Idioma:

  • Enseada promove contação de história quilombolas para estudantes em Maragojipe

    DATA: 28/09/2023

    Publicado por: Enseada

    No dia 12 de setembro, aproximadamente 245 estudantes, entre crianças e adolescentes, da Escola Municipal Quilombola Getúlio Vargas, localizada no distrito de Capanema, em Maragojipe, tiveram a oportunidade de participar de um encontro lúdico e educativo de “contação” de histórias infantis tradicionais da cultura dessas comunidades. Este evento especial foi conduzido com maestria pela professora Marina Calheiros. Durante essa ocasião, foram apresentados dois contos infantis: “Maria & Maria” e “História de Tenengo”, ambos escritos pelas autoras Eliete Calheiros, Tania Calheiros e Lenira Calheiros. As autoras são irmãs da professora Marina e residentes do quilombo do Giral Grande, também situado em Maragojipe. É importante ressaltar que o registro dos contos foi realizado pelo professor Vilson Caetano durante os levantamentos dos aspectos culturais das comunidades quilombolas da região, como forma de perpetuar os saberes e fazeres tradicionais.

    Esse encontro teve um impacto profundo, demonstrando a importância da leitura na vida das crianças. Durante a atividade interativa, ficou nítido o encantamento das crianças, que participaram ativamente. Elas se viram refletidas nas histórias que têm sido transmitidas oralmente de geração em geração, ressaltando o compromisso da Enseada em fortalecer a cultura quilombola e preservar os conhecimentos e tradições transmitidos ao longo dos anos. A  Escola Getúlio Vargas recebe alunos das Comunidades Remanescentes de Quilombos circunvizinhas de Giral Grande, Gauí, Guerém e Guaruçu.

    A prof. Marina Calheiros em seu depoimento esclareceu que para ela “foi muito satisfatório falar de uma história que foi contada por diversas vezes por meus pais e meus tios, não só para mim, mas também para os meus primos e irmãos. Os contos de Tenengo e de Maria & Maria me fizeram voltar ao passado, pois essas histórias marcaram a minha infância. Quando chegava à noite, principalmente nas noites de lua, meus pais, mesmo cansados colocavam todos os filhos sentados na esteira de piri e contavam esses lindos contos africanos que me traziam muita alegria. Falar dessas histórias maravilhosas para as crianças e adolescentes da Escola Municipal Getúlio Vargas Quilombola, foi de grande importância pois sei que estes irão através da oralidade perpetuar a ancestralidade do povo quilombola.”

    Além disso, é relevante mencionar que o evento marcou o vigésimo aniversário da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana nas escolas. Os contos infantis fazem parte da coleção de livros quilombolas da Enseada, composta por 14 títulos que exploram a cultura, os saberes e as tradições quilombolas em diversas perspectivas, atendendo tanto ao público adulto quanto ao infantil, cujos exemplares foram distribuídos em toda a rede escolar da região de Maragojipe e Cachoeira. Essa notável coleção é o resultado de uma pesquisa antropológica conduzida pelo professor Vilson Caetano em quilombos da região, evidenciando o compromisso da Enseada com a valorização e preservação da rica herança cultural quilombola, tendo sido aprovados tanto pela Fundação Cultural Palmares como pelo Ministério da Educação.

     

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    Durante o mês de março, a Enseada reafirmou seu compromisso social ao realizar doações de lâmpadas e refletores, promovendo...

    16 de Abril de 2024
    +
    0

    Desde 2012, a Enseada tem realizado o monitoramento de peixes, componente do Programa de Monitoramento da Biota Aquática. Trata-se...

    03 de Abril de 2024
    +
    0

    A água é um recurso fundamental para a vida e o bem-estar humano, elemento essencial para a sobrevivência de...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    No início de janeiro/2024, a Enseada concluiu com sucesso a primeira operação de movimentação de Grãos em seu no...

    06 de Fevereiro de 2024