Idioma:

  • Dias estranhos: entenda os impactos da COVID -19 no seu patrimônio do Plano Vexty

    DATA: 30/03/2020

    Publicado por: Vexty

    Não apenas o Brasil, mas diversos outros países estão passando por uma das mais sérias e impactantes crises das últimas décadas. São dias estranhos que até parecem roteiro de uma série de ficção científica.

    A proliferação do novo coronavírus (COVID-19) tem nos desafiado a viver em um cenário bastante imprevisível e inusitado, seja dentro de casa, nas escolas, nas empresas, nas relações sociais e, obviamente, no mercado financeiro.

    Assim como em outras crises (11 de setembro, Sub-Prime, Greve dos Caminhoneiros) que impactam a economia real (produção e comercialização de bens e serviços, por exemplo), seu impacto é muito maior do que o “sobe e desce dos mercados” (investimentos) e, por isso, como Líder da Vexty, compartilho que já estamos tomando todas as providências possíveis a partir das orientações fornecidas pelos órgãos governamentais.

    Em relação às consequências dessa crise sobre o patrimônio de nossos Participantes e Assistidos, peço sua atenção aos pontos a seguir:

    1. Em momentos como esse, nossa primeira atitude como gestores profissionais de patrimônio de terceiros é: cautela absoluta. Não esperem da Vexty qualquer tentativa de “operar o mercado”, ou seja, executar tentativas superficiais de adivinhar ou antecipar o futuro nesse momento tão instável e incerto.

    2. Como gestores profissionais de patrimônio de terceiros, cujo horizonte de investimento é o longuíssimo prazo (voltado para a previdência), tratamos uma situação como essa munidos de todo o conhecimento e técnicas disponíveis (e já validadas) em relação a finanças, avaliando esse momento como uma situação de baixa probabilidade, mas passível de ocorrer quando o assunto é mercado financeiro, ou seja, que pode (e vai) acontecer algumas vezes em longos períodos de investimento (uma vida).

    3. O modelo de gestão de investimentos da Vexty foi construído e é executado sobre um sólido “colchão” de processos, a começar pela Política de Investimentos (aprovada pelo Conselho Deliberativo anualmente), passando por Normas para Seleção dos Gestores, mandatos específicos que limitam a atuação em cada Classe de Ativo e por nosso Comitê de Investimentos e Risco. Contamos ainda com consultorias externas de investimentos e de riscos, formando uma equipe que já passou por todas as grandes crises das últimas décadas. Isso tudo para evitar que opiniões individuais tenham influência sobre os rumos dos investimentos do plano. Todas essas informações estão disponíveis em www.vexty.com.br/investimentos.

    4. Nosso modelo de perfis de investimento (Target Date Funds) tem, na distribuição das classes de ativos, o balanceamento mais adequado entre risco e retorno para cada horizonte de investimentos. Como sempre alertamos, é esperada maior volatilidade à medida que os perfis estejam mais distantes de sua data-alvo, exatamente o que está acontecendo agora. Lembre-se que em Nov/19 passamos a oferecer 11 perfis de investimento para escolha dos Participantes e Assistidos da Vexty.

    5. Justamente para protegermos “o investidor dele mesmo”, há apenas um período para escolha ou alteração do perfil de investimento, em novembro de cada ano. Como já estamos vendo, talvez pela falta de conhecimento técnico, medo ou pela falta da paciência necessária para recuperar perdas, vários investidores “Pessoa Física” estão, na minha opinião, desfazendo-se prematuramente de suas posições de investimento nesse momento, o que pode (e vai) lhes custar muito caro no futuro, uma vez que não aproveitarão a recuperação natural do mercado. Caso nosso modelo permitisse a alteração de perfil a qualquer momento, não tenho dúvidas que essa opção seria, erroneamente, a mais utilizada nesse momento.

    6. Seu patrimônio reduzirá nos próximos dias. E pode reduzir significativamente nos próximos meses. Isso é uma certeza. Eu não sei quanto ainda pode reduzir, mas prefiro preparar você para essa má notícia que “nada tem a ver” com a competência em gerir recursos, mas com um fator contingencial que tem impactado as economias do mundo todo. Conforme comentei anteriormente, esses recursos são de longo prazo e a possibilidade de não sermos forçados a vender nossos ativos “na baixa” nos permitirá recuperar o valor (e até lucrar) quando esse momento difícil passar (e passará).

    7. A razão pela qual seu patrimônio na Vexty, ou até mesmo fora dela, (caso você tenha outros investimentos muito “carregados” com ativos de Renda Variável) reduzirá é a mesma pela qual ele vinha valorizando antes desta crise e também a mesma pela qual voltará a valorizar após ela: os retornos dos investimentos são cíclicos e o mais importante é, como sempre, manter uma visão de longo prazo. Vale observar que, apesar das causas desta crise não terem precedentes, seu impacto e magnitude podem ser imaginados: desde o início do Plano Real, o mercado registrou quatro crises que fizeram o Índice Bovespa registrar perdas superiores à 50% em cada uma delas (crises Mexicana, Asiática, 11 de setembro e Sub Prime).

    8. Nosso time técnico (consultoria externa de Investimentos, consultoria de Riscos, gestores e Diretoria de Investimentos da Vexty) está, desde o início do mês, monitorando “indicadores de mercado”, índices, referências, preços dos ativos e informações-chave, a fim de identificar indícios do final da crise (o tradicional “fundo do poço”) para conseguirmos aproveitar oportunidades que surgirão no processo de retomada. Esse será um movimento tático e planejado.

    Mas Sérgio, o que eu devo fazer agora?

    Como responsável pela Vexty e, obviamente, Participante do Plano, no qual tenho maior parte do meu patrimônio investido, minhas sugestões são:

    – Não dê tanta atenção à rentabilidade de curto prazo, foque na rentabilidade obtida em períodos longos. Essa é a medida ideal para investimentos de longuíssimo prazo.

    – Aproveite esse período e conheça a nova Lâmina de Investimentos no site da Vexty. Aproveite para se educar sobre o seu perfil de investimento e confirme se ele está realmente adequado para o seu horizonte de investimentos. Se não estiver, altere-o em novembro.

    – Navegue por todo o conteúdo de Investimentos e Governança disponível no site da Vexty. Confirme que oferecemos um trabalho sério e profissional para te ajudar a formar um patrimônio voltado ao pós-carreira.

    – Caso você já esteja em uma situação que permita a movimentação do seu patrimônio (resgate ou portabilidade, por exemplo) não tome decisões precipitadas, pois talvez essa não seja a melhor hora para “realizar o prejuízo”. Conte com nosso apoio para isso ou até com um consultor financeiro de sua confiança, caso você não tenha o necessário conhecimento nesse tema.

    – Por fim, cuide-se em relação ao novo Coronavírus (COVID-19). Respeite as orientações oferecidas pelo Estado brasileiro, por meio do Ministério da Saúde, mas sem pânico.

    Eu e todo o time da Vexty, ainda que em trabalho remoto nesses dias, estamos à sua disposição para mais informações.

    Sérgio Brinckmann

    Diretor-Presidente da Vexty

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    A Vexty realizou em 16 de abril de 2024 um webinar Especial | Perfil de Investimentos, direcionado para os...

    16 de Abril de 2024
    +
    0

    Confira no 1º período para avaliação de Perfil de Investimento, de 1 a 30 de abril. Durante todo o...

    01 de Abril de 2024
    +
    0

    O Conselho Deliberativo da Vexty aprovou, em 13 de dezembro de 2023, a Política de Investimentos do Plano Vexty...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2024 a Vexty completa três décadas com a certeza de que só chegou até aqui devido à confiança...

    01 de Março de 2024