Idioma:

  • Entenda a importância e os objetivos da Política de Investimentos do Plano Vexty

    DATA: 18/03/2024

    Publicado por: Vexty

    O Conselho Deliberativo da Vexty aprovou, em 13 de dezembro de 2023, a Política de Investimentos do Plano Vexty para o período de 2024 a 2028.

    O documento traz a atualização do cenário e das premissas macroeconômicas adotadas, alterações nas alocações-alvo dos 10 Perfis de Investimentos nas diferentes Classes de Ativos geridas pela Vexty e revisões nas expectativas de retorno de cada um dos Perfis.

    Para uma melhor compreensão sobre a Política de Investimentos, a Vexty elaborou algumas perguntas e respostas. Confira!

     

    1. De forma resumida, qual o objetivo da Política de Investimentos?
    A Política tem por objetivo traçar as diretrizes do processo de gestão de investimentos, estabelecendo elementos fundamentais de governança, que visam a segregar conflitos de interesse e a dar transparência aos Patrocinadores, Participantes e Assistidos em relação aos principais aspectos relacionados à gestão do patrimônio garantidor do Plano Vexty. O arcabouço documental da Vexty possui outros normativos no âmbito da gestão dos recursos, mas a Política é o principal instrumento de governança dos investimentos, por meio do qual definem-se de forma macro os investimentos dos Perfis de acordo com o cenário econômico previsto pela Vexty e os objetivos de rentabilidade necessários para cada carteira de investimento. Parte importante do documento é definir quais tipos de investimentos são elegíveis para alocação, assim como os limites prudenciais para cada um deles. Conforme previsto na Política, sua execução é realizada pelo Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ), membro da Diretoria Executiva e definido pelo Conselho Deliberativo da Vexty.

    2. Como eu tenho acesso ao documento?
    O documento está disponível na área aberta do site da Vexty e pode ser consultado por meio do link: https://vexty.com.br/documentos-importantes/. Nesta página, além da Política de Investimentos do Plano Vexty, que é o Plano de Benefícios administrado pela Entidade, é possível consultar também a Política de Investimentos do Plano de Gestão Administrativa (PGA), cujos recursos administrados são destinados à cobertura das Despesas Administrativas da Entidade. Tais despesas consistem nos gastos necessários para a adequada e segura gestão administrativa dos planos de benefícios de caráter previdenciário administrados pela Vexty, incluindo as despesas administrativas com as atividades de gestão dos investimentos dos recursos garantidores.

    3. Como é o fluxo de elaboração, atualização e aprovação da Política de Investimentos?
    No Comitê de Investimentos e Riscos (CIR) da Vexty, que conta com participação da Diretoria Executiva e da equipe de investimentos da Vexty, além de consultores especialistas em investimentos e riscos, são discutidos, dentre alguns outros pontos, o contexto atual e o cenário macroeconômico-político previsto para o Brasil e o mundo e o que se espera, consequentemente, para o mercado financeiro e de investimentos. Após a definição do cenário base, são elaboradas simulações e são definidas as alocações dos recursos do Plano, com o objetivo de otimizar a carteira de investimentos em relação as expectativas de rentabilidade de cada um dos 10 Perfis oferecidos pela Vexty, observando, também, a volatilidade esperada para cada Classe de Ativo. Com o cenário base e as alocações alvo estabelecidas, o CIR, após sua avaliação, realiza as respectivas recomendações para Diretoria Executiva da Vexty. Por sua vez, a Diretoria Executiva elabora a atualização da Política e submete o instrumento para apreciação e aprovação do Conselho Deliberativo da Vexty. A aprovação pelo Conselho Deliberativo deve ocorrer antes do início do exercício a que se referir.

    4. Qual a periodicidade de revisão da Política de Investimentos?
    A Política é revisada de forma ordinária a cada ano, conforme previsto na legislação vigente e seguindo o fluxo indicado na resposta anterior. Dada a imprevisibilidade intrínseca ao cenário global de investimentos, além de eventual necessidade de adequação a alguma exigência regulatória, entre outros fatores, caso haja alguma materialização de algo relevante que não estava no cenário base, pode-se realizar a revisão da Política em um prazo inferior a um ano, após uma avaliação do CIR e da Diretoria Executiva e, por fim, aprovação pelo Conselho Deliberativo.

    5. A legislação estabelece o que deve ser tratado na Política de Investimentos?
    A legislação do setor prevê os elementos mínimos que devem ser previstos na Política. Mas cada entidade de previdência complementar fechada possui certo grau de liberdade para trazer outros requisitos que entendem ser adequados ao seu público-alvo e a sua dinâmica de comunicação. No caso da Vexty, temos como Política, ir além do previsto na legislação, com objetivo de manter a robustez da governança de investimentos adotada no Plano Vexty, mas mantendo uma linguagem simples, de forma a munir o Participante e Assistido com as informações necessárias para que tenham conhecimento de como está sendo investido o recurso por eles confiados à Vexty.

    6. Como são definidos os tipos de investimentos que serão alocados nas carteiras elaboradas para os Perfis de Investimentos?
    A Resolução no 4.994 de 24 de março de 2022 emitida pelo Conselho Monetário Nacional, dispõe sobre as diretrizes de aplicação dos recursos garantidores dos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar. Nela, são estabelecidos os segmentos para aplicação dos recursos, sendo eles: renda fixa, renda variável, estruturado, imobiliário, operações com participantes e exterior. Para cada uma das segmentações, são estabelecidos limites e critérios técnicos específicos. Tendo como referência esses segmentos, a Vexty gere seus investimentos em oito Classes de Ativos, sendo que cada uma reúne ativos com características comuns entre si, facilitando a organização, a gestão, o controle, a avaliação dos resultados e a comunicação das carteiras de investimentos. Com base nessa categorização em Classes de Ativos é realizada a gestão dos investimentos da Vexty. Na Política de Investimentos podem ser observados os ativos elegíveis por cada uma das Classes de Ativos, bem como os limites prudenciais de alocação, indicadores de referência, objetivo e horizonte de investimento, entre outros pontos relacionados a cada Classe.

    7. O que é o Glidepath previsto na Política de Investimentos?
    O Glidepath contempla os percentuais-alvo de alocação de cada Perfil de Investimento em cada Classe de Ativos, demonstrando a natureza progressiva e gradual das mudanças nas alocações à medida que se aproxime a Data-alvo, reduzindo as alocações nas Classes de Ativos com maior volatilidade, e migrando gradativamente para Classes de Ativos com menor volatilidade. O Glidepath é a trajetória, ou seja, o caminho previsto na respectiva Política, ano após ano, de distribuição dos recursos de cada Perfil de Investimento nas diferentes Classes de Ativos, tendo em vista o objetivo dos referidos Perfis. Evita-se a alteração dessa trajetória com muita frequência, mas de tempos em tempos, com a revisão, especialmente do cenário de investimentos, acabam ocorrendo alterações nas alocações prevista no Glidepath, assim como aconteceu na última revisão do documento em 2023.

    8. Por que as Classes Ilíquidos Yield e Growth, além das Operações com Participantes, não aparecem no Glidepath (carteiras definidas para os Perfis)?
    Estas são Classes com controle limitado de exposição e que exigem um cuidado especial no planejamento dos investimentos. Em relação aos Ilíquidos, como o nome diz, são alocações de longuíssimo prazo e que possuem restrição de liquidez. No caso das Operações com Participantes, o capital é destinado para este fim de acordo com a demanda dos Participantes, portanto, a Vexty não consegue prever o nível de exposição a estas operações.

    9. A Política de Investimentos traz projeções de rentabilidade?
    É possível observar na Política as estimativas de retorno de cada Classe de Ativo, bem como de cada Perfil de Investimento no horizonte dos próximos 5 anos. Embora haja essas projeções, inúmeros fatores inerentes à dinâmica do mercado financeiro e dos investimentos, do próprio setor de previdência e, por que não, de movimentações dos próprios Participantes e Assistidos, como é o caso de mudança de Perfis das janelas de migração, podem desviar, para cima ou para baixo, o resultado realizado tanto do Perfil quanto da Classe vis-à-vis o que era esperado quando da elaboração da Política. Ou seja, apesar de toda metodologia e cuidado em que são realizadas as projeções, não é possível garantir o retorno ali previsto.

    10. Como é feito o monitoramento da execução das diretrizes do documento?
    O Comitê de Investimentos e Riscos (CIR) é a principal instância para acompanhamento e monitoramento dos investimentos. O administrador fiduciário das carteiras de investimentos, em conjunto com a consultoria de risco contratada para esta função, executa a elaboração das análises e relatórios necessários para o processo. Caso haja algum desenquadramento em relação à legislação ou às diretrizes da Política de Investimentos, a situação é apontada obrigatoriamente pelo administrador fiduciário dos investimentos, um plano de ação é elaborado pelo AETQ e CIR, e uma prestação de contas é realizada ao Conselho Fiscal da Vexty, conforme prevê a regulação do setor.

    Tem dúvidas sobre a Política de Investimentos do Plano Vexty? Entre em contato com os nossos especialistas por nossos canais de atendimento.

     

    Estar sempre atualizado(a) sobre os seus investimentos. Vexty. Com certeza.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    A Vexty realizou em 16 de abril de 2024 um webinar Especial | Perfil de Investimentos, direcionado para os...

    16 de Abril de 2024
    +
    0

    Confira no 1º período para avaliação de Perfil de Investimento, de 1 a 30 de abril. Durante todo o...

    01 de Abril de 2024
    +
    0

    Em 2024 a Vexty completa três décadas com a certeza de que só chegou até aqui devido à confiança...

    01 de Março de 2024
    +
    0

    Em 10 de janeiro de 2024 foi aprovada a Lei nº 14.803, que possibilita aos Participantes de planos de...

    19 de Fevereiro de 2024