Idioma:

  • Desempenho dos Investimentos em 2021 até outubro

    DATA: 24/11/2021

    Publicado por: Vexty

    Os Perfis de Investimentos com maior participação em ativos menos voláteis estão apresentando melhores desempenhos nesses 10 primeiros meses de 2021, conforme gráfico abaixo.

    *A rentabilidade líquida dos perfis considera dedução das despesas de custeio e o resultado dos empréstimos dos participantes.

    Entretanto, as estratégias de investimento adotadas pela Vexty para as Classes de Ativos apresentaram resultados superiores aos seus indicadores de referência (benchmarks), entre janeiro e outubro deste ano, com exceção da Classe Renda Variável. O desempenho de 7 das 8 classes geridas pela Vexty foi superior ao seu respectivo benchmark.

    Os perfis com Datas-Alvo mais longas, estão sendo fortemente impactados pelos desempenhos negativos especialmente da Classe de Ativos Renda Variável, que acumula uma queda de 16,1%, bem como da classe Inflação, com recuo no ano de 5,7%, conforme Gráfico abaixo.

    * Os benchmarks são: CDI (RFCP), Barclays Gbl Agg (RFGH), IMA-B 5+ (Inflação), IFMM-A (Multimercado), Ibovespa (RV), Dólar (Global), IMA-B (Yield) e Ibovespa (Growth). Para maiores detalhes sobre os indicadores, vide nota ao final deste informe

    A performance da Classe Renda Variável está refletindo diretamente o momento bastante negativo observado no mercado de ações local, que tem dado maior peso ao ambiente doméstico frente ao cenário externo.

    Temos presenciado um importante arrefecimento da Pandemia, com a consequente retomada da atividade econômica neste ano. No entanto, observamos preocupações com a notada pressão inflacionária (IPCA em outubro acumulando alta de 10,7% em 12 meses, com as projeções para fechamento do ano acima do limite superior da meta do BC). Isso tem levado a uma política mais restritiva pelo Banco Central, com a Taxa de Juros (Selic) podendo fechar em 2021 próximo a 10% a.a. (em janeiro deste ano a Selic estava em 2% a.a., na mínima histórica) e continuando a subir e se estabilizar em 2022.

    Além disso, há temores com o panorama fiscal por aqui, especialmente para o próximo ano, quando teremos eleições presidenciais e os agentes econômicos preocupados com um potencial descontrole das contas públicas. Tanto é que o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira (B3), caiu em outubro pelo 4º mês consecutivo, acumulando desvalorização de 13,0% em 2021.

    Vale lembrar que a parcela do patrimônio alocada na classe Renda Variável cresce gradualmente a partir do Perfil 2025, mas não compõe a carteira do Perfil Curto Prazo, que tem como objetivo preservar o patrimônio e ter baixa volatilidade.

    Tanto é que esse perfil (Curto Prazo) tem apresentado resultado bem positivo no período, superior inclusive ao seu benchmark (no caso o CDI).

    O modelo de Perfis de Investimento da Vexty

    O modelo de Perfis de Investimento com Data-Alvo (Target Date Funds) adotado pela Vexty tem se mostrado resiliente e consistente com seu objetivo: preservar o patrimônio no Perfil Curto Prazo e permitir expectativa de maior rentabilidade no longo prazo nos Perfis com Data-Alvo, respeitando os limites de riscos de cada Classe de Ativo, porém podendo apresentar maiores oscilações (volatilidade).

    Quando analisamos o gráfico abaixo, é possível observar o comportamento dos perfis desde janeiro de 2020, quando foram implementados do Perfil 2035 em diante e o desempenho de alguns indicadores de mercado, com destaque bastante negativo do Ibovespa no mesmo período.

    *A rentabilidade líquida dos Perfis considera dedução das despesas de custeio e o resultado dos empréstimos dos participantes.

    Já ampliando um pouco mais o período, no gráfico abaixo trazemos os desempenhos dos perfis Curto Prazo, 2025 e 2030 desde maio de 2014, quando esses perfis foram criados.

    O Perfil Curto Prazo apresentou performance em linha com o CDI acumulado no período. Os outros 2 perfis apresentaram rentabilidade acima do CDI, respondendo bem às posições nas demais Classes de Ativos, especialmente Renda Variável e a nossa estratégia de gestão ativa em cada classe, com foco em superar seus respectivos indicadores de referência. Destaque para o Perfil 2030 superando bem o Ibovespa no período.

    *A rentabilidade líquida dos Perfis considera dedução das despesas de custeio e o resultado dos empréstimos dos participantes.

    Caso queira se aprofundar um pouco mais sobre o nosso modelo de Perfis de Investimento e as principais características das Classes de Ativos estruturadas aqui na Vexty, recomendamos a leitura de uma série de matérias, disponíveis na editoria exclusiva “Pra você ser agente dos seus investimentos: de olho na campanha de perfis”, de nossa Newsletter mensal.

    Aproveitamos para lembrá-los da Lâmina dos Perfis de Investimento, disponível no Website da Vexty. Esse instrumento permite avaliar o desempenho do seu Perfil de Investimento em diversos períodos.

    Continuem acompanhando os resultados dos Perfis de Investimento e, caso tenham dúvidas, estamos à disposição por meio dos nossos canais de atendimento.

    Indicadores:

    – CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é a taxa de juros de referência para operações financeiras (principalmente de curto prazo).

    – Barclays Gbl Agg é um indicador apurado pela Bloomberg, que mede o comportamento dos preços de títulos de dívida com grau de investimento em 24 moedas.

    – IMA-B 5+ é um índice apurado pela Anbima, que reflete o desempenho dos Títulos Públicos atrelados ao IPCA com prazo de vencimento superior a 5 anos.

    – IFMM-A é um índice apurado pelo banco BTG, que mede o comportamento dos Fundos de Investimentos de Multimercado no Brasil.

    – IBOV (Ibovespa) é o índice que mede o desempenho das ações de empresas com grande volume de negociação na B3, a Bolsa de Valores oficial do Brasil.

    – IMA-B é um índice apurado pela Anbima, que reflete o desempenho dos Títulos Públicos atrelados ao IPCA, independentemente do prazo de vencimento.

    Estar sempre atualizado(a) sobre o desempenho dos seus investimentos. Vexty. Com certeza.

    Nenhum Comentário

    Quer saber mais sobre
    algum assunto?

    Clique aqui e deixe sua sugestão
    para o próximo post!

    Notícias Relacionadas

    +
    0

    A Vexty realizou em 16 de abril de 2024 um webinar Especial | Perfil de Investimentos, direcionado para os...

    16 de Abril de 2024
    +
    0

    Confira no 1º período para avaliação de Perfil de Investimento, de 1 a 30 de abril. Durante todo o...

    01 de Abril de 2024
    +
    0

    O Conselho Deliberativo da Vexty aprovou, em 13 de dezembro de 2023, a Política de Investimentos do Plano Vexty...

    18 de Março de 2024
    +
    0

    Em 2024 a Vexty completa três décadas com a certeza de que só chegou até aqui devido à confiança...

    01 de Março de 2024