade a mais jovens, desejo de promover o desenvolvimento econômico das comunidades mais distantes, isoladas ou até mesmo nos grandes centros urbanos, sem jamais esquecer de ajudar a conservar e preservar o meio ambiente, para assim ampliar os impactos para mais e mais comunidades’, afirmou.

    Quem também fez parte da mesa de abertura do evento foi Francisco Cruz do Nascimento, membro da Diretoria da Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais, representando a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Em sua fala, ele compartilhou como o Programa Social se tornou uma referência para a Secretaria e para ele mesmo. “A Fundação deu a régua e o compasso, [uma referência à fala de Fabio Wanderley que citou Gilberto Gil], para a juventude do Baixo Sul – e me deu esta régua e compasso para trilhar um caminho enquanto educador. O PDCIS é um grande exemplo quando falamos de desenvolvimento humano e de convocar toda a sociedade a trabalhar pelo sucesso”, disse ele.

    O prefeito de Presidente Tancredo Neves, Antônio Mendes, que também esteve presente na mesa, falou sobre o orgulho de ser o gestor de uma das primeiras cidades beneficiadas pelo PDCIS. “Nós sentimos enorme gratidão pelo carinho com que este Programa Social atuou em nossa cidade. Quem foi beneficiado foram os agricultores e os filhos de agricultores que, hoje, estão em busca de estudo, de capacitação, e nós devemos isso ao município e à Fundação Norberto Odebrecht”, disse o prefeito.

    Depoimentos

    Além de discursos institucionais, momentos de homenagens e celebrações culturais temáticas, a exemplo da apresentação de Seu Barbosinha, sanfoneiro da região, a programação do evento contou com uma roda de conversa com quatro beneficiários do PDCIS. Uma delas foi Martinha da Conceição, agricultora que recebe assistência técnica da Organização de Conservação da Terra (OCT) e contou sobre os impactos do Programa em sua vida: “eu comecei a minha roça do zero, com os técnicos [da OCT] me ajudando. Antes, eu precisava trabalhar para os outros para sobreviver. Agora, eu fico muito feliz, porque não dependo mais de ninguém. Eu posso dizer com orgulho que eu sou uma fazendeira”, disse ela. “Por isso, agradeço muito ao PDCIS, à OCT e a todos que me dão assistência”, completou.

    Além dos cerca de 150 convidados presentes no evento, a transmissão ao vivo do encontro foi visualizada mais de 490 vezes nas redes sociais da Fundação Norberto Odebrecht.

     

    Encontro de Comunicadores

    Um grupo com 15 comunicadores das empresas controladas pela Novonor esteve presente ao evento, oportunidade que muitos tiveram para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela FNO. Membros da OEC no Brasil, Peru e Angola, da OR, Ocyan, Horiens, Vexty e da própria Fundação marcaram presença no encontro. Tais reuniões ocorrem mensalmente com o intuito de nivelar o conhecimento sobre desafios, conquistas e boas práticas entre todos os negócios do Grupo.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Produtores rurais beneficiados no Rio de Janeiro pelo PDCIS, programa social da Fundação Norberto Odebrecht, foram contemplados em contrato...

    17 de Junho de 2024
    +
    0

    Na última semana, a OR participou como patrocinadora do III ESG Fórum de Salvador, realizado pelo jornal Correio. O...

    04 de Junho de 2024
    +
    0

    Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Norberto Odebrecht é reconhecida como Great Place to Work, conquista que legitima a...

    22 de Maio de 2024
    +
    0

    Com a aspiração de perpetuar práticas, princípios e processos integrados à sua atuação, a Fundação Norberto Odebrecht lançou nesta...

    14 de Maio de 2024