De mãos dadas com a Enseada, as lideranças das comunidades de São Roque e Enseada do Paraguaçu estão ativamente...
Enseada celebra o Dia do Manguezal com ação educativa e cultural
DATA: 26/08/2024
O Dia Internacional de Proteção e Conservação dos Manguezais é celebrado anualmente em 26 de julho, ocasião em que se busca destacar a importância desses habitats costeiros, vital para a biodiversidade e a sustentabilidade ambiental, que servem como berçários para a reprodução e crescimento de inúmeras espécies marinhas, além de protegerem as margens contra a erosão costeira e o assoreamento e contribuírem para captura de carbono, combatendo as mudanças climáticas.
No Recôncavo Baiano, especialmente nos municípios de Maragojipe e Salinas da Margarida, área de influência direta da Enseada, os manguezais desempenham um papel crucial na economia e na cultura local, sustentando comunidades tradicionais de pescadores e marisqueiras, principal atividade econômica de subsistência da região.
Em comemoração a essa data, a Enseada desenvolveu, no dia 31 de julho, uma série de ações educativas e culturais em duas diferentes localidades, partindo do princípio de que o conhecimento é uma importante ferramenta para a transformação de comportamentos. As ações, com vista à preservação e conservação desse importante ecossistema, se encontram inseridas no escopo dos programas de Educação Ambiental e do Plano Diretivo de Pesca, ambos construídos de forma participativa junto as comunidades, atualmente em fase implementação pela empresa.
A primeira ação voltou-se aos membros da Associação de Pescadores e Marisqueiras de Conceição de Salinas, reunindo 35 participantes, a maioria marisqueiras da região. A segunda atividade foi realizada no Colégio Juracy Magalhães, em Salinas da Margarida, e teve como público-alvo 75 alunos do ensino médio. As ações foram conduzidas pelo professor e ambientalista Carlinhos de Tote, da Fundação Vovó do Mangue, ONG dedicada à conservação dos manguezais e ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades tradicionais. A participação ativa das marisqueiras e pescadores na Associação foi fundamental, cujos participantes puderam refletir quanto a importância do manguezal para a manutenção do seu meio de vida, enquanto na escola, os alunos, enquanto futuros multiplicadores de conhecimento, receberam informações valiosas sobre a importância de não poluir os manguezais e preservar suas características naturais.
Carlinhos de Tote, com sua didática própria, abordou de maneira dinâmica e envolvente os diversos serviços ecossistêmicos fornecidos pelos manguezais, como a reprodução de espécies marinhas, a proteção contra a erosão e o assoreamento, além da captura de carbono. Sua abordagem prática e vivencial trouxe relatos e experiências diretas com as comunidades locais, criando uma conexão real com o público. A presença do grupo musical Manguenautas, que canta e encanta com músicas que abordam temáticas ambientais, enriqueceu ainda mais o evento, utilizando a música como uma ferramenta poderosa para transmitir mensagens sobre a conservação ambiental.
A iniciativa da Enseada em promover esse tipo de ação educativa e cultural reflete seu compromisso com a educação ambiental e a sustentabilidade. Ao combinar ensinamentos didáticos com a música, a empresa conseguiu transmitir de forma eficaz a importância da preservação dos manguezais, especialmente numa região onde esses ecossistemas são tão fundamentais. Esse formato não só educa, mas também inspira a comunidade a proteger e valorizar seus recursos naturais, garantindo a perpetuação das tradições e da economia local.
Nenhum Comentário